InícioSaúdeFachin concede HC para que presos do semiaberto passem a domiciliar

Fachin concede HC para que presos do semiaberto passem a domiciliar

Se você se reunir com sua família pode ser preso, mas se for preso vai ser enviado para casa pelo STF.. Então esta tudo certo. SQN

- continua após a publicidade -

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, concedeu nesta quinta-feira, 17, habeas corpus coletivo a presos do regime semiaberto que atendam a alguns requisitos.

Os tribunais devem determinar prisão domiciliar ou liberdade provisória aos detentos que estão em locais acima da capacidade, que sejam do grupos de risco para a covid-19 e não tenham praticado crimes com violência ou grave ameaça.

Cerca de 41 mil presos, entre idosos e portadores de comorbidades, podem ser beneficiados com a determinação, segundo levantamento preliminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

arquivo

Os juízes podem deixar de conceder o benefício quando o presídio não tiver registrado casos da doença, a unidade prisional tiver adotado medidas preventivas e se houver atendimento médico no estabelecimento.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na decisão, Fachin considera que o quadro da pandemia agravou, de forma que há “perigo de lesão irreparável ou de difícil reparação a direitos fundamentais das pessoas levadas ao cárcere”.

Os juízes ainda podem deixar de conceder as penas alternativas quando for o caso de “situações excepcionalíssimas que afastem de modo concreto e objetivo o risco à saúde do detento e quando a soltura do detento cause demasiado risco à segurança pública”.

Os magistrados podem agir por iniciativa própria ou atender a pedidos da defesa e do Ministério Público. Os critérios que permitirem a concessão da medida terão que ser reavaliados a cada 90 dias.

A liminar deverá ser analisada pela 2ª Turma em 5 de fevereiro.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

O Maior Encontro das Tribos de Ribeirão Preto e região vem aí!

Serão três palcos com 22 atrações confirmadas! Quem quer ingresso na faixa diz eu ai.

AstraZeneca prazo entre as doses cai de 12 semanas para 8

Com isso, fica a cargo dos municípios o ajuste dos calendários de segunda dose a partir da disponibilidade do imunizante.

Fórmula 1 anuncia temporada 2022 com recorde de 23 corridas

Bahrein abre calendário em março e Abu Dhabi encerra em novembro

Eliminatórias: com brilho de Neymar e Raphinha, Brasil goleia Uruguai

Seleção vence por 4 a 1 em reencontro com torcida brasileira

Agendamento aberto para 1ª, 2ª e 3ª dose aberto. Confira

CADA GRUPO ESTA DESCRITO ABAIXO. VEJA OS GRUPOS E CONFIRA SUA PROGRAMAÇÃO. São 3 grupos distintos.
- PUBLICIDADE -