InícioSaúdeDelinquência e violência juvenil são temas de evento internacional em Ribeirão Preto

Delinquência e violência juvenil são temas de evento internacional em Ribeirão Preto

Psicólogo forense da Universidade de Barcelona vem ao Brasil para apresentar sua pesquisa no evento, na próxima quarta (30), na US

- continua após a publicidade -

O Seminário Internacional Sobre Delinquência Juvenil vai reunir em Ribeirão Preto, na próxima quarta-feira (30) conceituados estudiosos, que apresentarão suas recentes pesquisas dentro de um tema comum: os riscos e as possibilidades apresentadas ao jovem nos tempos de hoje.

O evento ocorrerá no auditório da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto, das 8h às 17h. Esta será a 13ª edição do Seminário, que a cada ano traz especialistas dos mais diversos países para a rara oportunidade da troca de conhecimentos, além de uma significativa aproximação entre a comunidade científica e a sociedade. Participam acadêmicos e profissionais que atuam em áreas muito diversas, embora trabalhem com o mesmo público: juristas, psicólogos, assistentes sociais e professores que lidam no dia a dia com a criança e o adolescente.  

De Barcelona, Espanha, virá Antonio Cano Martin. Ele é docente da disciplina ‘Delinquência Juvenil e Justiça Juvenil’, do curso de mestrado em Psicologia Forense e Criminal, da Universidade de Barcelona, e também é psicólogo da Direção Geral de Execução Penal na Comunidade e Justiça Juvenil do Departamento de Justiça da Catalunya, Espanha. O estudioso, que vem ao Brasil especialmente para palestrar no evento, falará sobre “A delinquência e a violência juvenil: reflexões e estratégias de intervenção”.

Com pesquisas destacadas em publicações científicas das mais diversas, Valéria Cristina de Oliveira apresenta seus estudos sobre um tema atual e da maior relevância na formação dos jovens: a desigualdade escolar. No seminário, ela abordará “Violência em contexto escolar: os efeitos do lugar e o papel da escola”. Valéria é doutora em Sociologia, professora adjunta do departamento de Ciências Aplicadas à Educação, da Faculdade de Educação da UFMG, membro do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) e do Núcleo de Pesquisas em Desigualdades Escolares (NUPEDE).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em seguida duas psicólogas mestrandas e membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP), da FFCLRP/USP apresentarão os resultados da pesquisa “Adolescentes brasileiros: envolvimento em situações de violência como agressores e como vítimas e padrões de uso de substâncias psicoativas”.

O evento segue com uma série de workshops de profissionais que ocupam importantes cargos relacionados à medida socioeducativa. Como Gustavo Pinto Vilar (perito em informática forense, que falará sobre os riscos do uso da internet por adolescentes), Lavínia Lupy Vieira Fonseca (juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal), Bárbara Macêdo (também do DF, que apresentará um importante projeto piloto, com base científica em um programa de Liberdade Assistida).

Finalizando os workshops, os acadêmicos André Luís Gonçalves e Fernanda Simplício Cardoso apresentam “Para além da delinquência: construindo laços e rompendo estereótipos com a juventude em cumprimento com as medidas socioeducativas”. Trata-se de um importante trabalho de extensão, envolvendo a comunidade e alunos de Direito e Psicologia da PUC-Minas, um trabalho que integra academia e comunidade, pois além de formar o aluno presta relevantes serviços à comunidade.

O evento é gratuito e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ocsamc@ig.com.br ou pelos telefones (16) 3622-4830 e (16) 99142-7505 (Edileuza).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Governo Lula Suspende ou Encerra Mais de 57 mil Benefícios do INSS

Essas ações de monitoramento resultaram em um impacto financeiro de R$ 750,85 milhões, referentes a pagamentos. Isso inclui bloqueio de crédito, suspensão ou cessação de benefícios.

BC Aperfeiçoa Segurança do Pix e Define Data para Pix Automático

Para pagadores, o Pix Automático oferece uma forma de pagamento recorrente sem necessidade de autenticação a cada transação, mediante autorização prévia.

Educação de SP divulga datas do Provão Paulista Seriado 2024

Para a 3ª série do Ensino Médio, a prova que dá acesso direto ao ensino superior será aplicada em 30 e 31 de outubro; Saresp para Ensino Fundamental também tem datas definidas

Após 12 Anos, BNDES Abre Concurso para Nível Superior com Cotas para Pessoas Negras e PcD

Este concurso oferece 150 vagas imediatas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. O edital foi publicado nesta segunda-feira, 22 de julho, no Diário Oficial da União e está

Nipah: Causas e Sintomas do Vírus Sem Cura com Potencial Pandêmico

Não há tratamentos específicos ou vacinas para o vírus Nipah. O protocolo atual para os infectados é controlar os sintomas, como convulsões e pneumonia.
- PUBLICIDADE -