O termo “cabeça de Ozempic” viralizou nas redes sociais após diversas celebridades aparecerem mais magras, mas com a cabeça desproporcionalmente maior em relação ao corpo.
Vale lembrar que o Ozempic é um medicamento indicado para o tratamento do diabetes tipo 2. No entanto, seu princípio ativo – a semaglutida – também foi aprovado pelas agências reguladoras, como a Anvisa no Brasil, para o tratamento da obesidade. Por isso, o medicamento é usado off label para controle de peso.
O efeito “cabeça de Ozempic” é real?
O médico pós-graduado em nutrologia Rodrigo Neves explica que o emagrecimento rápido, especialmente quando induzido por medicamentos, pode resultar em perdas significativas de gordura corporal, inclusive no rosto.
“Contudo, a estrutura óssea da cabeça não muda, o que pode levar a uma percepção de desproporcionalidade. Este efeito é mais uma questão de percepção visual devido à rápida perda de peso do que um efeito direto do medicamento sobre o tamanho ou forma da cabeça”, diz o médico.
Conclusão
O fenômeno “cabeça de Ozempic” não é um efeito direto do medicamento. A desproporção aparente é uma ilusão causada pela perda rápida de peso corporal que não afeta a estrutura óssea da cabeça, mas reduz a gordura facial, fazendo com que a cabeça pareça maior em relação ao corpo mais magro.
Quais são os efeitos colaterais do Ozempic?
Recentemente, a expressão “cabeça de Ozempic” viralizou na internet; efeito é apontado como consequência colateral do medicamento
Uma vídeo da cantora de forró e sertanejo Mari Fernandez gerou polêmica na internet. Nas imagens, internautas têm criticado as proporções do corpo da artista e acusam que a sua cabeça estaria “maior” que o resto. “Gente, chocada que essas sertanejas estão só a cabeça”, destacou uma fã.
Entre os comentários, muitos apontam que ela estaria usando o medicamento “ozempic” para o rápido emagrecimento. Sobretudo, a artista não desmentiu e nem confirmou o uso ainda.
Quais são os efeitos colaterais do Ozempic?
Segundo a Novo Nordisk, fabricante dos remédios, os efeitos colaterais do ozempic variam entre:
- Diarreia;
- Constipação;
- Inflamação do estômago (gastrite);
- Refluxo ou azia;
- Dor abdominal;
- Dor de cabeça;
- Sensação de fraqueza e cansaço;
- Indigestão;
- Flatulência;
- Gastroenterite;
- Doença do refluxo gastroesofágico e;
- Cálculo biliar.