InícioSaúdeInstituto do Câncer Brasil de Ribeirão Preto desenvolve trabalho na área de...

Instituto do Câncer Brasil de Ribeirão Preto desenvolve trabalho na área de oncogenética para a identificação precoce da doença

A clínica, referência em tratamento oncológico, está localizada no Centro Médico e realiza atendimento para avaliar o risco aumentado de síndromes hereditárias de câncer

- continua após a publicidade -

A clínica, referência em tratamento oncológico, está localizada no Centro Médico e realiza atendimento para avaliar o risco aumentado de síndromes hereditárias de câncer

O Instituto do Câncer Brasil de Ribeirão Preto desenvolve um importante trabalho de oncogenética, especialidade que identifica a propensão às neoplasias malignas antes mesmo do surgimento da doença. A clínica, situada no Centro Médico RibeirãoShopping, realiza o estudo para a identificação de casos hereditários a partir do aconselhamento genético, a solicitação de painéis de avaliação genética, sua interpretação e o acompanhamento de pacientes e familiares com risco aumentado para a patologia.  

Por meio do aconselhamento genético, a oncogenética promove um levantamento do histórico pessoal de doenças oncológicas para identificar se existe risco aumentado para tumores malignos na família. O oncologista e diretor científico do Instituto do Câncer Brasil de Ribeirão Preto, Dr. Bruno Filardi, explica que o câncer é uma doença causada por alterações mutações no DNA.

“Hoje em dia já conseguimos identificar alterações genéticas hereditárias em cerca de 15% de todos os casos de câncer. São variantes genéticas (mutações) que levam ao desenvolvimento da doença. E se herdamos essa característica, naturalmente, podemos transmitir aos nossos filhos”, acrescenta.

Por meio de parcerias com os principais laboratórios do mundo em genética, o ICB de Ribeirão Preto oferece exame de sangue ou saliva, que consiste em sequenciar toda a região codificante do gene. Mais de 80 genes podem ser analisados. “Não é uma detecção precoce do câncer, mas a identificação de alterações genéticas que aumentam o risco dos diferentes tipos de câncer. Saber sobre esse aumento de risco propicia medidas de detecção precoce mais pormenorizadas e específicas, como medicamentos para prevenção ou até cirurgias redutoras de risco, como fez a atriz Angelina Jolie”, conclui Dr. Bruno.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
Foto holambrense

Sobre o Instituto do Câncer Brasil

O Instituto do Câncer Brasil é uma empresa médica especializada em oncologia, que leva o acesso ao tratamento oncológico de excelência a diversas cidades do interior do país. Em Ribeirão Preto, a unidade, localizada no Centro Médico RibeirãoShopping, possui atuação também na área de pesquisa clínica, imunoterapia, oncologia de precisão, além da área de oncogenética, com avaliação e aconselhamento genético em mutações hereditárias que predispõem ao câncer.

Mais informações: https://www.institutodocancerbrasil.com.br/

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

📡 Ribeirão Preto vai sediar encontro regional de Smart Cities! 🏙️

O Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, no Dabi Business Park em Ribeirão Preto.

🌎 Feira de Intercâmbio no Iguatemi Ribeirão Preto! ✈️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto...

Sertãozinho: Programação da Camara de vereadores vai alem da politica

Camara de vereadores tem novos canais de comunicação, exposições e informações importantes para a população

Iguatemi Ribeirão Preto anuncia pop-upda grife Yves Saint Laurent

Empreendimento recebe um dos maiores ícones globais da moda na próxima quarta-feira, 24 de abril

Mirage Circus entra nas últimas semanas de apresentações em Ribeirão Preto

Os ribeirão-pretanos ainda têm chance de ver as últimas apresentações do Mirage Circus, localizado na Rodovia Prefeito Antônio Duarte - em Frente ao Novo Shopping - e que tem como anfitrião o ator Marcos Frota.
- PUBLICIDADE -