Início Saúde Faça sua parte: Saiba como evitar a dengue dentro de casa

Faça sua parte: Saiba como evitar a dengue dentro de casa

Cuidados simples, que requerem pouco tempo e esforço, podem evitar a propagação do mosquito e diminuir a incidência da doença

- continua após a publicidade -

Um potinho esquecido no quintal ou um pneu velho deixado na garagem em dia de chuva podem levar a dengue para dentro de casa, já que qualquer recipiente, mesmo que pequeno, com água limpa, se transforma em berço para larvas do Aedes aegypti.

Embora o desenvolvimento da larva do mosquito seja fácil de acontecer, o combate à proliferação também é. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Marcia Romanholi Passos, cuidados simples dentro de casa e que requerem pouco tempo e esforço podem evitar a propagação do mosquito e, consequentemente, diminuir a incidência da doença.

foto arquivo


“Nos pratos que ficam embaixo dos vasos de plantas, a orientação é a adição de areia ao recipiente, assim o objeto ficará úmido e hidratará a planta da mesma forma, mas sem acumular água. Caso prefira manter a água, o cuidado deve ser um pouco maior, a solução é trocar o líquido uma vez por semana e esfregar o prato com uma esponja para retirar possíveis ovos do mosquito que ficam depositados nas laterais internas do recipiente” informa. Essa orientação vale para qualquer recipiente que acumule água, como tigelas para animais, por exemplo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Piscina em casa necessita de cuidado constante com utilização de cloro, manutenção e limpeza das paredes internas, onde os ovos do Aedes também ficam grudados. Se a piscina não estiver em uso, o ideal é que permaneça tampada com capa apropriada.
Nos ralos internos e externos, a orientação é a adição de sal regularmente. As calhas também devem ser observadas; caso contenham água armazenada, o local deve ser seco e limpo regularmente.


Os pneus, por sua anatomia, se transformam facilmente em criadouros de larvas, por isso precisam ficar em ambiente sempre seco. Bandejas de apoio de bebedouros também podem acumular água. Os recipientes devem ser lavados com esponja e sabão regularmente.

Outros objetos que acumulam água, como garrafas, precisam ficar com a boca virada para baixo ou guardados em locais fechados, longe da chuva, assim como a caixa d´água, que deve estar permanentemente tampada.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Iguatemi anuncia 1ª edição do projeto Iguatemi Kids por O Pequeno Colecionador

A iniciativa tem o objetivo de conectar as famílias por meio da cultura e do fazer artístico.

Ribeirão Rodeo Music anuncia data da edição 2021 e programação com grandes nomes do universo sertanejo

O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 24 de abril, terá Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima entre outras atrações de destaque

Pelé representou “o talento absoluto do futebol brasileiro”

Aniversário do Pelé: rei do futebol completa 80 anos neste dia 23 de outubro

Apoiado pelo Papa Francisco, Cartórios de São Paulo registraram quase 24 mil uniões civis homoafetivas

Os números divulgados pelo IBGE mostram que os casamentos homoafetivos vem aumentando ano a ano desde sua regulamentação, com crescimento ainda mais considerável nos últimos anos

Vanderley Caixe (PC do B) tem candidatura cancelada

Essa foi a terceira impugnação imposta pela Justiça Eleitoral.