InícioSaúdeConsultas, exames e carteira de vacinação poderão ser consultados pela internet

Consultas, exames e carteira de vacinação poderão ser consultados pela internet

- continua após a publicidade -

Nesta quinta-feira, 25 de maio, às 17h, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, irão apresentar, no Palácio Rio Branco, o programa “Saúde Digital”, sistema que permite aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a consulta a informações sobre agendamentos, exames e vacinas.

O novo recurso permitirá o acesso, com facilidade e rapidez, ao agendamento de consultas, ao andamento exames médicos (se estão prontos e disponíveis nos postos) e ao calendário de vacinas, já tomadas, futuras e em atraso, além de atualização do cadastro do paciente no sistema. A Coderp já está desenvolvendo também um aplicativo para consultas em telefones celulares.

O processo é simples e eficaz, explica o chefe da Divisão de Informática da Secretaria Municipal de Saúde, Mauro Peixoto.

“Basta ter em mãos o número do cartão nacional de saúde e do Hygia. Inseridos no sistema, automaticamente é solicitado que o usuário informe seu e-mail, para onde uma senha gerada é enviada. De posse da senha, basta inseri-la no sistema.”

O profissional de informática explica ainda que a cada acesso, é criada uma nova senha, que expira em cinco minutos, recurso que garante a segurança do programa.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De acordo com o secretário da saúde, Sandro Scarpelini, a ferramenta foi testada e aprovada e oferece diversas vantagens aos usuários.

“A partir de agora, o paciente terá acesso a informações em tempo real, o que evita o deslocamento de casa aos postos de saúde, por exemplo, para saber dia e horário de consulta. Proporciona comodidade e praticidade. Quando o paciente já dispõe da informação sobre seu exame, se está pronto e disponível no posto de saúde, poderá imediatamente solicitar o agendamento do retorno ao médico.”

O secretário aponta outros benefícios, como o acesso rápido às informações, que ajudam a diminuir o número de faltas em consultas, além de desafogar as unidades, gerando eficácia e eficiência no serviço público de saúde.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira diz ser esse o caminho para melhorar a qualidade do atendimento à população.

“Os pacientes poderão consultar de forma rápida a situação de seu tratamento e, assim não precisará ir a unidades de saúde em busca de informações. O novo sistema também reduzirá o número de faltas a consultas médicas. A tecnologia nos permite evoluir ainda mais”, disse o prefeito.

Duarte Nogueira quer que este seja apenas o primeiro passo na melhoria do atendimento na saúde.

“Em breve poderemos oferecer mais recursos, como a disponibilização de resultados de exames para impressão, entre outras facilidades, como já acontece no sistema privado de saúde”.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...

Lula quer endurecer penas para crimes ‘contra a democracia’

O Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha em uma proposta para endurecer as punições para crimes “contra a democracia”. O projeto, ainda a...

Lula nomeia novo comandante do Exército; Saiba quem é o General Tomás

O governo federal anunciou na tarde deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é novo comandante do Exército. O ex-comandante Militar...

General demitido por Lula reúne Alto Comando do Exército

Objetivo é anunciar a decisão do presidente de demiti-lo
- PUBLICIDADE -