InícioSaúdeEla voltou: Dengue volta a preocupar a prefeitura de Ribeirão Preto

Ela voltou: Dengue volta a preocupar a prefeitura de Ribeirão Preto

Durante a crise nos últimos dois anos, a dengue simplesmente deixou de existir, mas agora volta a preocupar. Muitos tiveram dengue e foram atestados como a peste chinesa?

- continua após a publicidade -

Durante a crise nos últimos dois anos, a dengue simplesmente deixou de existir, mas agora volta a preocupar. Muitos tiveram dengue e foram atestados como a peste chinesa?

Encontro na sede do Poder Executivo, reuniu titulares de pastas estratégicas da administração municipal no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença; preocupação é aumento de casos

Secretários de pastas estratégicas da administração municipal de Ribeirão Preto, se reuniram com o prefeito Duarte Nogueira, na tarde desta sexta-feira, 11 de março, na sede do Poder Executivo, para discutir e definir ações estratégicas, com envolvimento de toda a administração, no combate à dengue na cidade.

A ação integra a  primeira reunião de 2022 do  Comitê Gestor Intersetorial de Arboviroses, que teve também a participação da Defesa Civil de Ribeirão Preto e representantes de vários setores da administração direta e indireta como a Secretaria Municipal da Saúde, Coordenadoria de Limpeza Urbana, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Fiscalização Geral, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, Coordenadoria de Comunicação Social entre outras.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Entre as atribuições do comitê é alertar e apresentar planos ás  autoridades municipais, sempre que houver aumento das doenças do grupo das arboviroses, como a dengue, e evitar uma nova epidemia como a ocorrida em 2016.

foto arquivo

“Estamos trabalhando sem descanso, com base nas consequências de 2016, que foi algo absurdo e não queremos que isso volte a acontecer. Esse é um problema da cidade que estamos enfrentando e continuaremos a  enfrentar com garra, determinação e  envolvimento de todos,” ”disse titular da Saúde, José Carlos Moura.

“A proposta é apresentar os dados atuais e apresentar as preocupações com relação à dengue na cidade, e o trabalho da secretaria da Saúde e o engajamento, envolvimento, preocupação e combate é de todos nós. Por isso é importante que todas as secretarias tomem ciência da situação e juntos, planejaremos ações de combate à doença”, explicou o prefeto Duarte Nogueira

Segundo a enfermeira Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, o momento agora é de alerta total devido ao nível de infestação.

foto arquivo

“Nós estamos com o avanço da doença e quando temos a circulação  do mosquito contaminado,  é como doença respiratória,  a transmissão é muito fácil.

Precisamos trabalhar com a população e com todos os setores da administração para a gente baixar o nível de infestação. É um momento de alerta, momento de intenso trabalho, nós estamos bloqueando todo caso suspeito notificado e fazendo todas as ações nos casos confirmados”, explica.

O último boletim epidemiológico, divulgado esta semana pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, aponta  aumento de 122% nos casos de dengue em Ribeirão Preto em fevereiro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 80 casos, contra 36 em fevereiro de 2021.

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.
- PUBLICIDADE -