InícioSaúdeCoronavírus: Escolas municipais de Ribeirão Preto, terão aulas suspensas a partir do...

Coronavírus: Escolas municipais de Ribeirão Preto, terão aulas suspensas a partir do dia 23

A prefeitura também recomenda que as escolas da rede particular, ligadas ao Sistema Municipal de Ensino, sigam os mesmos procedimentos.

- continua após a publicidade -

Na manhã deste domingo, o prefeito de Ribeirão Preto Duarte Nogueira, acompanhado dos secretários da Saúde, Sandro Scarpelini, Educação, Felipe Elias Miguel e do representante da Fiocruz, Dr. Rodrigo Stabeli, anunciou novas medidas para a prevenção do coronavírus (Covid-19) na cidade de Ribeirão Preto.

“Não há nenhum caso confirmado em Ribeirão Preto. Dos 30 casos notificados, 13 já foram descartados e 17 aguardam os exames que estão sendo realizados pelo Instituto Adolfo Lutz”, comunicou.

foto ABIN

Entre as medidas anunciadas, que seguem as diretrizes dos governos federal e estadual, está a preparação das equipes gestoras, professores, alunos e pais para o período de suspenção das aulas na rede municipal de ensino e recomendação de eventos com mais de 500 pessoas. Foi determinado também que o secretário Sandro Scarpelini é o único representante do governo municipal para falar sobre o coronavírus.

Antes do anúncio, uma reunião entre a Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto, o Conselho Municipal de Educação, a Associação dos Profissionais de Ensino de Ribeirão Preto e o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis estabeleceram diretrizes e recomendações à rede municipal de educação, às escolas particulares de educação infantil e à rede conveniada de educação infantil de Ribeirão Preto.

foto internet

As ações tomadas levam em consideração a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Pandemia por coronavírus e considerando a necessidade de ações preventivas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Desta forma ficou decidido que entre os dias 16 a 20 de março, será realizado um trabalho de conscientização junto a equipe gestora do município, aos professores, pais e alunos para o reforço dos protocolos de higiene e orientações pedagógicas para o período de suspensão das atividades pedagógicas presenciais.

A suspensão das aulas da Rede Municipal de Educação e escolas de Educação Infantil será a partir do dia 23 de março, sem prejuízo ao Calendário Escolar, uma vez que serão elaboradas e executadas atividades pedagógicas alternativas para esta situação.

Foto divulgação

A prefeitura também recomenda que as escolas de Educação Infantil da rede particular, ligadas ao Sistema Municipal de Ensino, sigam os mesmos procedimentos. Neste período, as secretarias das unidades escolares manterão o atendimento ao público das 10h às 15h.

“As medidas possuem o propósito de prevenção. Somente na rede municipal temos cerca de 47 mil alunos em 108 escolas e como a rede estadual, que possui 82 escolas e número semelhante de alunos, iremos fazer um planejamento para seguir a mesma linha de ação do estado e adotar as medidas de prevenção”, explicou Felipe.

Em relação a eventos com mais de 500 pessoas, a recomendação é de que sejam evitados, por uma questão de prevenção, já que a cidade não apresenta nenhum caso positivo para a doenca.

“Queremos retardar o máximo possível o surgimento dos casos em nossa cidade, que ainda não possui nenhum caso confirmado”, disse Duarte Nogueira.

Foto arquivo

“Em relação aos serviços oferecidos pelo Poupatempo, nossa orientação é de que sejam utilizados os serviços via online e que só comparecerem ao local se necessitarem retirar algum documento ou realizar atendimento presencial”, concluiu.

Casos suspeitos
Ribeirão Preto possui até o momento 30 casos notificados, com 13 descartados e 17 aguardando a contra prova realizada pelo do Instituto Adolfo Lutz. O Departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto acompanha diariamente os casos notificados, por meio de contato telefônico para monitorar o estado clínico dos pacientes e, se for o caso, realizar o atendimento domiciliar.

A partir desta segunda-feira, dia 16 de março, a Secretaria da Saúde irá emitir um boletim com todas as informações sobre a situação do coronavírus em Ribeirão Preto.

“Será no final da tarde, pois essas informações podem mudar rapidamente. Se por ventura sair algum resultado antes, me comprometo a passar para todos fora deste horário para não gerar expectativas negativas”, falou Sandro.

Protocolo de enfrentamento
O protocolo municipal de enfrentamento ao coronavírus está disponível no site .

Alerta mundial: tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Adiada, Festa do Peão de Barretos terá edição especial virtual com rodeios e shows em agosto

De 25 a 29 de agosto, através do seu canal no Youtube, evento confirma provas, rodeio e shows

Em Ribeirão transmite Virada Cultural Solidária de RP

24 horas de apresentações ao vivo em prol da solidariedade neste fim de semana, com transmissão pelo Facebook em Ribeirão a partir das 20 horas. Participe e compartilhe.

Olimpíada de Tóquio tem abertura oficial nesta sexta-feira

Após o adiamento de um ano por causa da pandemia da covid-19 e ameaças de cancelamento, a 32ª edição da Olimpíada de verão ter á a abertura oficial

Coronavirus: Metade da população de Ribeirão Preto já tomou a 1ª dose

Segundo o Vacinômetro do governo estadual, 362.517 moradores já receberam a primeira aplicação do imunizante, equivalente a 50,92%.

As obras da campanha pararam e não tem data para reiniciarem

O "corredor" rescinde contrato de viadutos, túnel e corredores de ônibus,e deixa comerciantes em pânico
- PUBLICIDADE -