InícioSaúdeFachin concede HC para que presos do semiaberto passem a domiciliar

Fachin concede HC para que presos do semiaberto passem a domiciliar

Se você se reunir com sua família pode ser preso, mas se for preso vai ser enviado para casa pelo STF.. Então esta tudo certo. SQN

- continua após a publicidade -

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, concedeu nesta quinta-feira, 17, habeas corpus coletivo a presos do regime semiaberto que atendam a alguns requisitos.

Os tribunais devem determinar prisão domiciliar ou liberdade provisória aos detentos que estão em locais acima da capacidade, que sejam do grupos de risco para a covid-19 e não tenham praticado crimes com violência ou grave ameaça.

Cerca de 41 mil presos, entre idosos e portadores de comorbidades, podem ser beneficiados com a determinação, segundo levantamento preliminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

arquivo

Os juízes podem deixar de conceder o benefício quando o presídio não tiver registrado casos da doença, a unidade prisional tiver adotado medidas preventivas e se houver atendimento médico no estabelecimento.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na decisão, Fachin considera que o quadro da pandemia agravou, de forma que há “perigo de lesão irreparável ou de difícil reparação a direitos fundamentais das pessoas levadas ao cárcere”.

Os juízes ainda podem deixar de conceder as penas alternativas quando for o caso de “situações excepcionalíssimas que afastem de modo concreto e objetivo o risco à saúde do detento e quando a soltura do detento cause demasiado risco à segurança pública”.

Os magistrados podem agir por iniciativa própria ou atender a pedidos da defesa e do Ministério Público. Os critérios que permitirem a concessão da medida terão que ser reavaliados a cada 90 dias.

A liminar deverá ser analisada pela 2ª Turma em 5 de fevereiro.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -