InícioSaúdeCoronavírus: Escolas municipais de Ribeirão Preto, terão aulas suspensas a partir do...

Coronavírus: Escolas municipais de Ribeirão Preto, terão aulas suspensas a partir do dia 23

A prefeitura também recomenda que as escolas da rede particular, ligadas ao Sistema Municipal de Ensino, sigam os mesmos procedimentos.

- continua após a publicidade -

Na manhã deste domingo, o prefeito de Ribeirão Preto Duarte Nogueira, acompanhado dos secretários da Saúde, Sandro Scarpelini, Educação, Felipe Elias Miguel e do representante da Fiocruz, Dr. Rodrigo Stabeli, anunciou novas medidas para a prevenção do coronavírus (Covid-19) na cidade de Ribeirão Preto.

“Não há nenhum caso confirmado em Ribeirão Preto. Dos 30 casos notificados, 13 já foram descartados e 17 aguardam os exames que estão sendo realizados pelo Instituto Adolfo Lutz”, comunicou.

foto ABIN

Entre as medidas anunciadas, que seguem as diretrizes dos governos federal e estadual, está a preparação das equipes gestoras, professores, alunos e pais para o período de suspenção das aulas na rede municipal de ensino e recomendação de eventos com mais de 500 pessoas. Foi determinado também que o secretário Sandro Scarpelini é o único representante do governo municipal para falar sobre o coronavírus.

Antes do anúncio, uma reunião entre a Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto, o Conselho Municipal de Educação, a Associação dos Profissionais de Ensino de Ribeirão Preto e o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis estabeleceram diretrizes e recomendações à rede municipal de educação, às escolas particulares de educação infantil e à rede conveniada de educação infantil de Ribeirão Preto.

foto internet

As ações tomadas levam em consideração a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Pandemia por coronavírus e considerando a necessidade de ações preventivas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Desta forma ficou decidido que entre os dias 16 a 20 de março, será realizado um trabalho de conscientização junto a equipe gestora do município, aos professores, pais e alunos para o reforço dos protocolos de higiene e orientações pedagógicas para o período de suspensão das atividades pedagógicas presenciais.

A suspensão das aulas da Rede Municipal de Educação e escolas de Educação Infantil será a partir do dia 23 de março, sem prejuízo ao Calendário Escolar, uma vez que serão elaboradas e executadas atividades pedagógicas alternativas para esta situação.

Foto divulgação

A prefeitura também recomenda que as escolas de Educação Infantil da rede particular, ligadas ao Sistema Municipal de Ensino, sigam os mesmos procedimentos. Neste período, as secretarias das unidades escolares manterão o atendimento ao público das 10h às 15h.

“As medidas possuem o propósito de prevenção. Somente na rede municipal temos cerca de 47 mil alunos em 108 escolas e como a rede estadual, que possui 82 escolas e número semelhante de alunos, iremos fazer um planejamento para seguir a mesma linha de ação do estado e adotar as medidas de prevenção”, explicou Felipe.

Em relação a eventos com mais de 500 pessoas, a recomendação é de que sejam evitados, por uma questão de prevenção, já que a cidade não apresenta nenhum caso positivo para a doenca.

“Queremos retardar o máximo possível o surgimento dos casos em nossa cidade, que ainda não possui nenhum caso confirmado”, disse Duarte Nogueira.

Foto arquivo

“Em relação aos serviços oferecidos pelo Poupatempo, nossa orientação é de que sejam utilizados os serviços via online e que só comparecerem ao local se necessitarem retirar algum documento ou realizar atendimento presencial”, concluiu.

Casos suspeitos
Ribeirão Preto possui até o momento 30 casos notificados, com 13 descartados e 17 aguardando a contra prova realizada pelo do Instituto Adolfo Lutz. O Departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto acompanha diariamente os casos notificados, por meio de contato telefônico para monitorar o estado clínico dos pacientes e, se for o caso, realizar o atendimento domiciliar.

A partir desta segunda-feira, dia 16 de março, a Secretaria da Saúde irá emitir um boletim com todas as informações sobre a situação do coronavírus em Ribeirão Preto.

“Será no final da tarde, pois essas informações podem mudar rapidamente. Se por ventura sair algum resultado antes, me comprometo a passar para todos fora deste horário para não gerar expectativas negativas”, falou Sandro.

Protocolo de enfrentamento
O protocolo municipal de enfrentamento ao coronavírus está disponível no site .

Alerta mundial: tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...

Lula quer endurecer penas para crimes ‘contra a democracia’

O Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha em uma proposta para endurecer as punições para crimes “contra a democracia”. O projeto, ainda a...

Lula nomeia novo comandante do Exército; Saiba quem é o General Tomás

O governo federal anunciou na tarde deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é novo comandante do Exército. O ex-comandante Militar...

General demitido por Lula reúne Alto Comando do Exército

Objetivo é anunciar a decisão do presidente de demiti-lo
- PUBLICIDADE -