InícioSaúdeCerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose...

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Saúde faz um chamamento aos cidadãos, moradores de Ribeirão Preto, que por algum motivo perderam a aplicação da segunda dose e dose adicional da vacina contra Covid-19, estando com a vacinação em atraso.

Levantamento da pasta aponta que cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber o complemento vacinal contra a doença. A situação, orienta a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, deixa a pessoa mais vulnerável à doença, pois quem não completa a imunização fica menos protegido.

“A mudança da regra para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer, de 90 para 21 dias de intervalo entre a primeira e segunda dose para pessoas com 18 anos para cima, talvez tenha contribuído para que as pessoas não se atentassem que chegou o momento de receber a segunda dose”, explica Luzia Márcia Romanholi Passos.

A chefe do departamento epidemiológico ressalta ainda que, no estado de São Paulo, são 4 milhões de pessoas que não receberam a segunda dose. Por isso, os municípios, incluindo Ribeirão Preto, estão promovendo uma força-tarefa, conclamando as pessoas a procurarem os postos de vacinação.

“Avaliamos esses números diariamente. Estamos com doses adicionais para idosos com 80 anos e mais e os faltosos com 18 anos e mais, que já completaram o intervalo preconizado, em atraso. Portanto, a orientação é que procurem no site da Prefeitura os agendamentos, que disciplinam a aplicação das doses, mas se a pessoa não agendou e faz parte desse grupo, basta procurar uma unidade de saúde espontaneamente, que será vacinada. A falta de agendamento não é fator impeditivo para vacinarmos a população”, orienta Luzia Marcia.

Ribeirão Preto atingiu a marca de 60% da população com o esquema de vacinação completo, mas a complementação da imunização com a segunda e terceira dose é fundamental para a proteção contra a Covid-19.

“Os números estão caindo, mas somente com a vacinação completa manteremos a pandemia sob controle e estaremos todos protegidos para enfrentar a Covid-19”, alerta.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Governo Lula Suspende ou Encerra Mais de 57 mil Benefícios do INSS

Essas ações de monitoramento resultaram em um impacto financeiro de R$ 750,85 milhões, referentes a pagamentos. Isso inclui bloqueio de crédito, suspensão ou cessação de benefícios.

BC Aperfeiçoa Segurança do Pix e Define Data para Pix Automático

Para pagadores, o Pix Automático oferece uma forma de pagamento recorrente sem necessidade de autenticação a cada transação, mediante autorização prévia.

Educação de SP divulga datas do Provão Paulista Seriado 2024

Para a 3ª série do Ensino Médio, a prova que dá acesso direto ao ensino superior será aplicada em 30 e 31 de outubro; Saresp para Ensino Fundamental também tem datas definidas

Após 12 Anos, BNDES Abre Concurso para Nível Superior com Cotas para Pessoas Negras e PcD

Este concurso oferece 150 vagas imediatas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. O edital foi publicado nesta segunda-feira, 22 de julho, no Diário Oficial da União e está

Nipah: Causas e Sintomas do Vírus Sem Cura com Potencial Pandêmico

Não há tratamentos específicos ou vacinas para o vírus Nipah. O protocolo atual para os infectados é controlar os sintomas, como convulsões e pneumonia.
- PUBLICIDADE -