InícioSaúdeDia Internacional de Combate às Drogas terá programação especial e debate no...

Dia Internacional de Combate às Drogas terá programação especial e debate no Cineclube Cauim

- continua após a publicidade -

O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas, que já são um problema de saúde pública em todo mundo.

Por essa razão, nesta segunda-feira, às 16h, o Projeto CinEducando do Cineclube Cauim, em parceria com o Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas (Comad), exibirá o filme “Bicho de Sete Cabeças”, dirigido por Laís Bodanzky, cuja história relata e contextualiza muito bem o drama entre uma mãe e o filho que é internado em um manicômio, após o pai encontrar droga nas coisas dele.

O evento será gratuito e direcionado ao público atendido pela Central de Triagem e Encaminhamento ao Migrante, Itinerante e Morador de Rua de Ribeirão Preto (Cetrem), Comunidades Terapêuticas e demais pessoas assistidas por entidades voltadas à prevenção e enfrentamento ao uso de drogas.

Muito mais que falar sobre drogas, interagir com outras pessoas e encarar o problema do vício, para alguns a experiência no cinema também representará uma oportunidade única de lazer, com acesso à cultura e à sétima arte.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Antes da exibição será realizada uma palestra conduzida pelo presidente do Comad, Nilton de Carvalho, e o Conselheiro Ricardo Tostes. Depois, uma roda de conversa referente ao Dia Internacional e políticas públicas.

Estatísticas
Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.

O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.

Trazendo para a realidade local, Ribeirão Preto é uma das cidades consideradas com alerta vermelho no que diz respeito ao uso do crack, que não para de avançar no Estado de São Paulo, segundo o Mapa do Crack” da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

De acordo com a pesquisa publicada pela CNM, 98% das cidades brasileiras estão enfrentando problemas com a circulação ou consumo de crack e outras drogas. Dos 645 municípios do Estado, pelo menos 558, incluindo a capital, enfrentam problemas relacionados à droga.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

STF julga liberação de crininosas para prender manifestantes de 8 de janeiro

Vão soltar criminosas para sobrar lugar para prender senhoras que se manifestavam dentro da constituição e acreditaram em um capitão e alguns generais

As críticas do New York Times a Moraes

O jornal norte-americano New York Times voltou a falar sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma reportagem publicada neste domingo, 22,...

5 depredações da esquerda contra o patrimônio público

“Nunca vocês leram alguma notícia sobre um movimento ou partido de esquerda invadir o Congresso Nacional, a Suprema Corte ou o Palácio do Planalto”,...

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...
- PUBLICIDADE -