Início Saúde Consultas, exames e carteira de vacinação poderão ser consultados pela internet

Consultas, exames e carteira de vacinação poderão ser consultados pela internet

- continua após a publicidade -

Nesta quinta-feira, 25 de maio, às 17h, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, irão apresentar, no Palácio Rio Branco, o programa “Saúde Digital”, sistema que permite aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a consulta a informações sobre agendamentos, exames e vacinas.

O novo recurso permitirá o acesso, com facilidade e rapidez, ao agendamento de consultas, ao andamento exames médicos (se estão prontos e disponíveis nos postos) e ao calendário de vacinas, já tomadas, futuras e em atraso, além de atualização do cadastro do paciente no sistema. A Coderp já está desenvolvendo também um aplicativo para consultas em telefones celulares.

O processo é simples e eficaz, explica o chefe da Divisão de Informática da Secretaria Municipal de Saúde, Mauro Peixoto.

“Basta ter em mãos o número do cartão nacional de saúde e do Hygia. Inseridos no sistema, automaticamente é solicitado que o usuário informe seu e-mail, para onde uma senha gerada é enviada. De posse da senha, basta inseri-la no sistema.”

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O profissional de informática explica ainda que a cada acesso, é criada uma nova senha, que expira em cinco minutos, recurso que garante a segurança do programa.

De acordo com o secretário da saúde, Sandro Scarpelini, a ferramenta foi testada e aprovada e oferece diversas vantagens aos usuários.

“A partir de agora, o paciente terá acesso a informações em tempo real, o que evita o deslocamento de casa aos postos de saúde, por exemplo, para saber dia e horário de consulta. Proporciona comodidade e praticidade. Quando o paciente já dispõe da informação sobre seu exame, se está pronto e disponível no posto de saúde, poderá imediatamente solicitar o agendamento do retorno ao médico.”

O secretário aponta outros benefícios, como o acesso rápido às informações, que ajudam a diminuir o número de faltas em consultas, além de desafogar as unidades, gerando eficácia e eficiência no serviço público de saúde.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira diz ser esse o caminho para melhorar a qualidade do atendimento à população.

“Os pacientes poderão consultar de forma rápida a situação de seu tratamento e, assim não precisará ir a unidades de saúde em busca de informações. O novo sistema também reduzirá o número de faltas a consultas médicas. A tecnologia nos permite evoluir ainda mais”, disse o prefeito.

Duarte Nogueira quer que este seja apenas o primeiro passo na melhoria do atendimento na saúde.

“Em breve poderemos oferecer mais recursos, como a disponibilização de resultados de exames para impressão, entre outras facilidades, como já acontece no sistema privado de saúde”.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Após auxilio emergencial Bolsonaro cria renda cidadã para 2021

Bolsonaro confirma programa que vai substituir o Bolsa Família

Dia Mundial do Coração conscientiza população sobre problemas cardiovasculares

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Criada pela Federação Mundial do Coração com objetivo de conscientizar a população

Suicídio e depressão: questões individuais ou coletivas?

No entanto, quando a Organização Mundial da Saúde declara a depressão como o mal do século e as taxas de suicídio se elevam consideravelmente em épocas de crise e especialmente agora

Mesmo sem isolamento estado de SP completa 10 semanas queda de internações por coronavírus

Indicadores de saúde também apontam que os óbitos voltaram a diminuir, com queda de 16% em relação à semana anterior

Oficina educativa encerra programação mensal do Museu Casa de Portinari

Lúdicas, instrutivas e divertidas, as oficinas são ótimas ferramentas para ensinar conceitos básicos educacionais e sociais às crianças.