Início Saúde Campanha contra o câncer no intestino começa no dia 30 deste mês

Campanha contra o câncer no intestino começa no dia 30 deste mês

- continua após a publicidade -

O desconforto intestinal no dia a dia, por exemplo, pode ser um sinal de alerta do corpo avisando que não está tudo bem.  E a prevenção é o melhor caminho para evitar problemas com doenças mais graves.

Por isso, para orientar e conscientizar a população sobre o câncer de intestino, a Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, promovem, no próximo dia 30 de junho, no Ribeirão Shopping, a abertura da campanha “De Olho no Câncer de Intestino”.

A campanha contará com um protótipo de intestino gigante, que será aberto à visitação, nos dias 1º e 2 de julho, e será guiada por médicos e acadêmicos de medicina. Eles irão explicar as principais patologias intestinais e seus sinais, sintomas, diagnóstico, exames e orientação de medidas preventivas contra a doença.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A médica oncologista da Santa Casa de Ribeirão Preto e uma das organizadoras do evento, Thais Carvalho,  ressalta a importância de campanhas preventivas do câncer de intestino. Ela explica que, países desenvolvidos que adotam essa estratégia,  valorizam mudanças na alimentação, controle de peso, atividades físicas e a realização da colonoscopia preventiva, atingiram números consideráveis na diminuição da mortalidade por causa da doença. “O papel da medicina não se restringe ao tratamento e também na prevenção”, afirma.

Com base nessa preocupação, Santa Casa e Secretaria Municipal da Saúde planejaram uma campanha que envolverá uma parte educacional e outra assistencial.

Etapa Educacional – Dirigida à população em geral, as visitas serão guiadas por médicos e acadêmicos de medicina. Serão discutidas as principais patologias intestinais, com os respectivos sinais e sintomas, exames necessários para o diagnóstico e medidas de saúde preventivas à doença. A equipe também entrevistará os visitantes para levantamento epidemiológico, de fatores de risco para doenças do intestino.

Etapa Assistencial – Em conjunto com o gestor municipal de saúde, serão recrutados pacientes de risco, ou com suspeita de neoplasia do intestino grosso. Esses pacientes serão atendidos em esquema de mutirão, que será iniciado dia 8 de julho, no período da manhã. Esses pacientes serão avaliados por médicos, exame físico e posteriormente exames complementares, como hemograma e pesquisa de sangue oculto, glicemia, creatinina, coagulograma, avaliação anestésica e colonoscopia.

Aqueles pacientes que apresentarem anemia, mas não foram encontrados neste rastreamento causa intestinal, serão encaminhados para Hematologia da Santa Casa, que continuará a investigação até concluir o diagnóstico. Os demais pacientes serão encaminhados para proctologia e oncologia do hospital para tratamento adequado.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, alerta que o câncer de intestino. Segundo dados do INCA, ele é a segunda neoplasia em mulheres e a terceira em homens em nosso país. “Muitos dos fatores predisponentes a esta doença já estão bem estabelecidos na literatura, mesmo assim, ela ocupa o segundo lugar em mortalidade. Sem dúvida, o rastreamento pode mudar este cenário”, disse.

Serviço:

Campanha “De Olho no Câncer de Intestino”

Local: Ribeirão Shopping (Setor Terra Vermelha)

Lançamento: 30 de junho de 30 de junho de 2017.

Horário: 16h

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Padaria Pet abre unidade em Ribeirão Preto

Loja é a 9ª franquia da rede, que terá tratamento de aromaterapia, espaço para aniversário pet, petiscaria gourmet para cães e gatos como, pipoca, bolo de caneca, cerveja e café

TEL abre 300 vagas de emprego em São Paulo

Home Office: Processo seletivo oferece oportunidades em telemarketing para vendas; empresa já emprega 15 mil profissionais no Brasil

68% dos lojistas apontam aumento nas vendas, após seis meses de quarentena

Setor de eletrônicos foi o mais beneficiado, segundo FCDLESP; apenas 15% das micro e pequenas empresas conseguiram o PRONAMPE

AGU confirma impedimento de cultivo doméstico de Cannabis sativa

Morador acionou a Justiça para obter autorização para cultivar planta em casa, o que é vedado pela legislação

Eleições 2020: saiba a diferença e os efeitos de votos brancos e nulos

Antigamente como o voto branco era considerado válido, ele era contabilizado para o candidato vencedor.