InícioSaúdeConsultas, exames e carteira de vacinação poderão ser consultados pela internet

Consultas, exames e carteira de vacinação poderão ser consultados pela internet

- continua após a publicidade -

Nesta quinta-feira, 25 de maio, às 17h, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, irão apresentar, no Palácio Rio Branco, o programa “Saúde Digital”, sistema que permite aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a consulta a informações sobre agendamentos, exames e vacinas.

O novo recurso permitirá o acesso, com facilidade e rapidez, ao agendamento de consultas, ao andamento exames médicos (se estão prontos e disponíveis nos postos) e ao calendário de vacinas, já tomadas, futuras e em atraso, além de atualização do cadastro do paciente no sistema. A Coderp já está desenvolvendo também um aplicativo para consultas em telefones celulares.

O processo é simples e eficaz, explica o chefe da Divisão de Informática da Secretaria Municipal de Saúde, Mauro Peixoto.

“Basta ter em mãos o número do cartão nacional de saúde e do Hygia. Inseridos no sistema, automaticamente é solicitado que o usuário informe seu e-mail, para onde uma senha gerada é enviada. De posse da senha, basta inseri-la no sistema.”

O profissional de informática explica ainda que a cada acesso, é criada uma nova senha, que expira em cinco minutos, recurso que garante a segurança do programa.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De acordo com o secretário da saúde, Sandro Scarpelini, a ferramenta foi testada e aprovada e oferece diversas vantagens aos usuários.

“A partir de agora, o paciente terá acesso a informações em tempo real, o que evita o deslocamento de casa aos postos de saúde, por exemplo, para saber dia e horário de consulta. Proporciona comodidade e praticidade. Quando o paciente já dispõe da informação sobre seu exame, se está pronto e disponível no posto de saúde, poderá imediatamente solicitar o agendamento do retorno ao médico.”

O secretário aponta outros benefícios, como o acesso rápido às informações, que ajudam a diminuir o número de faltas em consultas, além de desafogar as unidades, gerando eficácia e eficiência no serviço público de saúde.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira diz ser esse o caminho para melhorar a qualidade do atendimento à população.

“Os pacientes poderão consultar de forma rápida a situação de seu tratamento e, assim não precisará ir a unidades de saúde em busca de informações. O novo sistema também reduzirá o número de faltas a consultas médicas. A tecnologia nos permite evoluir ainda mais”, disse o prefeito.

Duarte Nogueira quer que este seja apenas o primeiro passo na melhoria do atendimento na saúde.

“Em breve poderemos oferecer mais recursos, como a disponibilização de resultados de exames para impressão, entre outras facilidades, como já acontece no sistema privado de saúde”.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

📱 Ladrão Fugitivo Envolvido em Série de Roubos de iPhones em SP: Descubra o Golpe Inacreditável! 😱

🚨 Falsidade e Crimes: Saiba Como Ele Enganou Comerciantes e Fugiu da Justiça!Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal...

SP distribui mais de 215 mil garrafas de água para amenizar efeitos das queimadas em municípios

Em Ribeirão Ação do Fundo Social de São Paulo atua em cidades com estado de emergência decretado e visa garantir hidratação para famílias vulneráveis O...

Cineasta Marcos Jorge participa de roda de conversa naMostra Literária em Ribeirão Preto neste sábado (21)

Após exibição do longa “Estômago”, premiado internacionalmente e considerado um dos melhores filmes brasileiros pela Abraccine, o diretor Marcos Jorge conversa com o público...

Empresário Maurílio Biagi Filho é o convidado do próximo Mentoring de Ribeirão Preto

Encontro exclusivo para filiados está marcado para o dia 19 de setembro, na Casa da Memória Italiana Formar uma nova geração de empreendedores, que esteja...

Projeto Saci Pererê Cultural dá início à entrega de materiais e uniformes

Oficinas culturais são gratuitas e acontecem nos Centros Culturais Campos Elíseos, Palace, Embaixadores, e na Sala Clara Cauchick; projeto atende cerca de 250 alunos Alunos...
- PUBLICIDADE -