InícioSaúdeConhece o kefir? O superalimento é aliado da saúde e da dieta

Conhece o kefir? O superalimento é aliado da saúde e da dieta

- continua após a publicidade -

á ouviu falar dele? O kefir é uma bebida fermentada produzida a partir da ação dos micro-organismos presentes em seu próprio grão. Para produzi-lo é preciso submergir seus grãos em leite – geralmente uma colher de sopa em meio litro de leite de vaca, de cabra ou de ovelha – e deixar fermentar por aproximadamente 6 horas em temperatura ambiente.

“O resultado é uma bebida com uma textura um pouco mais suave do que a do iogurte e composta de bilhões dos mais variados tipos de lactobacilos, bifidobacterium e leveduras, fazendo dela um potente probiótico“, conta Letícia Fontes, nutróloga da Clínica MEI, em São Paulo.
Além disso, é fonte de minerais, vitaminas, aminoácidos essenciais e proteínas de fácil digestão.

Com tudo isso, não é de se espantar que sua lista de benefícios à saúde seja mesmo extensa.

Quase faz milagre:

“Seu consumo modula a imunidade, desinflama o intestino, melhora a densidade óssea, combate alergias, previne doenças respiratórias, auxilia no combate da candidíase, desintoxica o organismo e ainda contribui para o processo de emagrecimento”, enumera a especialista.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A recomendação é a ingestão de um copo médio ao dia, preferencialmente pela manhã – vale virar a bebida pura, batê-la com vitaminas, whey protein ou chá, misturá-la ao iogurte grego ou até usá-la para regar uma porção de frutas.

Lembrando que seu consumo também é indicado para quem sofre com diabetes por controlar os picos de insulina na corrente sanguínea”, diz Letícia.

O kefir também conhecidos como quefir, tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, kephir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi. O termo deriva do turco keif que significa “bem-estar” ou “bem-viver”.

De origem antiga e aparentemente misteriosa, o kefir era conhecido na antiguidade como a “bebida do profeta”, e o fermento usado para prepará-lo como “Grãos do profeta Maomé”. O kefir teve sua origem nas montanhas do Cáucaso. Acredita-se que os caucasianos descobriram que o leite fresco carregado em bolsas de couro poderia ocasionalmente fermentar, resultando em uma bebida efervescente (IRIGOYEN et al., 2005).

Segundo a tradição:
Os caucasianos dizem ter recebido os grãos do profeta Maomé, que por sua vez os recebeu de Alá, e assim transmitem de geração em geração, o que explica ter recebido também o nome de “milho do profeta”, em alusão a Maomé. Em adição, o livro bíblico de Êxodo descreve um produto com características semelhante ao kefir, denominado de maná, o mesmo é descrito como um alimento produzido milagrosamente, sendo fornecido por Deus ao povo Israelita, liderado por Moisés, durante sua estada no deserto rumo à terra prometida. Ainda segundo a Bíblia, após a evaporação, aparecia uma coisa miúda, flocosa, de cor branca, descrito como uma semente de coentro, que lembrava pequenas pérolas.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Perguntas: Porque doar grãos de Kefir?
As bactérias do Kefir não me atacarão?

O Kefir contém cerca de 37 microorganismos.
O que ocorre é que esses microorganismos do Kefir são benéficos ao nosso organismo, principalmente porque a grosso modo eles simplesmente “devoram” as microorganismos malignos que estão dentro do nosso corpo, principalmente no sistema digestivo, existem inúmeros microorganismos maléficos que são eliminadas pelo Kefir e além de outras coisas o Kefir é também nutritivo.
Ou seja, a probabilidade de sermos atacados por organismos nocivos é total!

Mas o Kefir vai exatamente combater isso!

Esse já seria um bom motivo pra doar, ou difundir o uso, imagine, doando grãos, consumindo ou divulgando o uso do o Kefir, estaremos combatendo microorganismos nocivos que a humanidade vem “cultivando” em seus corpos e que podem causar doenças, inclusive o câncer .

Outro motivo para doar seria que o Kefir forma uma simbiose conosco, eles nos ajudam eliminando seres nocivos a nós e ainda nos alimentando, e nós os alimentamos e cultivamos, isso desperta um sentimento de solidariedade.

Descubra também dentro de você mesmo, motivos para doar ou divulgar o Kefir.

No trato gastrointestinal de crianças recém nascidas são naturalmente encontrados diversos microorganismos contidos no Kefir, com o passar do tempo e também porque provavelmente paramos de consumir muito leite, perdemos esses microorganismos, e eles praticamente só podem ser reencontrados no Kefir.

Pergunta: Os grãos de Kefir soltam uma “gosma” branca?
Resposta: Sim, essa “gosma” branca que os grãos soltam e que normalmente vemos quando estamos peneirando é o que os pesquisadores batizaram de kefiran, acom propriedades anti-cancerígeno

Os grãos de Kefir verdadeiros, são especiais e ao entrarmos em contato com eles nos os “reconhecemos” plenamente, talvez porque eles passam a fazer parte de nós, nos protegendo e alimentando, assim como nós fazemos com eles.
E provavelmente podemos “reconhece-los” também porque certamente quando fomos recém nascidos já tivemos contato com alguns microorganismos que o Kefir contém.

Os grãos de Kefir se multiplicam, e é comum doarmos parte para alguém que com o tempo poderá doar também.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cientista chinês deserta para os EUA com segredos de armas hipersônicas

Ele estava disposto a fornecer informações detalhadas sobre o veículo hipersônico em troca de asilo para ele, sua esposa e seu filho.

Brasil já tem mais casos de covid-19 do que no periodo antes da vacina

A pergunta é: Fecha tudo e #fiqueemcasa? As picadas funcionam ou é apenas interesse financeiro?

Aulas da Rede Municipal retornam na próxima semana

Retorno será 100% presencial e obrigatório para os estudantes; todos os protocolos sanitários que dispõem sobre a Covid-19 serão cumpridos. Não é obrigatório apresentar passaporte sanitário.

Morre a cantora e pastora Ludmila Ferber aos 56 anos

"Quando tudo parece estranho ao redor ,Buscar tua face é preciso, Deus Quando a gente não sabe o que está ocorrendo Buscar tua face é preciso, Deus"

Prefeitura obriga funcionalismo apresentar passaporte sanitário

Seu corpo minhas regras: Funcionários que não apresentarem documento serão impedidos de trabalhar e terão descontada do salário.
- PUBLICIDADE -