Início Saúde Dieta do limão: como fazer para emagrecer

Dieta do limão: como fazer para emagrecer

- continua após a publicidade -

A dieta do limão é conhecida por permitir um emagrecimento saudável e, por isso, tem atraído diversos adeptos nos últimos anos. Aliás, a perda de peso é somente um dos benefícios desta dieta. Porém, é essencial ter alguns cuidados. A seguir, entenda como é a dieta do limão, quais os cuidados ao realizá-la e os riscos que pode causar para a saúde.

Como funciona

Existem diversos tipos de dietas do limão. Há algumas mais simples que envolvem consumir um limão espremido na água logo após acordar em jejum. Outras consistem em ingerir o alimento espremido na água antes de cada uma das refeições principais. Já alguns métodos orientam que a água em que o limão será espremido esteja morna.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Também há versões mais radicais da dieta do limão em que a proposta é aumentar a cada dia a quantidade do suco desta fruta ingerido no jejum, ao ponto de no 15º dia da dieta a pessoa chegar a consumir 15 limões em 24h!

Além do limão, um ponto em comum entre todas essas dietas é prezar por uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras, proteínas magras e carboidratos complexos e redução na quantidade de calorias ingeridas.

Benefícios da dieta do limão

Dieta do limão emagrece: A nutricionista Rita de Cassia Novais explica que ingerir o limão de manhã em jejum é realmente bom. “Fazer isso 10 a 20 minutos antes do café-da-manhã descongestiona e desintoxica o organismo”.

Combate a gripe:O limão contém uma série de nutrientes que podem combater a gripe comum.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Controla a pressão arterial: É também uma fonte de potássio que estimula as funções nervosas e cerebrais, além de controlar a pressão arterial”, explica.

Reduz a ansiedade e a fome: O limão ainda ajuda a reduzir a ansiedade e a fome por impulso devido à pectina presente nele.

Diminui vontade de doces: Esta fruta também diminui a acidez do organismo. “O limão ajuda a melhorar o metabolismo, contribui para a digestão, principalmente das gorduras, e a água com limão também auxilia na redução da vontade de comer doces”, observa a nutricionista Talitta Maciel, do Espaço Reedução Alimentar.

Queima calorias:A água morna com o limão também pode proporcionar algumas melhorias na saúde. No momento em que é ingerida, aumenta a temperatura corpórea, para equilibrar a temperatura, organismo precisa trabalhar, o que faz com que a queima de calorias seja acelerada.

Auxilia na digestão: O recomendado é ingerir o limão não apenas antes do café da manhã, mas antes das refeições principais. Afinal, no geral é bom para a digestão, pois ajuda na produção de saliva e ácido clorídrico, além de estimular o fígado a produzir a bile que participa da digestão das gorduras, o limão também auxilia na limpeza do organismo ajudando a eliminar toxinas.

Melhora a imunidade: A fruta ainda é rica em vitamina C, grande aliada da imunidade.

Cuidados ao realizar esta dieta

O primeiro ponto é ter consciência de que o limão não faz milagres. Então, não é porque você ingeriu água com limão de manhã que poderá devorar um bolo ou uma alguma fritura. A alimentação balanceada é essencial para o sucesso de qualquer dieta. “Procure sempre seguir uma dieta rica em nutrientes e equilibrada, pois sozinho o limão não vai trazer benefícios algum”, constata Talitta Maciel.

Também é importante conversar com um nutricionista ou nutrólogo antes de iniciar o processo de emagrecimento. Portanto, não abuse da quantidade de limão. Ingerir uma unidade por dia é o ideal, mas a pessoa pode consumir até três diariamente sem complicações para a saúde.

Riscos da dieta do limão

Saiba que o consumo em excesso de limão não irá aumentar seus benefícios, mas sim prejudicará a saúde. “A pessoa pode ter problemas estomacais, gastrites e pode chegar até a uma úlcera com o uso excessivo e repetitivo desta fruta”, alerta Talitta Maciel. Por isso, versões da dieta do limão que envolvem aumentar gradualmente o consumo do fruto ao ponto de ingerir diariamente quantidades iguais ou maiores do que quatro limões por dia não são orientadas.

Seguir uma dieta somente baseada em consumo de limão, pode levar a uma deficiência de nutrientes, fraqueza e até um ganho de peso a longo prazo. Da mesma forma é possível que ocorram problemas cardíacos, renais por deficiência de vitaminas e minerais.

A dieta do limão deve estar sempre associada a alimentação saudável, com introdução de alimentos integrais, pobres em gorduras ruins, sem adição de açúcares, e sempre com acompanhamento de um nutricionista para estabelecer quantidades seguras para ingerir da fruta.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

PT apresenta projeto para obrigar vacinação contra a covid-19

PT em sintonia com o PSDB em sintonia, querem as propinas que um grande negocio como este pode gerar ou bem estar da população?

Alça de acesso a Bonfim Paulista pelo Anel Viário Sul será interditada

Fechamento é temporário para a execução de serviços de pavimentação

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto receberá doação de equipamento para limpeza nesta quinta-feira (22/10)

Em tempos de pandemia lavadora e secadora de piso ofertada pela Empresa Kärcher otimizará o tempo de higienização da instituição

Restaurantes abrem novos postos de trabalho em Ribeirão Preto

No Shopping Iguatemi Ribeirão Preto as novas unidades do Outback Steakhouse e Paris 6 e ainda Coco Bambu - já instalado no empreendimento - estão com processos seletivos abertos

Em meio à pandemia, startup de Ribeirão Preto ganha mercado na América Latina

Plataforma de gestão de despesas corporativas VExpenses cresceu 50% entre os meses de abril e setembro; a estimativa é que o faturamento cresça mais 30% até dezembro