InícioSaúdeDengue Alcança Números Alarmantes com Mais de 5.200 Mortes em 2024

Dengue Alcança Números Alarmantes com Mais de 5.200 Mortes em 2024

Ribeirão Preto também enfrenta o pior surto de dengue da sua história, com 40.491 casos confirmados até agora

- continua após a publicidade -

Estado de São Paulo é o mais afetado, com mais de 2 milhões de casos e 1.631 mortes confirmadas


A epidemia de dengue em 2024 já é considerada a pior da história do Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, o país já ultrapassou 6,5 milhões de casos e mais de 5.200 mortes em decorrência da doença. Com 6.498.768 contágios e 5.204 óbitos confirmados, outros 2.032 ainda estão sob investigação. A taxa de incidência nacional é de 3.200,4 casos para cada 100 mil habitantes, muito acima do limite de 300 que caracteriza uma epidemia.

Epidemia em Números

O ano de 2024 bateu recordes em comparação com os dados históricos. O número de casos já ultrapassou em 291,77% os registrados em 2023, que somou 1.658.816. A previsão inicial do Ministério da Saúde era de 4,2 milhões de ocorrências para este ano, mas os números foram drasticamente superiores, consolidando a epidemia mais grave desde 2000.

A taxa de letalidade geral está em 0,08%, e entre os casos graves, a mortalidade atinge 5,39%. A faixa etária mais afetada é a de 20 a 29 anos, com 1.191.331 ocorrências, seguida pelos grupos de 30 a 39 anos e 40 a 49 anos. As mulheres representam 55% dos casos prováveis, enquanto os homens somam 45%.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

São Paulo: O Epicentro da Epidemia

O estado de São Paulo concentra o maior número de casos de dengue no país, com 2.098.256 infecções confirmadas e 1.631 mortes. A situação é crítica, com 24.746 casos graves e com sinais de alerta. O estado já declarou situação de emergência, ao ultrapassar o limite de 300 casos por 100 mil habitantes.

Cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, estão localizados dentro das residências, o que evidencia a necessidade de ações mais efetivas de combate à proliferação do vetor.

Situação em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto também enfrenta o pior surto de dengue da sua história, com 40.491 casos confirmados até agora, um aumento de 15,55% em relação ao recorde anterior, que era de 35.043 casos em 2016. Além disso, o número de mortes associadas à dengue na cidade chegou a 10, com 15 outros óbitos ainda sendo investigados.

Este aumento significativo nos casos reflete o padrão de todo o estado de São Paulo e coloca Ribeirão Preto em uma situação de alerta máximo. Em comparação com 2023, o município registrou um aumento de 229,14% nas ocorrências, somando 28.189 novos casos em relação ao ano anterior.

O que Pode Ser Feito?

Com o agravamento da epidemia, as autoridades reforçam a importância de medidas de prevenção, como eliminar locais que possam servir de criadouros para o mosquito, principalmente dentro das residências. A conscientização da população e a intensificação das campanhas de combate ao Aedes aegypti são essenciais para frear o avanço da doença.

A população também é orientada a procurar atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, dores no corpo, náuseas, manchas vermelhas na pele e sinais de desidratação. Em casos mais graves, pode haver hemorragias, queda de pressão e comprometimento dos órgãos, o que demanda tratamento imediato.


A epidemia de dengue em 2024 está exigindo respostas rápidas e eficazes de governos e cidadãos. Enquanto os casos continuam a crescer, a prevenção é a principal arma contra essa doença que já tirou milhares de vidas no Brasil.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

POW Festival recebe a final do projeto “School of Rock Batalha de Bandas”

Apresentações dos grupos acontecem no dia 19 de outubro e integram a programação do festival de criatividade, que será realizado no espaço A Fábrica,...

Otimismo marca os preparativos no comércio de Ribeirão Preto para o Dia das Crianças

Levantamento da Acirp aponta que quase metade dos comerciantes tem expectativa de aumento nas vendas Os comerciantes de Ribeirão Preto estão otimistas com as vendas...

Cores e texturas: conheça o que é tendência na 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto

Composições de paredes e tetos conferem sofisticação e aconchego aos ambientes da mostra, disponível para visitação até o dia 20 de outubro  Cores e texturas...

🌪️ “Pânico na Flórida: Furacão Milton se aproxima com ventos devastadores! 💨😱”

Furacão Milton se aproxima com ventos devastadores "Moradores abandonam casas e supermercados ficam vazios! Evacuação em massa!" Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão,...

Associação Comercial de Ribeirão Preto Critica Desperdício de Recursos Públicos em Nova Sede da Prefeitura

Decisão unilateral da Prefeitura de construir um novo Centro Administrativo sem diálogo com a população gera repúdio e acusações de falta de planejamento. Matéria:A Associação...
- PUBLICIDADE -