InícioSaúdeDivisão de Enfermagem promove oficinas preparatórias e capacitação teórica

Divisão de Enfermagem promove oficinas preparatórias e capacitação teórica

- continua após a publicidade -

Cerca de 80 profissionais participaram nesta terça-feira, dia 22, da Oficina Preparatória e Capacitação Teórica Científica dos profissionais de enfermagem da rede municipal de saúde. O evento contou com palestra proferida por Consuelo Garcia Correia, representante do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) sobre a “Sistematização da Assistência de Enfermagem”, realizada no auditório do Centro da Referência em Especialidades Central.

O evento foi organizado pela Divisão de Enfermagem que, em parceria com o NEP, iniciou no mês de julho de 2016 a reorganização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na rede municipal com o objetivo de padronizar as atividades da sistematização da assistência de enfermagem aos usuários nas Unidades de Saúde (UBS, USF, UPA, UBDS, SAMU, SAD, Saúde Mental e Ambulatórios de Especialidades) a fim de garantir qualidade e segurança no atendimento.

A partir das reuniões da Divisão de Enfermagem com os enfermeiros dos Distritos de Saúde, foram elencados os interessados em participar do processo de reorganização da Sistematização da Assistência de Enfermagem no município.

Dessa forma, foram criados grupos de estudo, conforme áreas de atuação (Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Adulto e Idoso, Saúde Mental, Especialidades, SAD e Urgência e Emergência), que participaram de reuniões quinzenais, nas quais desenvolveram a SAE, juntamente com a uniformização de instrumentos de histórico e coleta de dados, bem como a eleição dos principais diagnósticos e das principais intervenções, além da proposta de elaboração de materiais de apoio e oficinas preparatórias.

De acordo com a Resolução 358 de 2009 do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem): “a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a implementação do Processo de Enfermagem devem ser realizadas de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos e privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O evento continua nesta quarta-feira, a partir das 13h30, no mesmo local. A palestra de abertura será feita pela professora Débora Vendramini sobre o tema “Ética e Cidadania”.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Colégio Metodista suspende atividades em Ribeirão Preto

Instituição contava com 122 anos de atuação na cidade encerra atividades por conta da situação financeira da instituição de ensino. A economia vemos depois.

O fundo do posso sem fundo: Fiocruz indica atenção com dengue

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya.

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

De Uma família humilde do interior de São Paulo, dona Olinda, partiu mas pode ver os feitos do filho. Nossos sentimentos ao @jairmessias.bolsonaro

Coronavac é liberada e SP confirma dose para crianças em até 3 semanas

Eles garantem que o medicamento é seguro, e casos de mortes não são relacionados com a picada salvadora. Se ele garante nós acreditamos na ciência.

Criança de 10 anos infartou depois da picada mas o motivo não foi a vacina

Prefeitura diz que criança teve parada cardíaca após vacina, mas estado rapidamente concluiu que criança tinha doença rara no coração que os pais não sabiam. E nós acreditamos no trancarua
- PUBLICIDADE -