Data reforça a necessidade de cuidar da saúde e adotar mudanças no estilo de vida para combater o diabetes
Em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes chama a atenção para os cuidados com a saúde e a necessidade de conscientização sobre a doença, uma das condições crônicas que mais cresce no mundo. A data busca motivar a população a investir em uma vida mais saudável, com mudanças no estilo de vida, incentivo à prática regular de atividades físicas e alimentação equilibrada como formas de prevenção e controle da doença.
A endocrinologista Dra. Larissa Cocicov, docente do IDOMED, destaca a importância de se atentar aos sinais que o corpo transmite. “O diabetes pode se desenvolver de maneira silenciosa, e muitas vezes os sintomas são confundidos com sinais comuns de cansaço ou desidratação. É fundamental que as pessoas conheçam e estejam alertas aos sinais para agir de forma preventiva”, afirma a professora universitária.
Entre os principais sinais que devem servir como alerta, a especialista aponta a sede excessiva, o aumento do apetite e a perda de peso inexplicável, além de formigamentos nas extremidades do corpo, como mãos e pés, e visão turva. “Esses sintomas são indicativos de que o organismo está tendo dificuldade para regular os níveis de glicose no sangue, e a partir desses sinais, é fundamental buscar acompanhamento médico,” explica Dra. Larissa.
Para a prevenção, exames periódicos são essenciais. Dra. Larissa recomenda a realização de testes de glicemia em jejum e hemoglobina glicada ao menos uma vez por ano para aqueles com fatores de risco, como histórico familiar da doença, obesidade e sedentarismo. A endocrinologista lembra ainda que a prática de hábitos saudáveis é o principal fator para afastar o desenvolvimento do diabetes.