InícioSaúdeFaça sua parte: Saiba como evitar a dengue dentro de casa

Faça sua parte: Saiba como evitar a dengue dentro de casa

Cuidados simples, que requerem pouco tempo e esforço, podem evitar a propagação do mosquito e diminuir a incidência da doença

- continua após a publicidade -

Um potinho esquecido no quintal ou um pneu velho deixado na garagem em dia de chuva podem levar a dengue para dentro de casa, já que qualquer recipiente, mesmo que pequeno, com água limpa, se transforma em berço para larvas do Aedes aegypti.

Embora o desenvolvimento da larva do mosquito seja fácil de acontecer, o combate à proliferação também é. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Marcia Romanholi Passos, cuidados simples dentro de casa e que requerem pouco tempo e esforço podem evitar a propagação do mosquito e, consequentemente, diminuir a incidência da doença.

foto arquivo


“Nos pratos que ficam embaixo dos vasos de plantas, a orientação é a adição de areia ao recipiente, assim o objeto ficará úmido e hidratará a planta da mesma forma, mas sem acumular água. Caso prefira manter a água, o cuidado deve ser um pouco maior, a solução é trocar o líquido uma vez por semana e esfregar o prato com uma esponja para retirar possíveis ovos do mosquito que ficam depositados nas laterais internas do recipiente” informa. Essa orientação vale para qualquer recipiente que acumule água, como tigelas para animais, por exemplo.

Piscina em casa necessita de cuidado constante com utilização de cloro, manutenção e limpeza das paredes internas, onde os ovos do Aedes também ficam grudados. Se a piscina não estiver em uso, o ideal é que permaneça tampada com capa apropriada.
Nos ralos internos e externos, a orientação é a adição de sal regularmente. As calhas também devem ser observadas; caso contenham água armazenada, o local deve ser seco e limpo regularmente.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -


Os pneus, por sua anatomia, se transformam facilmente em criadouros de larvas, por isso precisam ficar em ambiente sempre seco. Bandejas de apoio de bebedouros também podem acumular água. Os recipientes devem ser lavados com esponja e sabão regularmente.

Outros objetos que acumulam água, como garrafas, precisam ficar com a boca virada para baixo ou guardados em locais fechados, longe da chuva, assim como a caixa d´água, que deve estar permanentemente tampada.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Governo Lula Suspende ou Encerra Mais de 57 mil Benefícios do INSS

Essas ações de monitoramento resultaram em um impacto financeiro de R$ 750,85 milhões, referentes a pagamentos. Isso inclui bloqueio de crédito, suspensão ou cessação de benefícios.

BC Aperfeiçoa Segurança do Pix e Define Data para Pix Automático

Para pagadores, o Pix Automático oferece uma forma de pagamento recorrente sem necessidade de autenticação a cada transação, mediante autorização prévia.

Educação de SP divulga datas do Provão Paulista Seriado 2024

Para a 3ª série do Ensino Médio, a prova que dá acesso direto ao ensino superior será aplicada em 30 e 31 de outubro; Saresp para Ensino Fundamental também tem datas definidas

Após 12 Anos, BNDES Abre Concurso para Nível Superior com Cotas para Pessoas Negras e PcD

Este concurso oferece 150 vagas imediatas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. O edital foi publicado nesta segunda-feira, 22 de julho, no Diário Oficial da União e está

Nipah: Causas e Sintomas do Vírus Sem Cura com Potencial Pandêmico

Não há tratamentos específicos ou vacinas para o vírus Nipah. O protocolo atual para os infectados é controlar os sintomas, como convulsões e pneumonia.
- PUBLICIDADE -