InícioSaúdeDelinquência e violência juvenil são temas de evento internacional em Ribeirão Preto

Delinquência e violência juvenil são temas de evento internacional em Ribeirão Preto

Psicólogo forense da Universidade de Barcelona vem ao Brasil para apresentar sua pesquisa no evento, na próxima quarta (30), na US

- continua após a publicidade -

O Seminário Internacional Sobre Delinquência Juvenil vai reunir em Ribeirão Preto, na próxima quarta-feira (30) conceituados estudiosos, que apresentarão suas recentes pesquisas dentro de um tema comum: os riscos e as possibilidades apresentadas ao jovem nos tempos de hoje.

O evento ocorrerá no auditório da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto, das 8h às 17h. Esta será a 13ª edição do Seminário, que a cada ano traz especialistas dos mais diversos países para a rara oportunidade da troca de conhecimentos, além de uma significativa aproximação entre a comunidade científica e a sociedade. Participam acadêmicos e profissionais que atuam em áreas muito diversas, embora trabalhem com o mesmo público: juristas, psicólogos, assistentes sociais e professores que lidam no dia a dia com a criança e o adolescente.  

De Barcelona, Espanha, virá Antonio Cano Martin. Ele é docente da disciplina ‘Delinquência Juvenil e Justiça Juvenil’, do curso de mestrado em Psicologia Forense e Criminal, da Universidade de Barcelona, e também é psicólogo da Direção Geral de Execução Penal na Comunidade e Justiça Juvenil do Departamento de Justiça da Catalunya, Espanha. O estudioso, que vem ao Brasil especialmente para palestrar no evento, falará sobre “A delinquência e a violência juvenil: reflexões e estratégias de intervenção”.

Com pesquisas destacadas em publicações científicas das mais diversas, Valéria Cristina de Oliveira apresenta seus estudos sobre um tema atual e da maior relevância na formação dos jovens: a desigualdade escolar. No seminário, ela abordará “Violência em contexto escolar: os efeitos do lugar e o papel da escola”. Valéria é doutora em Sociologia, professora adjunta do departamento de Ciências Aplicadas à Educação, da Faculdade de Educação da UFMG, membro do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) e do Núcleo de Pesquisas em Desigualdades Escolares (NUPEDE).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em seguida duas psicólogas mestrandas e membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP), da FFCLRP/USP apresentarão os resultados da pesquisa “Adolescentes brasileiros: envolvimento em situações de violência como agressores e como vítimas e padrões de uso de substâncias psicoativas”.

O evento segue com uma série de workshops de profissionais que ocupam importantes cargos relacionados à medida socioeducativa. Como Gustavo Pinto Vilar (perito em informática forense, que falará sobre os riscos do uso da internet por adolescentes), Lavínia Lupy Vieira Fonseca (juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal), Bárbara Macêdo (também do DF, que apresentará um importante projeto piloto, com base científica em um programa de Liberdade Assistida).

Finalizando os workshops, os acadêmicos André Luís Gonçalves e Fernanda Simplício Cardoso apresentam “Para além da delinquência: construindo laços e rompendo estereótipos com a juventude em cumprimento com as medidas socioeducativas”. Trata-se de um importante trabalho de extensão, envolvendo a comunidade e alunos de Direito e Psicologia da PUC-Minas, um trabalho que integra academia e comunidade, pois além de formar o aluno presta relevantes serviços à comunidade.

O evento é gratuito e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ocsamc@ig.com.br ou pelos telefones (16) 3622-4830 e (16) 99142-7505 (Edileuza).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -