InícioSaúdeDesafio da rasteira: Pais e filhos precisam conversar sobre

Desafio da rasteira: Pais e filhos precisam conversar sobre

Uma adolescente de 16 anos morreu, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, depois de realizar o chamado desafio da rasteira.

- continua após a publicidade -

Uma adolescente de 16 anos morreu, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, depois de realizar o chamado desafio da rasteira.

Na brincadeira, que tem se popularizado entre as crianças e adolescentes, duas pessoas nas laterais saltam de forma sincronizada enquanto a do meio espera. Quando ambos tocam o solo, chega a vez da pessoa do meio pular. Nesse momento, ela é surpreendida por uma rasteira no momento em que está no ar, caindo.

No caso de Mossoró, a jovem Emanuela Medeiros acabou batendo a cabeça no chão e não resistiu ao impacto. O fato fez, inclusive, com que a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) emitisse nota sobre o assunto, condenando a prática e alertando para os seus riscos.

A questão coloca em evidencia um dos fenômenos modernos, o bullying escolar, e suas consequências. Sobre isso, colocamos a psicóloga Leidiane Martinez, da Core Psicologia é especialista no assunto e está à disposição para entrevistas sobre o tema.

Leidiane elenca, inclusive, cinco orientações aos pais para que atuem com eficiência na prevenção ao bullying. São elas:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

1º – Construa um bom diálogo com os seus filhos –

Assim, se sentirão mais seguros e confiantes em si mesmo, sem que eles sintam a necessidade de se “expor” diante de   atitudes desfavoráveis ou submetendo-se à situações e a  brincadeiras perigosas.

2º Acompanhem os seus filhos nas redes sociais  –

Saibam o que eles estão assistindo, quem são os amigos e influenciadores do mundo virtual, pois grande parte dos adolescentes, tendem a se inserir em grupos, com o  intuito de  “ potencializar” suas  opiniões, e não sendo bem instruídos,  podem cometer diversos atos impróprios para consigo mesmo e para com os outros.

3º Observem as mudanças comportamentais de seus filhos –

Muitos pais na correria do dia a dia, não se atentam às mudanças comportamentais significativas de seus filhos. Algumas crianças e adolescentes ainda nessa fase, pouco conseguem se expressar ou até mesmo falar o que de fato os aborrecem, podendo sofrer bullying nas escolas chegando até a uma agressão física. Acontece, que a “dor” pode tomar  uma proporção maior, deixando algumas sequelas, podendo levar a uma depressão ou até mesmo ao suicídio.

4º Não incentive brincadeiras de “mau gosto” –

Muitos pais, no momento de lazer com os seus filhos, acabam cometendo brincadeiras físicas de forma violenta, hostil e provocativa. Alguns chegam a agredir verbalmente a criança/adolescente, acreditando que assim, poderão forjar uma personalidade mais “forte”, o que não é verdade, pois tal atitude é constrangedora e invasiva, no que pode provocar traumas emocionais.

5º Ensine o respeito ao próximo –

No início do ano, na volta às aulas, as crianças/adolescentes, sentem-se eufóricos e ansiosos por conhecer a escola nova, os amigos e professores. É uma mistura de alegria e medo ao mesmo tempo. O novo pode despertar inúmeras reações emocionais, tanto positiva quanto negativa e é o papel dos pais orientar seus filhos nesse processo, principalmente, incentivá-los o respeito ao próximo e ao novo. 

Os valores de cumplicidade devem ser praticados em casa e aplicados onde quer que estejam.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

STF julga liberação de crininosas para prender manifestantes de 8 de janeiro

Vão soltar criminosas para sobrar lugar para prender senhoras que se manifestavam dentro da constituição e acreditaram em um capitão e alguns generais

As críticas do New York Times a Moraes

O jornal norte-americano New York Times voltou a falar sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma reportagem publicada neste domingo, 22,...

5 depredações da esquerda contra o patrimônio público

“Nunca vocês leram alguma notícia sobre um movimento ou partido de esquerda invadir o Congresso Nacional, a Suprema Corte ou o Palácio do Planalto”,...

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...
- PUBLICIDADE -