InícioSaúdeBanco de Sangue celebra Dia Nacional do Doador de Sangue

Banco de Sangue celebra Dia Nacional do Doador de Sangue

Campanha Novembro Vem Doar acontece até o dia 30 deste mês; intuito é chamar a atenção da sociedade para a importância do gesto solidário

- continua após a publicidade -

Com o objetivo de estimular a doação de sangue, no dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Devido à proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano e feriados prolongados, o mês foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nas instituições de hemoterapia do Brasil.

Para sensibilizar a população, durante o mês de novembro, o Banco de Sangue Ribeirão Preto, realiza a ‘Campanha Novembro Vem Doar’. Com o tema “Quem doa sangue, não deixa a história acabar”, a ação reforça a importância do gesto, já que a doação é um ato de solidariedade que auxilia outras pessoas a terem novas perspectivas de saúde.

“Se uma única doação de sangue salva até quatro pessoas, muitas histórias se multiplicam e se prolongam com esse gesto solidário e de amor. É isso que o Grupo GSH pretende estimular com a campanha”, afirma Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto.

Em comemoração ao mês, os doadores que participarem da campanha serão presenteados com um calendário exclusivo.

“A ideia do presente é para que eles não se esqueçam da importância da doação, bem como lembrem-se que, por meio do seu ato generoso, é possível dar um novo dia, uma nova semana e uma nova vida aos pacientes”, completa Mendes.

Dia Nacional do Doador de Sangue

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Foi estabelecido por meio do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo então presidente Castello Branco, que definiu o dia 25 de novembro – data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue – como a dia oficial do Doador de Sangue no Brasil.

Veja como é fácil doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal).

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Sobre o Banco de Sangue de Ribeirão Preto

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas).

O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho. Mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.

Serviço:

Banco de Sangue de Ribeirão Preto

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 895

Tel: (16) 3610-1515

Atendimento: das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados) – aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grandes redes fecham em março, mais de 800 lojas e quebradeira afeta pequenos e médio provocando milhares de desempregados

Não só lojas de comercio como lojas Bahia, dia, Carrefour, Marisa, OI, mas dezenas de agencias bancarias e industrias como Ford, JBS, Usiminas, Braskem, Coteminas fechando milhares postos de trabalho.

🦠🍑 “Vírus Comedor de Ânus” Assusta o Japão: Entenda a Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) 🍑🦠

Uma doença que se espalhou no Japão, causando preocupação e até risos devido ao seu nome peculiar, na verdade, trata-se da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes.

🍔🎉 Novo McDonald’s na Zona Sul de Ribeirão Preto! 🎉🍟

A cidade de Ribeirão Preto recebe mais um motivo para comemorar com a inauguração do 13º restaurante McDonald's no município.

🎬 Sessão Especial “Kung Fu Panda 4” para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na UCI RibeirãoShopping! 🐼

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a UCI em parceria com o RibeirãoShopping prepara uma sessão especial para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou hipersensibilidade sensorial.

🏡 CASACOR Ribeirão Preto retorna em cenário histórico! 🎉

Na 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontecerá em uma das primeiras casas modernistas da cidade, localizada na Avenida Costábile Romano
- PUBLICIDADE -