InícioSaúdeEmpatia e positividade durante a pandemia

Empatia e positividade durante a pandemia

Essa situação fez tudo parar, comércio, eventos culturais, museus e shoppings. Apesar disso, a internet continua exatamente igual.

- continua após a publicidade -

*Psicóloga Marina Franco

Com a pandemia, as pessoas tiveram que se isolar e se afastar socialmente umas das outras. A internet é um recurso interessante para lidar com esse momento de maneira positiva. Essa situação fez tudo parar, comércio, eventos culturais, museus e shoppings. Apesar disso, a internet continua exatamente igual. Por isso, ela pode ser uma aliada para manter a mente ocupada.

É comum sentir insegurança nesse momento e pensar em coisas do tipo ‘Como será minha vida após isso tudo?’ ou ‘Vou manter meu emprego com essa crise?’ e ainda ‘Será que vou conseguir pagar minhas contas?’. Para que a pessoa não fique pensando somente em coisas negativas, é fundamental estar com a mente ocupada. Desse modo, quando ocupamos a mente, não damos margem para pensar em coisas ruins nem nos deixamos abater diante de notícias sobre o coronavírus.

foto internet

Ter algo para fazer aumenta a sensação de bem-estar, além de nos manter motivados. Aproveite os recursos da internet nesse momento para ocupar seu tempo. Pode-se aprender com videoaulas de algum curso, de alguma dança, fazer exercício físico com aplicativos que monitoram a atividade, conectar-se por vídeo-chamadas com amigos, ver filmes entre outros.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Quando vemos a internet desta forma, ela pode se tornar uma grande aliada. Portanto, ocupe seu tempo com atividades que tragam prazer e com pessoas que passem mensagens positivas. Aproveite para buscar novas atividades que possam exercitar a criatividade. Busque viver esse momento de maneira positiva.

foto internet

Além disso, é muito importante que as pessoas mantenham a esperança durante a pandemia. Caso contrário, pode-se ter problemas psicológicos. A depressão, por exemplo, está ligada à negatividade e à impossibilidade de um bom desfecho em alguma situação. Ver notícias boas como de pessoas que se recuperaram e de vizinhos que pensam no coletivo podem trazer ânimo. Tudo isso traz um propósito de vida e ajuda a manter a saúde mental.

Nesse momento, a empatia é primordial. A covid-19 nos fez perceber que, ao pensar no outro, podemos colaborar para que todos cheguem a um bem comum. Devemos estar atentos para ajudar o outro, seja indo ao mercado ou farmácia para quem é do grupo de risco, quanto não estocar alimentos ou álcool gel e ver outros sem. Essa crise veio nos mostrar que sozinhos não conseguimos vencer. Precisamos sempre pensar no próximo.

foto internet

(*) Marina Franco é psicóloga formada pela Universidade Federal de Sergipe; Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CTC VEDA em São Paulo; Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP; realiza atendimento presencial e online. Tem experiência no atendimento com adolescentes e adultos.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🤝 Capacitação de Voluntários em Ribeirão Preto: Faça a Diferença na Comunidade! 🌟

O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto (CVRP), celebrando seus 25 anos de dedicação à comunidade, está com inscrições abertas para o 12º Programa de Capacitação de Novos Voluntários.

Empresa de Gestão de Estacionamento abre 20 oportunidades de trabalho em Ribeirão Preto

As vagas são para manobristas e operadoras de caixa, e representam uma excelente chance para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou desenvolver sua carreira profissional.

🌟 RibeirãoShopping: Uma Jornada pela Moda e Arte de Ney Matogrosso! 🎤

Uma emocionante exposição que reúne sete figurinos icônicos do renomado cantor Ney Matogrosso estará em destaque no RibeirãoShopping, de 16 de março a 15 de abril.

Testemunhas de Jeová iniciam campanha para convidar a comunidade para evento especial

Moradores de Ribeirão Preto-SP e região são convidados para evento especial que acontecerá no mês de março no local de adoração das Testemunhas de Jeová.

🚗 Ribeirão Preto recebe o 90º Fórum de Mobilidade Urbana: Uma Jornada Rumo ao Futuro! 🌟

Ribeirão Preto está prestes a sediar um evento de grande importância para o desenvolvimento urbano: o 90º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, marcado para os dias 20 e 21 de junho.
- PUBLICIDADE -