InícioSaúdeÉ preciso mudar a forma de tratar os animais de estimação durante...

É preciso mudar a forma de tratar os animais de estimação durante a quarentena?

A professora mestra Thaís Melo de Paula Seixas, docente do curso de Medicina Veterinária da Unifran esclarece as dúvidas

- continua após a publicidade -

Para quem tem animais domésticos e quer saber como ampará-los neste período de pandemia do novo Coronavírus, a Universidade de Franca (Unifran), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, com o auxílio da professora mestra Thaís Melo de Paula Seixas, docente do curso de Medicina Veterinária da instituição, esclarece algumas dúvidas sobre o cuidado com os pets e explica as diferenças de vírus entre os seres humanos e os animais.

Sobre a nova doença, a especialista conta que existe um subtipo do vírus, que surgiu na década de 60 e que afeta cães e gatos. O chamado coronavírus canino pode causar diarreia leve e o coronavírus felino pode causar peritonite infecciosa felina (PIF), e são ambos alfa-coronavírus.

arquivo

Esse coronavírus para animais não está associada ao atual surto de coronavírus, chamado de Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavírus 2 (SARS-Cov-2) ou Covid-19. Não há evidências científicas de que os cães possam transmitir o SARS-Cov-2 para pessoas”, explica.

Por outro lado, a recomendação da professora durante esse período é permanecer com os animais dentro de casa, pois eles podem servir como uma superfície contaminante.

arquivo

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as pessoas infectadas devem restringir o contato com animais de estimação assim como fariam com as pessoas. Embora não tenha relatos de animais de estimação ou outros animais adoecendo com a COVID-19, ainda é recomendável que pessoas doentes com a COVID-19 limitem o contato com animais, até que mais informações sejam conhecidas sobre o vírus”, esclarece.

Para a médica veterinária, a sugestão é solicitar para que um outro membro da família cuide dos animais enquanto a pessoa estiver infectada. Se não houver outra alternativa, a indicação é tomar cuidados como lavar as mãos antes e depois de interagir com os pets e usar uma máscara facial. O ambiente onde o animal se encontra deve estar sempre higienizado e os cuidados de higiene com os cães ou gatos, como banho e tosa, devem ser feitos com frequência.

arquivo particular

Recentemente o Conselho Regional de Medicina Veterinário do Mato Grosso (CRMV-MT) emitiu uma nota explicando que existem as vacinas contra o coronavírus para cães, mas não se trata desse novo vírus que está circulando e que não pode ser aplicada em humanos”, aponta a profissional.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Por fim, as vacinas múltiplas como a V8, V10 e V12, específicas para cães contra o coronavírus são exclusivas de uso veterinário e protegem apenas os caninos contra o coronavírus, o qual surgiu na década de 60. Essas vacinas já utilizadas nos cães não se aplicam aos humanos e não imunizam contra a Covid-19, informa o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso.

arquivo

#### 

Sobre a UNIFRAN – Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN recebe em seus 253 mil metros quadrados mais de 50 mil alunos, entre cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Universidade, considerada a melhor instituição particular do Brasil, segundo o Latin America University Rankings 2019, da revista inglesa Times Higher Education (THE), integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unifran.edu.br 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação

A Anvisa informa que os Estados Unidos (EUA) relataram a ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação

Campeonato Esportivo movimenta mais de mil alunos das escolas municipais

Cirem será realizado até a 2a quinzena de dezembro

Assistência Social realizará “V Caminhada Mulher Maravilha” neste domingo

Evento promovido pelo NAEM acontece em referência aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Projeto Guri está com inscrições abertas

Crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem aprender a tocar um instrumento musical, sem a necessidade de conhecimento prévio

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger os animais durante as comemorações

Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões
- PUBLICIDADE -