InícioSaúdeAraraquara fecha tudo mas manda vestibulandos para Ribeirão Preto

Araraquara fecha tudo mas manda vestibulandos para Ribeirão Preto

A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) estuda barrar a aplicação, neste domingo (28), da 2ª fase do vestibular da Unesp na cidade aos estudantes que moram na região de Araraquara.

- continua após a publicidade -

A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) estuda barrar a aplicação, neste domingo (28), da 2ª fase do vestibular da Unesp na cidade aos estudantes que moram na região de Araraquara.

A transferência dos vesti­bulandos foi anunciada pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), responsável pela re­alização das provas, por causa da situação da pandemia de coronavírus em Araraquara, que provocou colapso no siste­ma de saúde.

arquivo

Por causa da identificação de casos da variante brasileira, da alta nos casos de Covid-19 e do colapso nos hospitais, Araraquara adotou medidas rígidas que impedem a circulação de pessoas na tentativa de reduzir a transmissão do vírus.

A medida também seria para evitar aglomerações e o ris­co de aumento da transmissão da nova variante manauara do coronavírus, que fez o número de casos da doença aumentar muito na cidade.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
arquivo

A prefeitura de Araraquara decidiu na tarde desta terça-feira, 23 de fevereiro, prorrogar o lockdown contra a covid-19 – iniciado no último domingo (21) – até as seis horas do próximo sábado (27), que permanece ati­vo com a proibição da circulação de pessoas e veículos em vias públicas.

Segundo a Vunesp os 1.582 candidatos que iriam prestar a segunda fase da Unesp em Araraquara terão de vir a Ri­beirão Preto para fazer a prova.

Entretanto, a prefeitura ava­lia a possibilidade de impedir que estes vestibulandos entrem em Ribeirão Preto como forma de evitar possível propagação do vírus por aqui.

Foto: Agência Brasil

Segundo Nogueira, a intenção não é prejudicar os estudantes, mas garantir a segurança sanitária da população, já que a variante brasileira é mais transmissível.

A nova variante do corona­vírus (P.1) detectada no começo do ano em Manaus (AM) já che­gou a Ribeirão Preto.

Com medo do novo coro­navírus e de suas mutações, as cidades de Araraquara, Améri­co Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Rincão e Santa Lúcia, todas a cerca de 90 quilômetros de Ribeirão Preto, entraram em lockdown depois da chegada da nova cepa do coronavírus.

Até o momento, foram re­gistrados 181 óbitos decorren­tes de infecções com o novo coronavírus em Araraquara. No ano passado, morreram na cidade 92 pessoas vítimas da covid-19. Nesta terça-feira, o município registrou mais 179 casos positivos da doença-19. Além desses, mais onze foram confirmados em laboratórios da rede complementar parti­cular, totalizando 190 novos casos. Desde o início da pan­demia, o município já regis­trou 13.683 pessoas infectadas.

Outro lado
A Vunesp informou que manterá a transferência dos can­didatos para Ribeirão Preto. Diz ainda que estabeleceu protoco­los de aplicação baseados nas recomendações das autoridades sanitárias. Entre elas, orienta­ções no Manual do Candidato para que ele se apresente com máscara de proteção facial com cobertura total de nariz e boca.

Deve permanecer com o equipamento durante todo o período de realização da prova, além de levar máscara reserva, em função do tempo de prova e da possibilidade de dano no material e necessidade de troca. A Vunesp explica ainda que os candidatos deverão chegar em turmas escalonadas para não haver aglomeração.

Será observado o distancia­mento mínimo de 1,5 metro entre os vetibulandos, as salas estarão com menos candidatos e haverá disponibilidade de álcool em gel para uso dos candidatos e da equipe de que trabalhará na aplicação das provas.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.

🎁 Sorteio de Carro e Mais para o Dia das Mães no RibeirãoShopping!🚗

De 25 de abril a 12 de maio de 2024, ao gastar R$ 500,00 no shopping, você pode ganhar uma bolsa exclusiva da Le Lis, participar do sorteio de um Jeep Commander Limited T270 zero quilômetro
- PUBLICIDADE -