InícioSaúdeFalece hoje um dos grandes visionários da medicina de RP Sylvio de...

Falece hoje um dos grandes visionários da medicina de RP Sylvio de Vergueiro Forjaz

- continua após a publicidade -

Falece hoje um dos grandes visionários da medicina de Ribeirão Preto. Sylvio de Vergueiro Forjaz, um dos primeiros médicos residentes do país e o primeiro neurocirurgião que atuou na área, aqui, na cidade.

Responsável, em 1956, por ministrar o primeiro curso de Neurocirurgia na USP de Ribeirão Preto, foi também quem implantou a residência médica do Hospital das Clínicas.

O professor e médico deixará uma página escrita na história ribeirão-pretana de seus muito bem vividos 100 anos.

Ele se formou pela USP em 1943, sendo um dos primeiros médicos residente do País. Fez estágios internacionais em Paris, Edimburgo e Estocolmo. No estágio em Paris, em 1945 e 1946, conheceu sua esposa com quem teve quatro filhos. A família chegou a Ribeirão Preto em 1955, onde Forjaz se tornou professor da FMRP e foi coordenador do campus e diretor da unidade, local onde permaneceu até junho de 1988.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em julho de 2018, a FMRP comemorou o centenário do professor Forjaz com a presença do homenageado, quando colegas lembraram que o professor foi um visionário na implantação da FMRP e da primeira disciplina de terapia intensiva do Brasil.

O velório do professor será no Memorial Campos Elíseos – Sala Esmeraldo – Rua Fernão Sales, 1287, a partir do final da tarde, e seu sepultamento será amanhã, 24/04, em horário a ser confirmado, no Cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Bolsonaro na ONU: discurso sóbrio e responsável

‘Estávamos à beira do socialismo’, diz Bolsonaro em discurso na ONU Na abertura da Assembleia-Geral da entidade, presidente criticou lockdown e defendeu tratamento precoce contra a covid-19 O...

Corrente de Amor fomenta doações em prol do Hospital de Amor de Barretos

Facilidade de doação através de aplicativo e em pontos espalhados pelo Brasil, faz com que a campanha seja uma importante fonte de arrecadação para a instituição que operou com déficit mensal de mais de R$ 36 milhões em 2020

Primavera 2021: previsão geral para o Brasil

Primavera começa nesta quarta-feira (22). Crise hídrica e novo La Niña à vista. Quais as expectativas do clima para primavera 2021?

Bolsonaro faz abertura da assembleia geral da ONU logo mais por volta de 10 h

Na abertura da 76ª Assembleia Geral, expectativa é de que Bolsonaro use o púlpito para passar aos demais dirigentes mundiais um panorama do Brasil diferente do que os globalistas e velha mídia fazem.

Amazonas: governador se torna réu por desvio de recursos na pandemia

Se decidirem prender todos verdadeiros GE N0 C1 DAS, faltará cadeia. STJ aceitou hoje denúncia contra Wilson Lima e mais 13 pessoas
- PUBLICIDADE -