InícioSaúdeDia Internacional de Combate às Drogas terá programação especial e debate no...

Dia Internacional de Combate às Drogas terá programação especial e debate no Cineclube Cauim

- continua após a publicidade -

O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas, que já são um problema de saúde pública em todo mundo.

Por essa razão, nesta segunda-feira, às 16h, o Projeto CinEducando do Cineclube Cauim, em parceria com o Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas (Comad), exibirá o filme “Bicho de Sete Cabeças”, dirigido por Laís Bodanzky, cuja história relata e contextualiza muito bem o drama entre uma mãe e o filho que é internado em um manicômio, após o pai encontrar droga nas coisas dele.

O evento será gratuito e direcionado ao público atendido pela Central de Triagem e Encaminhamento ao Migrante, Itinerante e Morador de Rua de Ribeirão Preto (Cetrem), Comunidades Terapêuticas e demais pessoas assistidas por entidades voltadas à prevenção e enfrentamento ao uso de drogas.

Muito mais que falar sobre drogas, interagir com outras pessoas e encarar o problema do vício, para alguns a experiência no cinema também representará uma oportunidade única de lazer, com acesso à cultura e à sétima arte.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Antes da exibição será realizada uma palestra conduzida pelo presidente do Comad, Nilton de Carvalho, e o Conselheiro Ricardo Tostes. Depois, uma roda de conversa referente ao Dia Internacional e políticas públicas.

Estatísticas
Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.

O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.

Trazendo para a realidade local, Ribeirão Preto é uma das cidades consideradas com alerta vermelho no que diz respeito ao uso do crack, que não para de avançar no Estado de São Paulo, segundo o Mapa do Crack” da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

De acordo com a pesquisa publicada pela CNM, 98% das cidades brasileiras estão enfrentando problemas com a circulação ou consumo de crack e outras drogas. Dos 645 municípios do Estado, pelo menos 558, incluindo a capital, enfrentam problemas relacionados à droga.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cientista chinês deserta para os EUA com segredos de armas hipersônicas

Ele estava disposto a fornecer informações detalhadas sobre o veículo hipersônico em troca de asilo para ele, sua esposa e seu filho.

Brasil já tem mais casos de covid-19 do que no periodo antes da vacina

A pergunta é: Fecha tudo e #fiqueemcasa? As picadas funcionam ou é apenas interesse financeiro?

Aulas da Rede Municipal retornam na próxima semana

Retorno será 100% presencial e obrigatório para os estudantes; todos os protocolos sanitários que dispõem sobre a Covid-19 serão cumpridos. Não é obrigatório apresentar passaporte sanitário.

Morre a cantora e pastora Ludmila Ferber aos 56 anos

"Quando tudo parece estranho ao redor ,Buscar tua face é preciso, Deus Quando a gente não sabe o que está ocorrendo Buscar tua face é preciso, Deus"

Prefeitura obriga funcionalismo apresentar passaporte sanitário

Seu corpo minhas regras: Funcionários que não apresentarem documento serão impedidos de trabalhar e terão descontada do salário.
- PUBLICIDADE -