InícioSaúdeComo manter a voz saudável?

Como manter a voz saudável?

- continua após a publicidade -

*Por Dra. Sandra Petit

Repleto de efemérides importantes, abril reserva também uma data para disseminar conhecimento e conscientizar a população acerca da importância dos cuidados com o aparelho vocal. É o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril em diversos países – como o Brasil, onde faz parte do calendário desde 1999.

Embora poucos se deem conta, procurar um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista é muito importante ao sinal de qualquer alteração na voz ou desconforto na fala, pois eles podem fazer um diagnóstico específico e indicar o melhor tratamento para cada caso. No dia a dia, algumas ações podem manter a voz saudável: falar sem esforço, articular bem as palavras e fazer repouso vocal sempre que possível são cuidados simples e bastante eficazes.

Outros hábitos, no entanto, são bastante comuns e prejudiciais. O pigarro é um deles. Esse incômodo geralmente é resultado de uma irritação na garganta acompanhada de muco, que a deixa muito seca e pode causar rouquidão e até perda temporária da voz. Permanecer por muito tempo em locais barulhentos também é ruim, pois nessas ocasiões costumamos e precisamos falar mais alto para sermos ouvidos, e imediatamente não percebemos o esforço feito. Posteriormente, aparecem os incômodos, que podem durar muitos dias.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O cigarro e as bebidas alcoólicas também são vilões da voz. O calor da fumaça tragada agride todo o sistema respiratório, especialmente as pregas vocais. O excesso de álcool, por sua vez, irrita as vias respiratórias e ainda causa uma falsa sensação de relaxamento.

Em contrapartida, alguns alimentos podem ajudar: a maçã, por exemplo, tem ação adstringente, que traz alívio e bem-estar à garganta. Ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente é outra recomendação conhecida, já que mantém as pregas vocais hidratadas. A voz é um instrumento precioso. Proteja-a e, se precisar, procure um bom profissional de saúde para te auxiliar.

 

* Dra. Sandra Lia Petit Marchi é coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do HSANP, centro hospitalar localizado na zona Norte de São Paulo.

 

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...

Lula quer endurecer penas para crimes ‘contra a democracia’

O Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha em uma proposta para endurecer as punições para crimes “contra a democracia”. O projeto, ainda a...

Lula nomeia novo comandante do Exército; Saiba quem é o General Tomás

O governo federal anunciou na tarde deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é novo comandante do Exército. O ex-comandante Militar...

General demitido por Lula reúne Alto Comando do Exército

Objetivo é anunciar a decisão do presidente de demiti-lo
- PUBLICIDADE -