InícioSaúdeÉ preciso mudar a forma de tratar os animais de estimação durante...

É preciso mudar a forma de tratar os animais de estimação durante a quarentena?

A professora mestra Thaís Melo de Paula Seixas, docente do curso de Medicina Veterinária da Unifran esclarece as dúvidas

- continua após a publicidade -

Para quem tem animais domésticos e quer saber como ampará-los neste período de pandemia do novo Coronavírus, a Universidade de Franca (Unifran), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, com o auxílio da professora mestra Thaís Melo de Paula Seixas, docente do curso de Medicina Veterinária da instituição, esclarece algumas dúvidas sobre o cuidado com os pets e explica as diferenças de vírus entre os seres humanos e os animais.

Sobre a nova doença, a especialista conta que existe um subtipo do vírus, que surgiu na década de 60 e que afeta cães e gatos. O chamado coronavírus canino pode causar diarreia leve e o coronavírus felino pode causar peritonite infecciosa felina (PIF), e são ambos alfa-coronavírus.

arquivo

Esse coronavírus para animais não está associada ao atual surto de coronavírus, chamado de Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavírus 2 (SARS-Cov-2) ou Covid-19. Não há evidências científicas de que os cães possam transmitir o SARS-Cov-2 para pessoas”, explica.

Por outro lado, a recomendação da professora durante esse período é permanecer com os animais dentro de casa, pois eles podem servir como uma superfície contaminante.

arquivo

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as pessoas infectadas devem restringir o contato com animais de estimação assim como fariam com as pessoas. Embora não tenha relatos de animais de estimação ou outros animais adoecendo com a COVID-19, ainda é recomendável que pessoas doentes com a COVID-19 limitem o contato com animais, até que mais informações sejam conhecidas sobre o vírus”, esclarece.

Para a médica veterinária, a sugestão é solicitar para que um outro membro da família cuide dos animais enquanto a pessoa estiver infectada. Se não houver outra alternativa, a indicação é tomar cuidados como lavar as mãos antes e depois de interagir com os pets e usar uma máscara facial. O ambiente onde o animal se encontra deve estar sempre higienizado e os cuidados de higiene com os cães ou gatos, como banho e tosa, devem ser feitos com frequência.

arquivo particular

Recentemente o Conselho Regional de Medicina Veterinário do Mato Grosso (CRMV-MT) emitiu uma nota explicando que existem as vacinas contra o coronavírus para cães, mas não se trata desse novo vírus que está circulando e que não pode ser aplicada em humanos”, aponta a profissional.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Por fim, as vacinas múltiplas como a V8, V10 e V12, específicas para cães contra o coronavírus são exclusivas de uso veterinário e protegem apenas os caninos contra o coronavírus, o qual surgiu na década de 60. Essas vacinas já utilizadas nos cães não se aplicam aos humanos e não imunizam contra a Covid-19, informa o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso.

arquivo

#### 

Sobre a UNIFRAN – Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN recebe em seus 253 mil metros quadrados mais de 50 mil alunos, entre cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Universidade, considerada a melhor instituição particular do Brasil, segundo o Latin America University Rankings 2019, da revista inglesa Times Higher Education (THE), integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unifran.edu.br 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Funcionário é Morto a Tiros e Tem Cabeça Decepada no IJF, em Fortaleza 😱

Um funcionário do Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (23), dentro da unidade de saúde, e teve sua cabeça decepada. O crime chocou funcionários e pacientes do hospital

🎤 AMESLARI Retorna aos Palcos com Novo Álbum “The Void”! 🎤

O cantor e compositor AMESLARI, uma das jovens revelações do pop rock, está de volta aos palcos! Após o lançamento do seu segundo álbum, "The Void", ele se apresentará no Bar Dom Pedro, em Ribeirão Preto

🎵 O Show do Ano no Ribeirão Rodeo Music – Estrutura Surpreendente! 🎵

O Ribeirão Rodeo Music impressionou o público neste ano com sua infraestrutura diferenciada, tanto dentro quanto fora da arena.

📡 Ribeirão Preto vai sediar encontro regional de Smart Cities! 🏙️

O Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, no Dabi Business Park em Ribeirão Preto.

🌎 Feira de Intercâmbio no Iguatemi Ribeirão Preto! ✈️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto...
- PUBLICIDADE -