Início Saúde Atenção na Páscoa: chocolate é veneno para os cães

Atenção na Páscoa: chocolate é veneno para os cães

- continua após a publicidade -

A Páscoa está chegando e, com ela, surgem as versões mais irresistíveis de chocolate. Nem mesmo os cães estão imunes a tamanha tentação, mas cuidado: essa guloseima pode ser um veneno para seu pet. A teobromina, presente no cacau, é uma substância altamente tóxica para os animais, afetando os sistemas cardíaco, nervoso e respiratório. Quanto maior a quantidade de cacau, maior o dano.

Esse fato, no entanto, não libera o chocolate branco. Feito de manteiga de cacau, o doce contém menos teobromina que os escuros, mas a substância fica acumulada e permanece no organismo do bichinho por vários dias. Quanto menor o pet, maior o efeito sobre ele. Estima-se que a dose tóxica para um pug com 9 kg, por exemplo, seja em torno de 150 g de chocolate. Para um golden retriever com 34 kg, a quantidade considerada tóxica é cerca de 400 g.

O vômito é o sintoma mais comum da intoxicação, seguido de agitação e aumento da frequência cardíaca. Os animais ainda podem apresentar incontinência urinária e aumento da temperatura corpórea. Se o dono do animal notar qualquer um deles, deve procurar um veterinário imediatamente. Quanto mais tempo demorar o atendimento, maior o risco para o cão.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O tratamento pode variar, incluindo a aplicação de um medicamento para induzir o vômito ou de carvão ativado para impedir a absorção de teobromina pelo organismo. “Há casos em que é necessário interná-los para controlar os sintomas”, explica Ricardo Cabral, veterinário da Virbac, especialista em saúde animal. “Em situações extremas, o animal pode sofrer uma hemorragia intestinal que, se não for tratada a tempo, pode ser fatal”, alerta.

Para evitar que os pets comam chocolate, a primeira medida é mantê-los longe dos doces. Outra dica é recorrer aos similares desenvolvidos especialmente para eles. Livres da substância tóxica, esses produtos podem ser encontrados em pet shops de todo o país.

Sobre a Virbac

Fundada na França em 1968 pelo médico veterinário Dr. Pierre Richard Dick, a Virbac ocupa hoje a 7ª posição no ranking mundial das companhias farmacêuticas veterinárias. Transformou-se em marca de referência no mercado veterinário global devido a uma grande linha de produtos biológicos e farmacêuticos que previnem e combatem as principais patologias dos animais domésticos e de criação, com destaque para a linha de produtos dermatológicos, líderes mundiais de vendas. A Virbac está presente em mais de 100 países com produtos e serviços que trazem, juntos, qualidade, eficácia e facilidade de utilização a todos os envolvidos no cuidado animal. Site: www.virbac.com.br

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Nogueira, Suely e Chiarelli lideram pesquisa eleitoral em Ribeirão Preto

Brancos e nulos ocupam o segundo lugar na pesquisa. Pelo visto a população apoia João Doria e todas empresas fechadas e falta de tratamento precoce.

Pais de Wesley oferecem R$ 5 mil para quem oferecer informações reais

Wesley Filho, de 13 anos, está desaparecido há 60 dias, e pai afirma que recebe trote diariamente de pessoas pedindo dinheiro para “libertar” o filho de “sequestro”

Presidente do TSE defende maior participação feminina na política

Na ocasião, o presidente do TSE defendeu o aumento da participação das mulheres na política. Segundo ele, o Brasil tem “irrisórios” 15% de participação feminina no Congresso Nacional

Organização de networking de negócios amplia atuação para seis cidades da região

Orlândia, Guaíra, São Joaquim da Barra, Jardinópolis, Brodowski e Serrana contarão com unidades do BNI Nordeste Paulista

Minczuk rege 9ª de Beethoven com Sinfônica de Ribeirão Preto e coro no Theatro Pedro II

O concerto vem sendo ensaiado desde março de forma remota pela regente ucraniana Snizhana Drahan. Há três semanas, os ensaios passaram a ser presenciais no Pedro II.