InícioSaúdeEvento de adoção no sábado: 90 cães e gatos estão prontos para...

Evento de adoção no sábado: 90 cães e gatos estão prontos para receber uma nova família

- continua após a publicidade -

A convivência com animais de estimação proporciona momentos de alegria no dia a dia, além de inúmeros benefícios à saúde física e mental de seus tutores, como socialização, alívio do estresse e até mesmo combate a doenças como a depressão. Ter um animal de estimação transforma positivamente a vida dos tutores, mas também exige algumas responsabilidades que garantem o bem-estar dos pets.

Segundo pesquisa do Instituto Pet Brasil, o país encerrou o ano de 2021 com 149,6 milhões de animais de estimação, um aumento de 3,7% sobre os 144,3 milhões do ano anterior. Os cães lideram o ranking, com 58,1 milhões de indivíduos. Os gatos figuram em terceiro lugar, com 27,1 milhões.

Com o aumento de adoções no país, é importante que os interessados em adotar um animal entendam sobre a guarda planejada. A chefe da Divisão de Bem-Estar Animal (DBEA), Viviane Alexandre, ressalta alguns pontos necessários para uma adoção responsável. “Conversar com toda a família e ter o consentimento para essa adoção, evitando assim, maus-tratos ou abandono; verificar se existem condições financeiras e tempo disponível para os cuidados desse animal; se a casa dos tutores é segura, com portões e muros adequados evitando a fuga do pet, além de espaço coberto protegendo de chuva e sol. Um animal vive em média 15 anos e é preciso entender que nesse período ele estará sob os cuidados do seu tutor, que deve prestar todo o apoio necessário, garantindo o bem-estar desse pet”, explica.

A chefe da DBEA afirma, ainda, que no momento da adoção os interessados passam por uma entrevista para avaliar as condições de guarda do cachorro ou gato e assinam um termo de responsabilidade sobre o animal. “Essa é uma medida que contribui para que os tutores estejam cientes sobre suas responsabilidades e também para que esse animal tenha a chance de uma nova vida junto à nova família”, finaliza a chefe da Divisão.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Evento de Adoção

Neste sábado, dia 1º, das 8h às 14h, a Divisão de Bem-Estar Animal realiza o Evento de Adoção, com 90 animais aptos a receber uma nova família. São 4 gatos e 86 cães, dos quais 17 filhotes com média de quatro meses. Os animais filhotes, de porte pequeno, médio e grande, já estão vacinados e vermifugados. Já os animais adultos também estão castrados e microchipados e podem receber a visita de interessados em adotá-los.

Para a adoção, é necessário apresentação de documento com foto e comprovante de residência. Também é orientado aos adotantes levarem guias, para quem tem interesse por um cãozinho e caixa de transporte, para quem quer aumentar a família com um gatinho. A DBEA está localizada na avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte), nº4255. Para mais informações, o telefone é (16) 3628-2778.

Próximos Eventos de Adoção aos sábados: 1º, 15 e 29 de abril, das 8h às 14h.

Adoção Permanente: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 10h30 e das 13h às 16h.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Governo do Estado Tarcisio Distribuirá 50 Milhões de Litros de Leite em 2024 para Combater Anemia

O Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão de Tarcísio de Freitas, anunciou um reforço significativo no programa Vivaleite, que visa combater...

Escolas de SP Podem Manifestar Interesse no Programa de Unidades Cívico-Militares

Com base nos critérios e na importância do programa, é desejável que a Prefeitura de Ribeirão Preto participe ativamente e manifeste interesse em incluir ao menos duas unidades escolares no programa cívico-militar.

Eleições 2024: É hora de buscar informações sobre os candidatos

Operação Sevandija e o Deputado Léo Oliveira: Acusações e Desdobramentos

Brasil Passa dos 1,8 Milhões de Casos de Dengue

O Brasil está enfrentando um surto de dengue sem precedentes, com mais de 1,8 milhão de casos registrados apenas nas primeiras onze semanas de 2024.

🎨 Mostra Coletiva Reúne Oito Artistas Plásticos de Ribeirão Preto 🎨

A partir do dia 28 de junho, a Pafil Empreendimentos sediará uma exposição especial com obras de oito talentosos artistas de Ribeirão Preto. @pafilempreendimentos
- PUBLICIDADE -