InícioSaúdeFalece hoje um dos grandes visionários da medicina de RP Sylvio de...

Falece hoje um dos grandes visionários da medicina de RP Sylvio de Vergueiro Forjaz

- continua após a publicidade -

Falece hoje um dos grandes visionários da medicina de Ribeirão Preto. Sylvio de Vergueiro Forjaz, um dos primeiros médicos residentes do país e o primeiro neurocirurgião que atuou na área, aqui, na cidade.

Responsável, em 1956, por ministrar o primeiro curso de Neurocirurgia na USP de Ribeirão Preto, foi também quem implantou a residência médica do Hospital das Clínicas.

O professor e médico deixará uma página escrita na história ribeirão-pretana de seus muito bem vividos 100 anos.

Ele se formou pela USP em 1943, sendo um dos primeiros médicos residente do País. Fez estágios internacionais em Paris, Edimburgo e Estocolmo. No estágio em Paris, em 1945 e 1946, conheceu sua esposa com quem teve quatro filhos. A família chegou a Ribeirão Preto em 1955, onde Forjaz se tornou professor da FMRP e foi coordenador do campus e diretor da unidade, local onde permaneceu até junho de 1988.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em julho de 2018, a FMRP comemorou o centenário do professor Forjaz com a presença do homenageado, quando colegas lembraram que o professor foi um visionário na implantação da FMRP e da primeira disciplina de terapia intensiva do Brasil.

O velório do professor será no Memorial Campos Elíseos – Sala Esmeraldo – Rua Fernão Sales, 1287, a partir do final da tarde, e seu sepultamento será amanhã, 24/04, em horário a ser confirmado, no Cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🤠🎶 Ribeirão Rodeo Music começa amanhã com shows e rodeio: saiba tudo sobre o evento 🐎🎵

O Ribeirão Rodeo Music retorna neste sábado (20) com uma programação imperdível de shows e provas de rodeio. O evento acontecerá também nos dias 26, 27 e 30 de abril, no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto, com a expectativa de atrair um público superior a 160 mil pessoas.

🎓📚 Região de Ribeirão Preto conta com 1.030 vagas para cursos gratuitos no Vestibulinho 📚🎓

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) até 9 de maio, com prova marcada para 9 de junho.

📚🎶 9ª Semana Senac de Leitura traz música, literatura e inclusão artística às unidades da região 🎵📚

As atividades incluem feira de troca de livros e gibis, rodas de conversa, palestras e workshops, com destaque para uma atividade especial sobre literatura surda em Ribeirão Preto.

🤠🎶 SEXTOU: Rodeio, Festival de Bandas Cover e Comédia: O que Fazer no Final de Semana na Região de Ribeirão Preto 🎸🤠

Para os amantes de rodeio, música e diversão, o final de semana na região de Ribeirão Preto está repleto de opções.

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.
- PUBLICIDADE -