InícioSaúdeCoronavírus: Escolas municipais de Ribeirão Preto, terão aulas suspensas a partir do...

Coronavírus: Escolas municipais de Ribeirão Preto, terão aulas suspensas a partir do dia 23

A prefeitura também recomenda que as escolas da rede particular, ligadas ao Sistema Municipal de Ensino, sigam os mesmos procedimentos.

- continua após a publicidade -

Na manhã deste domingo, o prefeito de Ribeirão Preto Duarte Nogueira, acompanhado dos secretários da Saúde, Sandro Scarpelini, Educação, Felipe Elias Miguel e do representante da Fiocruz, Dr. Rodrigo Stabeli, anunciou novas medidas para a prevenção do coronavírus (Covid-19) na cidade de Ribeirão Preto.

“Não há nenhum caso confirmado em Ribeirão Preto. Dos 30 casos notificados, 13 já foram descartados e 17 aguardam os exames que estão sendo realizados pelo Instituto Adolfo Lutz”, comunicou.

foto ABIN

Entre as medidas anunciadas, que seguem as diretrizes dos governos federal e estadual, está a preparação das equipes gestoras, professores, alunos e pais para o período de suspenção das aulas na rede municipal de ensino e recomendação de eventos com mais de 500 pessoas. Foi determinado também que o secretário Sandro Scarpelini é o único representante do governo municipal para falar sobre o coronavírus.

Antes do anúncio, uma reunião entre a Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto, o Conselho Municipal de Educação, a Associação dos Profissionais de Ensino de Ribeirão Preto e o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis estabeleceram diretrizes e recomendações à rede municipal de educação, às escolas particulares de educação infantil e à rede conveniada de educação infantil de Ribeirão Preto.

foto internet

As ações tomadas levam em consideração a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Pandemia por coronavírus e considerando a necessidade de ações preventivas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Desta forma ficou decidido que entre os dias 16 a 20 de março, será realizado um trabalho de conscientização junto a equipe gestora do município, aos professores, pais e alunos para o reforço dos protocolos de higiene e orientações pedagógicas para o período de suspensão das atividades pedagógicas presenciais.

A suspensão das aulas da Rede Municipal de Educação e escolas de Educação Infantil será a partir do dia 23 de março, sem prejuízo ao Calendário Escolar, uma vez que serão elaboradas e executadas atividades pedagógicas alternativas para esta situação.

Foto divulgação

A prefeitura também recomenda que as escolas de Educação Infantil da rede particular, ligadas ao Sistema Municipal de Ensino, sigam os mesmos procedimentos. Neste período, as secretarias das unidades escolares manterão o atendimento ao público das 10h às 15h.

“As medidas possuem o propósito de prevenção. Somente na rede municipal temos cerca de 47 mil alunos em 108 escolas e como a rede estadual, que possui 82 escolas e número semelhante de alunos, iremos fazer um planejamento para seguir a mesma linha de ação do estado e adotar as medidas de prevenção”, explicou Felipe.

Em relação a eventos com mais de 500 pessoas, a recomendação é de que sejam evitados, por uma questão de prevenção, já que a cidade não apresenta nenhum caso positivo para a doenca.

“Queremos retardar o máximo possível o surgimento dos casos em nossa cidade, que ainda não possui nenhum caso confirmado”, disse Duarte Nogueira.

Foto arquivo

“Em relação aos serviços oferecidos pelo Poupatempo, nossa orientação é de que sejam utilizados os serviços via online e que só comparecerem ao local se necessitarem retirar algum documento ou realizar atendimento presencial”, concluiu.

Casos suspeitos
Ribeirão Preto possui até o momento 30 casos notificados, com 13 descartados e 17 aguardando a contra prova realizada pelo do Instituto Adolfo Lutz. O Departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto acompanha diariamente os casos notificados, por meio de contato telefônico para monitorar o estado clínico dos pacientes e, se for o caso, realizar o atendimento domiciliar.

A partir desta segunda-feira, dia 16 de março, a Secretaria da Saúde irá emitir um boletim com todas as informações sobre a situação do coronavírus em Ribeirão Preto.

“Será no final da tarde, pois essas informações podem mudar rapidamente. Se por ventura sair algum resultado antes, me comprometo a passar para todos fora deste horário para não gerar expectativas negativas”, falou Sandro.

Protocolo de enfrentamento
O protocolo municipal de enfrentamento ao coronavírus está disponível no site .

Alerta mundial: tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

SP distribui mais de 215 mil garrafas de água para amenizar efeitos das queimadas em municípios

Em Ribeirão Ação do Fundo Social de São Paulo atua em cidades com estado de emergência decretado e visa garantir hidratação para famílias vulneráveis O...

Cineasta Marcos Jorge participa de roda de conversa naMostra Literária em Ribeirão Preto neste sábado (21)

Após exibição do longa “Estômago”, premiado internacionalmente e considerado um dos melhores filmes brasileiros pela Abraccine, o diretor Marcos Jorge conversa com o público...

Empresário Maurílio Biagi Filho é o convidado do próximo Mentoring de Ribeirão Preto

Encontro exclusivo para filiados está marcado para o dia 19 de setembro, na Casa da Memória Italiana Formar uma nova geração de empreendedores, que esteja...

Projeto Saci Pererê Cultural dá início à entrega de materiais e uniformes

Oficinas culturais são gratuitas e acontecem nos Centros Culturais Campos Elíseos, Palace, Embaixadores, e na Sala Clara Cauchick; projeto atende cerca de 250 alunos Alunos...

Projeto Água Vida visita Ribeirão Preto para plantar árvores após incêndio florestal

Iniciativa do ambientalista e fotógrafo Mário Barila ajudará na instalação de viveiro na APAE com a doação de mudas de árvore frutífera e insumos O Projeto...
- PUBLICIDADE -