InícioSaúdeCafé escurece os dentes: mito ou verdade?

Café escurece os dentes: mito ou verdade?

- continua após a publicidade -

Presente nas mesas de café da manhã, nas reuniões de trabalho ou acompanhando um bolo durante a tarde, o café é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Segundo a Associação Brasileiro da Indústria de Café, as taxas anuais estimadas do crescimento do consumo interno são de 3,3% para café em pó, 4,3% torrado e 9% para cafés em cápsulas. Além disso, é um importante aliado na hora de enfrentar um longo dia de trabalho. No entanto, ele pode ser um grande vilão quando o assunto é escurecimento dental.

Segundo Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora, o consumo em excesso do café pode ser um fator significativo para o amarelamento dos dentes. “Ele pode alterar a pigmentação do esmalte dentário e impulsionar o surgimento de pequenas manchas amareladas e alaranjadas”, explica a profissional.

Assim como o café, bebidas como chá, vinho e refrescos coloridos artificialmente também têm natureza cromogênica, da mesma forma que alimentos como beterraba, amora e cereja, e também são prejudiciais para a aparência do sorriso, se consumidos em abundância.

No entanto, antes de pensar em excluir de vez esses alimentos do cardápio, a dentista da Odonto Empresas dá dicas de como continuar o consumo sem prejudicar o esmalte dos dentes. Confira:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Escove os dentes após o consumo

A principal dica para diminuir os danos causados pela ingestão do café, é escovar os dentes após o consumo da bebida. “Dessa forma, o corante é removido rapidamente da superfície dentária, dificultando o amarelamento devido ao contato direto com a substância”, comenta Rosane.

Bochecho com água

Se a escovação não por possível por algum motivo, uma outra saída é fazer bochecho com água. Essa medida também ajuda a evitar a permanência do corante ou da acidez na boca, além de devolver a saliva perdida. “Sem produção de saliva suficiente para enxaguar a boca de forma natural, a coloração do café produz desagradáveis manchas marrons e amarelas no sorriso”, comenta a profissional.

Consuma alimentos detergentes

Frutas como maçã e pera limpam superficialmente os dentes durante a mastigação, fazendo com que o corante seja removido, além de ajudarem a prevenir problemas bucais, como gengivite, mau hálito e cáries.

 

Sobre a Odonto Empresas

A Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora, é uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no segmento, a empresa oferece diversas opções de planos individuais e corporativos. Atualmente conta com 550 mil beneficiários, 8.300 pontos de atendimento e mais de 29 mil opções de atendimento em todo o Brasil. A empresa faz parte da Caixa Seguradora, uma união bem-sucedida entre duas instituições: a CNP Assurances, líder do mercado francês em seguros de pessoas, e a Caixa Econômica Federal.

www.odontoempresas.com.br

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

📡 Ribeirão Preto vai sediar encontro regional de Smart Cities! 🏙️

O Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, no Dabi Business Park em Ribeirão Preto.

🌎 Feira de Intercâmbio no Iguatemi Ribeirão Preto! ✈️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto...

Sertãozinho: Programação da Camara de vereadores vai alem da politica

Camara de vereadores tem novos canais de comunicação, exposições e informações importantes para a população

Iguatemi Ribeirão Preto anuncia pop-upda grife Yves Saint Laurent

Empreendimento recebe um dos maiores ícones globais da moda na próxima quarta-feira, 24 de abril

Mirage Circus entra nas últimas semanas de apresentações em Ribeirão Preto

Os ribeirão-pretanos ainda têm chance de ver as últimas apresentações do Mirage Circus, localizado na Rodovia Prefeito Antônio Duarte - em Frente ao Novo Shopping - e que tem como anfitrião o ator Marcos Frota.
- PUBLICIDADE -