InícioSaúdeFevereiro Roxo: insônia e problemas de concentração podem ser sintomas de Alzheimer

Fevereiro Roxo: insônia e problemas de concentração podem ser sintomas de Alzheimer

A maior plataforma de agendamento de consultas do mundo, teve mais de 74 mil pesquisas em seu site sobre o tema

- continua após a publicidade -

À medida que a expectativa de vida mundial se tornou mais elevada, houve também aumento da prevalência de Alzheimer. Atualmente, a doença atinge mais de 35 milhões de idosos e é um dos principais desafios globais de saúde. Os sinais envolvem perda de memória que prejudica a vida diária, desorientação, empobrecimento de julgamento e tomada de decisão, alterações de humor e de personalidade, além de abandono do trabalho e da realização de atividades sociais.

O assunto é tão relevante que em 2020, a Doctoralia , maior plataforma de agendamento de consultas do mundo, teve mais de 74 mil pesquisas em seu site sobre o tema, sendo que a seção ” Pergunte ao Especialista ” contou com 82,4% dessas buscas. A psiquiatra membro da Doctoralia, Gabriela Giovanini Borges (https://www.doctoralia.com.br/gabriela-giovanini-borges/psiquiatra/mogi-guacu), esclarece algumas dessas dúvidas. Uma delas é se Alzheimer provoca incontinência urinária.

“Não. E a incontinência só ocorre nas fases mais avançadas da demência, quando os idosos perdem o controle dos esfíncteres”, conta.

arquivo

A especialista também explica que a pessoa acometida pelo Alzheimer deixa de fazer as atividades porque simplesmente começa a esquecer as suas habilidades.

arquivo

“É muito comum que as síndromes demenciais iniciem com alterações comportamentais, como problemas de concentração, insônia e apatia. O idoso passa a ter dificuldades em executar tarefas simples do cotidiano e pode ficar mais isolado, entristecido ou até mesmo mais agitado e com dificuldade para dormir”, conta.

Geralmente, o Alzheimer acomete pessoas com idade avançada, antecedentes familiares de demência, presença do gene APOE-e4 e de trissomia do cromossomo 21, e estima-se que 50% ou mais de pessoas com síndrome de Down desenvolverão a doença.

“Há outro grupo que pode apresentar Alzheimer devido a um histórico de traumatismo craniano, hipertensão, diabetes, colesterol alto ou qualquer problema cardiovascular”, explica a médica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A especialista também esclarece que, no envelhecimento normal, há diminuição da velocidade com que o idoso se locomove, raciocina e aprende as coisas. Já na demência, ele vai desaprendendo atividades, como resolução de problemas, e apresenta perda motora e na linguagem.

“Importante salientar que nem todo idoso terá Alzheimer. Tudo vai depender dos fatores de risco, qualidade de vida que esse idoso teve e o quanto ele se mantém ativo”, ressalta.

Aqueles com queixa de memória devem procurar um médico para investigação. “São realizados diversos exames de sangue para excluir outras doenças que possam mimetizar a demência.

A ressonância nuclear magnética de encéfalo pode mostrar áreas de redução volumétrica, mas não é um diagnóstico definitivo. Já o tratamento depende do estágio da doença. Para evitar o desenvolvimento de comorbidades, o ideal é que haja um acompanhamento multidisciplinar, com psiquiatra, neurologista, fisioterapeuta e nutricionista”, afirma Gabriela.

Além dos tratamentos que ajudam a atrasar a progressão da doença, algumas iniciativas também podem proporcionar mais qualidade de vida às pessoas.

“Os estudos sugerem que atividades físicas, sociais e cognitivas também podem ajudar. Controlar os fatores cardiovasculares, como hipertensão e diabetes, e desenvolver novas tarefas são essenciais para prevenir a demência”, ressalta a especialista.

Gabriela também afirma que, com o progresso da doença, o cuidado exigido da família pode resultar em estresse emocional.

“Alguns dados mostram que o risco de depressão aumenta para os cuidadores à medida que a demência progride. Por isso, é importante o fortalecimento de laços entre todas as partes envolvidas, com o intuito de oferecer o melhor cuidado para todos”, finaliza.

foto arquivo

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia é uma empresa do Grupo DocPlanner – presente em 12 países – responsável por atender 35 milhões de pacientes e processar mais de 3 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 4 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012 na Polônia e agora possui uma equipe de 1.400 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba.

Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, fornece sem custo para os pacientes agendamentos e avaliações de consultas médicas através de seu marketplace.

Por meio da ferramenta de telemedicina que integra o software médico, promove a realização de consultas online, prontuário eletrônico e prescrição digital de medicamentos. Além disso, o sistema SaaS (Software as a Service) possibilita que médicos e clínicas otimizem a gestão e o fluxo de pacientes. Todos os profissionais recebem suporte da equipe de assessores responsável por guiá-los na transformação digital de suas práticas.

Já o TuoTempo , do mesmo grupo, é um sistema de relacionamento com o paciente, ou CRM (Customer Relationship Management), que conta com um conjunto de funcionalidades e possibilidades de personalização para elevar a experiência oferecida por instituições de saúde, como hospitais e clínicas de grande e médio porte.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Páscoa chegou: delicie-se com o Chef’s Cookie para uma explosão de muito chocolate e crocância

A sobremesa é uma opção irresistível para saborear na data compartilhando bons momentos

Cardápio de Páscoa: Coco Bambu, Santa Therezinha e outros restaurantes de Ribeirão Preto anunciam pratos especiais para a data

Exclusivos na região e localizados no shopping Iguatemi Ribeirão Preto, restaurantes receberão reservas até esta quinta-feira, 28/03; confira os pratos que serão destaque na data

Workshop com Especialista do Google AdSense em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto sediará a 2ª edição do "Expert em Google AdSense" nos dias 19 e 20 de abril (sexta-feira e sábado). O evento, organizado pela Join Ads, empresa especializada em sistemas de monetização e gestão de anúncios

Ribeirão Rodeo Music Celebra a Cultura Sertaneja com o Espaço Raiz 🤠🎶

Espaço Raiz. Este local é inteiramente dedicado a celebrar a história, a cultura e a tradição do universo caipira.

Restaurantes do Programa Bom Prato Abrem Especialmente para a Páscoa 🐟🌸

Pela primeira vez, os restaurantes do Programa Bom Prato no interior funcionarão durante a Sexta-Feira Santa (29/03) e o Domingo de Páscoa (31/03), oferecendo cardápios especiais com pratos típicos da época.
- PUBLICIDADE -