Início Saúde Dia do Idoso: Autocuidado é ainda mais importante na terceira idade

Dia do Idoso: Autocuidado é ainda mais importante na terceira idade

Podóloga da Doctor Feet ensina rotina de cuidados com o pés, pernas e unhas, na melhor fase da vida

- continua após a publicidade -

No dia 27 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Idoso, criado pela Comissão de Educação do Senado Federal para refletir a respeito da situação dessa fatia da  população no País, seus direitos e dificuldades.

E para celebrar esta data, Malú Pinheiro, coordenadora técnica da Doctor Feet, maior rede de serviços de podologia  do Brasil dá algumas dicas para ajudar no autocuidado na melhor idade, onde a pele tende a ficar mais fina e delicada, especialmente na região das pernas e pés.

”Se o idoso não puder realizar essa rotina de autocuidado sozinho, é essencial que a família colabore ou busque ajuda de um profissional da área”, explica a profissional. Confira abaixo:

Higienização e hidratação

Durante o banho, evite deixar a água muito quente, pois a temperatura elevada pode  prejudicar a proteção natural da pele e, após finalizá-lo é preciso secar bem os pés com toalha ou pano seco e finalizar com uma toalha de papel para remover toda a umidade entre os dedos, evitando assim frieiras e micoses.

“Mantenha a hidratação das pernas e pés com cremes hidratantes específicos, mas evite aplicá-los entre os dedos. Use os produtos toda noite, após o banho”, orienta Malú.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Corte de unhas

O ideal é que o corte seja feito em um lugar especializado, evitando assim  ferimentos ou o encravamento da unha. “Caso haja dificuldade, apenas lixe as unhas até chegar a um tamanho confortável, que não incomode o idoso”, indica a especialista.

Hora de calçar

Para melhor absorção do suor e evitar odores e/ou lesões, prefira sapatos confortáveis e use meias de algodão e que não sejam apertadas e dê preferência a meias brancas que, em caso de algum ferimento é fácil detectar.

arquivo

“Não use calçados antigos, deformados ou rompidos pois eles não darão a correta sustentação durante o deslocamento e podem provocar acidentes dentro de casa. O ideal é que tenham solado firme, que ajudem na sustentação e alinhamento dos pés e, se possível, dê preferência para os que tenham fecho com velcros pela facilidade de abrir e fechar”, recomenda a Malú.

Exercício diário

Faça um exercício simples: movimente o pé para cima e para baixo e depois rotacione vagarosamente por aproximadamente 10 minutos, diariamente. E eleve os pés para assim ajudar no retorno venoso. A atividade facilita a circulação e ajuda a combater o inchaço.

Para os diabéticos

Nesse caso, é preciso atenção redobrada pois um simples machucado no pé de um diabético pode acabar se tornando um problema grave, explica a profissional. Isso porque, por não sentir dor, a pessoa não percebe o ferimento e pode acabar desenvolvendo calos de pressão e lesões na pele e nas articulações.

foto arquivo

“Em casos mais graves, a demora para cicatrização pode ocasionar lesões graves e infecções severas nos pés”, ressalta a coordenadora técnica. Recomenda-se ainda fazer visitas regulares ao médico vascular e endocrinologista e, pelo menos a cada 30 dias, ao podólogo.

Sobre a Doctor Feet

Pioneira no segmento, a Doctor Feet é a mais ampla rede de serviços de podologia e venda de produtos médicos/ortopédicos. Comemorando 22 anos de mercado, a marca conta com mais de 80 unidades, em 14 estados brasileiros. Informações: www.doctorfeet.com.br  – Instagram @doctor_feet – Facebook: doctorfeet.podologia

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Aposentados do INSS começam a receber benefícios com reajuste

Calendário de pagamentos segue número final de cartão do beneficiário, confira a tabela dos próximos 12 meses

Trecho da avenida Independência será interditado nesta terça-feira, dia 26

Rotas alternativas poderão ser utilizadas nas avenidas Anhanguera e João Fiúsa

Rede municipal volta às aulas presenciais dia 8 de fevereiro

O calendário começará pelo ensino fundamental, e no dia 1 de março, as aulas voltam para a educação infantil; O retorno dos alunos é opcional

Ribeirãopretana é Sensação nas redes sociais, Rafaella Tuma trabalha com ilustrações lúdicas de cultura pop

Além de ilustradora, Rafa ministra curso online sobre gestão da carreira artística

Após 32 anos Fausto Silva deixa a Globolixo

Do jeito que a globo tá indo, reduzindo salários, artistas saindo da emissora, cortando lanche da madrugada, em breve, estarão contratando novamente Alexandre Frota.
- PUBLICIDADE -