InícioSaúde"Dengue em 2023: O Enigma dos Casos Desaparecidos e a Epidemia que...

“Dengue em 2023: O Enigma dos Casos Desaparecidos e a Epidemia que Surpreendeu a Todos!”

"Descubra o Mistério por Trás do Desaparecimento dos Casos de Dengue durante a Pandemia! O que Realmente Aconteceu?"

- continua após a publicidade -

“Descubra o Mistério por Trás do Desaparecimento dos Casos de Dengue durante a Pandemia! O que Realmente Aconteceu?”

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

Resumo: A pandemia trouxe um fenômeno inusitado: os casos de dengue praticamente zeraram. Mas será que foram diagnosticados como COVID-19 ou a COVID-19 matou a dengue? Em 2023, o Brasil já soma mais de mil mortos pela doença, com mais de 24 mil casos graves registrados até novembro. Descubra os detalhes por trás desse cenário surpreendente!

foto arquivo

Matéria Completa: Durante a pandemia, uma curiosa reviravolta ocorreu nos registros de casos de dengue, deixando muitos se perguntando: onde foram parar os casos dessa doença que costumava assombrar a população? A atualização do Ministério da Saúde revela que, ao contrário das expectativas, 2023 já soma mais de mil mortos pela dengue no Brasil.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alerta que a incidência global de dengue tem escalonado nas últimas décadas, e no Brasil, a situação não é diferente. O Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde destaca 1,6 milhão de casos prováveis de dengue e 24.109 casos de dengue grave e dengue com sinais de alarme até novembro.

O calor intenso e as pancadas de chuva, características do período de dezembro a meados de maio, favorecem a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A falta de saneamento básico e a vulnerabilidade hídrica contribuem para o aumento desses criadouros, alerta a coordenadora de Biomedicina da Estácio, Alexandra Gazzoni, PhD em Microbiologia e Bacteriologia.

Alexandra destaca a importância de medidas preventivas, como evitar o acúmulo de água parada e manter ambientes limpos. Os sintomas da dengue, semelhantes aos da febre Chikungunya e do vírus Zika, incluem febre, mal-estar, dor muscular, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

O tratamento das arboviroses consiste em hidratação e medicamentos para alívio dos sintomas, prescritos por médicos. A especialista ressalta a aprovação da vacina da dengue contra os quatro sorotipos da doença pela Anvisa, com previsão de disponibilidade no SUS em meados de 2024.

“Proteja-se e informe-se! A saúde é um bem precioso, e juntos podemos superar desafios. Fique por dentro das notícias que impactam nossa comunidade e tome medidas para um futuro mais saudável.”

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -