InícioSaúdeEsplanada do Pedro II terá ações da Campanha Julho Amarelo neste sábado

Esplanada do Pedro II terá ações da Campanha Julho Amarelo neste sábado

- continua após a publicidade -

Dentro da programação da campanha Julho Amarelo, o programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde realiza, neste sábado, 28 de julho, das 9h às 13h, na Esplanada do Teatro Pedro II, ações para oferecer à população vacinação contra hepatite B e testes para detecção da hepatite C e vacinação contra sarampo.

A vacinação foca o público formado por pessoas que nunca se vacinaram. A testagem para hepatite C é voltada a pessoas acima dos 40 anos de idade e população formada por usuários de álcool e drogas, profissionais do sexo, comunidade LGBT, pessoas privadas de liberdade, em situação de rua, manicures, pedicures, podólogos, tatuadores, portadores de tatuagens, piercings e trabalhadores da área da saúde.

Para a coordenadora do programa municipal DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, Lis Neves, o grande desafio é o diagnóstico da doença.

“Por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que têm o vírus. A infecção pode evoluir para formas mais graves como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso a recomendação de realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente”, explica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O “Julho Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais. A hepatite B pode ser prevenida por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C.

Em 2018, a campanha envolve intensificação da testagem para hepatite C com foco em pessoas com mais de 40 anos, bem como aconselhamento para todos e, nos casos positivos, é feito encaminhamento para realização de exames complementares e tratamento, se indicado. Além disso, há intensificação da vacinação contra hepatite B em todas as salas de vacina.

A doença

A hepatite C é uma inflamação do fígado, causada pelo vírus HCV. Segundo estimativas atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS), de seis a 10 milhões de pessoas são infectadas a cada ano no mundo, com 1,4 milhões de mortes. A grande maioria não sabe que tem a doença porque ela é assintomática durante muito tempo. Cerca de 70% a 85% dos infectados com o vírus da hepatite C adoecem e 20% desses poderão evoluir para cirrose, após um período de 20 a 30 anos. Os pacientes com cirrose apresentam um risco acrescido de desenvolvimento de câncer de fígado.

A infecção pelo vírus da hepatite B é transmitida, principalmente, pelo sangue e por via sexual, mas também pode ocorrer transmissão vertical, da mulher gestante para a criança. Os indivíduos com infecção crônica também apresentam risco de doença hepática avançada (cirrose, câncer de fígado) após um período variável de tempo, entre 10 e 30 anos.

As hepatites virais B e C podem ser transmitidas através de relação sexual sem preservativo, pelo uso compartilhado de agulhas, seringas, navalhas, materiais para manicure e pedicure, aparelhos de barbear, por equipamentos não esterilizados em procedimentos médicos e odontológicos, tatuagem, colocação de piercing e acupuntura. A mãe infectada com o vírus da hepatite B também pode transmitir a doença para o bebê.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -