InícioSaúdeBanco de Sangue entra em estado de alerta em Ribeirão Preto

Banco de Sangue entra em estado de alerta em Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Fevereiro é o mês do carnaval, muita gente se planeja para viajar e curtir o feriado, outras preparam suas fantasias para curtir as festas e blocos na cidade, mas o que todos esquecem é que a necessidade de sangue não faz uma pausa no feriado.

No período de carnaval, os bancos de sangue do país entram em estado de alerta máximo, pois as doações diminuem drasticamente, ao mesmo tempo em que as demandas por transfusões e diversos tipos de procedimentos aumentam, também razão do elevado número de acidentes nas entradas envolvendo vítimas.

As estradas ficam cheias, maior perigo de acidentes; As festas ficam cheias, muito álcool, risco de acidentes nas cidades e o que acontece? Precisam de sangue. Para se ter uma ideia, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto chega a ter uma queda de 50% nas doações durante a semana do Carnaval, de acordo com Eli Mendes, líder da equipe de captação.

“É uma queda muito alta nesse período. Entendemos que os nossos ‘parceiros solidários’ estão em um momento de descontração e férias, porém, temos que chamar a atenção da população”

Eli Mendes.

Segundo o líder de captação, para que os estoques se mantenham em uma situação segura, são necessárias 50 doações diárias. “Essa é a condição ideal para realizarmos cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês, atendendo a cinco hospitais da cidade”..

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Cerca de 15 minutos e uma leve picada já são suficientes para ajudar a salvar as vidas de até quatro pessoas, por meio dos subprodutos do sangue, como plasma, plaqueta, hemácias e crioprecipitado.

Veja como é fácil doar Sangue

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal).

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Onde fica o Banco de Sangue de Ribeirão Preto?

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto fica na rua Quintino Bocaiuva, 895, no centro da cidade. O atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados) – aos doadores, o estacionamento na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho é gratuito

Mais informações pelo telefone: (16) 3610-1515

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -