Início Saúde Julho Verde: Entenda o tumor de cabeça e pescoço do músico Branco...

Julho Verde: Entenda o tumor de cabeça e pescoço do músico Branco Melo

- continua após a publicidade -

O músico Branco Mello, baixista e vocalista do Titãs, anunciou hoje que ficará afastado dos palcos devido a um tumor na laringe. Esse câncer, que representa 25% dos tumores malignos que atingem essa área e atinge principalmente homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), está muito relacionado ao estilo de vida.

O fumo e o álcool ainda são os principais fatores, com 90% dos casos associados a esses hábitos. Juntos, eles reduzem a proteção natural da mucosa e provocam uma multiplicação desordenada na região. Outros fatores de risco, ainda que pouco frequentes, são a infecção pelo papiloma vírus humano, o refluxo gastroesofágico e a poluição ambiental.

A laringe, que carrega o ar da respiração até o pulmão, produz a voz e impede que alimentos entrem nas vias respiratórias, é dividida em três parcelas: subglote, glote e supraglote. Apesar de o tumor poder aparecer em qualquer região, cerca de 60% deles se desenvolvem na glote, estrutura constituída pelas cordas vocais.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Por apresentar sintomas sutis, é preciso sempre estar atento aos primeiros sinais. Rouquidão que permanece por mais de três semanas pode ser um forte indício de alteração na laringe é aconselhável uma avaliação médica.

O tratamento será determinado de acordo com a localização e o estágio da doença. “Para cada caso desenvolvemos um tratamento específico que pode combinar a cirurgia para a retirada do tumor, quimioterapia e a radioterapia”, salienta Dr. Andrey Soares, oncologista do Centro Paulista de Oncologia – Grupo Oncoclínicas.

Sobre o CPO

Fundado há mais de três décadas pelos oncologistas clínicos Sergio Simon e Rene Gansl, o Centro Paulista de Oncologia CPO , unidade São Paulo do Grupo Oncoclínicas, oferece cuidado integral e individualizado ao paciente oncológico. Com um corpo clínico com mais de 50 oncologistas e hematologistas e uma capacitada equipe multiprofissional composta por: psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, farmacêuticos clínicos, enfermeiros, reflexologistas e médico especializado em Medicina Integrativa. Oferece consultas médicas oncológicas e hematológicas, aplicação ambulatorial de quimioterápicos, imunobiológicos e medicamentos de suporte, assistência multidisciplinar ambulatorial, além de um serviço de apoio telefônico aos pacientes 24 horas por dia e acompanhamento médico durante internações hospitalares.

O CPO possui acreditação Canadense nível diamante (Accreditation Canada), do Canadian Council on Health Services Accreditation, o que confere ao serviço os certificados de “excelência em gestão e assistência” e qualifica a instituição no exercício das melhores práticas da medicina de acordo com os padrões internacionais de avaliação. A instituição possui também uma parceria internacional com o Dana Farber Institute / Harvard Cancer Center, que garante a possibilidade de intercâmbio de informações entre os especialistas brasileiros e americanos, bem como discussão de casos clínicos. Além disso, proporciona a educação médica continuada ao corpo clínico do CPO e médicos especialistas, com aulas e eventos com novidades em estudos e avanços no tratamento da doença. Atualmente o CPO possui duas unidades de atendimento em São Paulo, nos bairros de Higienópolis e Vila Olímpia.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

SOBRE O GRUPO ONCOCLÍNICAS

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros. Atualmente, conta com 55 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado na melhor prática clínica.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos

Caged diz que 249,3 mil postos de trabalho foram abertos no mês

Ribeirão Preto: Neste feriado, doe sangue e salve vidas!

Que tal aproveitar o feriado desta segunda-feira, 2 de novembro, para doar sangue e salvar vidas?

Tratamento com hidroxicloroquina reduz em 7 vezes internações por covid

Estudo publicado no ‘International Journal of Antimicrobial Agents’ registra que combinação do medicamento com azitromicina e zinco também reduz a mortalidade de pacientes

Amanhã (30) é o último dia para realizar matrículas e rematrículas na rede estadual de São Paulo

Processos podem ser realizados de forma online ou presencialmente nas escolas, diretorias de ensino e postos do Poupatempo

Rituais de Atração e Prosperidade: Lua Azul traz oportunidades para quem souber trabalhar essas energias

Neste sábado, 31, acontece a segunda Lua Cheia do mês, conhecida como Lua Azul.