A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará para a população, a partir desta quarta-feira, 1º de abril, o Polo Novo Coronavírus (Covid-19), que prestará atendimento médico e pediátrico 24 horas, exclusivo para pacientes com queixas respiratórias e febre – principais sintomas da doença – para evitar exposição a outras pessoas.
O polo funcionará como centro específico de atendimento de pacientes com sintomas da doença e funcionará da seguinte forma: quando o paciente não apresentar sintomas ou tiver sintomas leves, será encaminhado para a ala comum.
Os pacientes mais sintomáticos seguirão imediatamente para a ala de isolamento (UPA), de máscara, onde receberão todos os cuidados, medicação, liberação para casa ou, se o caso for grave, internação imediata.
“O foco é atender e liberar o paciente o mais rápido possível, sem expô-lo com outras pessoas, diminuindo assim a exposição e contato com outros doentes. 80% dos casos são classificados como leves e têm como conduta medicação via oral, em casa e isolamento social”, explica o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.
A estrutura do Polo Covid-19 seguirá as recomendações previstas no protocolo de atendimento médico Covid-19 do Ministério da Saúde.
Principais Medidas de Prevenção para o Coronavírus (COVID-19):
Essas são as principais recomendações para diminuição do risco de transmissão do COVID-19, mas desde que sejam realizadas sempre:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar álcool gel 70%.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Evitar contato próximo com pessoas doentes.
Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Manter o ambiente limpo e arejado.
Evitar aglomerações ou locais com muitas pessoas.
Manter sempre que possível a distância de pelo menos dois metros de qualquer pessoa em ambientes coletivos.
Seguir todas as orientações das autoridades públicas quanto à restrição de movimentação e contato com outras pessoas.
Quando as atividades escolares estiverem suspensas, as crianças deverão
permanecer em casa, ou seja, não frequentar outras áreas coletivas.