InícioSaúdeCientistas pedem que OMS reavalie transmissão do novo coronavírus pelo ar

Cientistas pedem que OMS reavalie transmissão do novo coronavírus pelo ar

Eles consideram que gotículas menores, podem conter o vírus e ficar circulando. OMS é a cada que ninguem manda e todos dão ordens

- continua após a publicidade -

A Organização Mundial da Saúde reconhece que há evidências da transmissão do novo coronavírus pelo ar, mas destaca que elas não são definitivas e que é preciso aprofundar os estudos, segundo explicou, nesta terça-feira, Benedetta Allegranzi, principal autoridade da OMS para prevenção e controle de infecções.

A representante da OMS respondia a questionamento sobre uma carta aberta divulgada por 239 cientistas alertando para o risco de transmissão do novo coronavírus pelo ar. O grupo fez um apelo aos órgãos nacionais e internacionais e à comunidade médica sobre o risco significativo, de acordo com os especialistas, de transmissão da Covid-19 por gotículas microscópicas a distâncias curtas ou médias, de até vários metros. 

arquivo

A Organização Mundial da Saúde considera que, até o momento, os estudos sugerem que o vírus é transmitido principalmente pelo contato direto com gotículas respiratórias e não pelo ar. No site da organização, a entidade afirma que essas gotículas são relativamente pesadas, não viajam longe e caem rapidamente no chão. Por isso, a OMS recomenda que as pessoas  fiquem, pelo menos, um metro de distância dos outros. 

Na carta aberta publicada na revista científica Clinical Infectious Diseases, ou Doenças Infecciosas Clínicas, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, o grupo de pesquisadores apela para que sejam reforçadas as orientações sobre a transmissão do vírus pelo ar. 

Foto bbc

Eles consideram que gotículas menores, que não são pesadas, podem conter o vírus e ficar circulando no ambiente por mais tempo, levando a infecção de outras pessoas, especialmente em locais fechados ou de pouca circulação de vento.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os cientistas recomendam, então,  maior ventilação em locais como edifícios públicos, ambientes de trabalho, escolas, hospitais ou lares de idosos.

Sugerem ainda o uso de exaustores para a filtragem do ar com alta eficiência, além de evitar a superlotação em locais fechados. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.

🌟 SEXTOU: Rodeio, Música e Muito Mais para o Final de Semana em Ribeirão Preto 🌟

Para quem quer curtir o final de semana em Ribeirão Preto, tem de tudo um pouco: desde shows sertanejos no Rodeio até homenagens ao Pink Floyd e Samba Jazz

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique
- PUBLICIDADE -