Início Saúde Acidentes de trânsito na região de Ribeirão Preto caem 47% durante a...

Acidentes de trânsito na região de Ribeirão Preto caem 47% durante a quarentena

No Estado, cerca de 7 mil acidentes foram evitados nas 104 cidades acompanhadas pelo Sistema de Monitoramento.

- continua após a publicidade -

Levantamento do programa Respeito à Vida, do Governo de São Paulo, comprova a relação direta entre os índices de isolamento social e o número de acidentes de trânsito. Foram analisadas as estatísticas de 104 cidades acompanhadas pelo Sistema de Monitoramento Inteligente entre os dias 24 de março, início da quarentena, e 30 de abril.

No período, houve redução de 41% nas ocorrências em vias urbanas e rodovias registradas pelo Infosiga SP, que representa 6,8 mil acidentes a menos com vítimas feridas ou fatais.

Na região de Ribeirão Preto, a queda foi de 47% no período.

20192020Var.%
Jaboticabal4019-53
Ribeirão Preto456237-48
Sertãozinho7343-41
Total569299-47

Os dados mostram mais um aspecto da eficiência do isolamento social no combate ao coronavírus. Os acidentes de trânsito demandam atendimentos de emergência e leitos hospitalares, cada vez mais preciosos no enfrentamento da Covid-19. Essa redução ajuda a aumentar a capacidade de atendimento na rede de saúde e salvar vidas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Acidentes durante a quarentena
(104 cidades do Estado)

Entre os dias 24 de março e 30 de abril deste ano, houve 9,7mil acidentes de trânsito nas 104 cidades analisadas. No mesmo período do ano passado, foram registradas 16,5 mil ocorrências sendo que, em cada uma delas, pode haver mais de uma vítima ou veículo envolvido. Em média, o índice diário de isolamento foi de 54%, levando à razão de 126 acidentes evitados por dia a cada 1% de isolamento.

Foto Divulgação

De acordo com os dados do Infosiga SP, houve queda de 40% nos acidentes em vias municipais, que concentram 69% dos casos. Nas rodovias, a queda foi de 45%. Em 15 regiões administrativas do Estado houve redução dos índices. As cidades da região de Registro não entram no monitoramento por terem menos de 70 mil habitantes:


Redução de acidentes por Região Administrativa:

Araçatuba-34% Marília-40% 
Baixada Santista-50% Metropolitana de SP-40% 
Barretos-22% Presidente Prudente-44% 
Bauru-44% Ribeirão Preto-47% 
Campinas-42% S. J. do Rio Preto-45% 
Central-40% S. J. dos Campos-43% 
Franca-48% Sorocaba-38% 
Itapeva-59%   

Meios de transporte

A análise do programa Respeito à Vida indica também queda nos acidentes em todos os modais.

Ocorrências envolvendo motocicletas lideram as estatísticas, com 4,4 mil casos no período, redução de 37% na comparação com 2019 (6,5 mil acidentes). Em seguida, aparecem os automóveis com 4,3 mil ocorrências e queda de 41%. Foram registrados ainda 290 acidentes envolvendo bicicletas (queda de 33%) e 510 ocorrências com caminhões (-23%).

Sobre o programa Respeito à Vida

Programa do Governo do Estado de São Paulo, atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Governo, envolve também as secretarias de Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

foto arquivo

O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa e R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas do Detran.SP beneficiam 96% da população.

Foto Divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com R$ 166 milhões em caixa, prefeitura gastou 0,65% com medicamentos para Covid

Quebrar o pequeno comerciante e fazer obras faraônicas, é a marca deste prefeito que se mostra um capacho do governo de SP

Ribeirão Preto abre hoje (17) agendamento para 2ª dose da CoronaVac em idosos de 69 a 71 anos

Cadastro pode ser feito pela internet ou por telefone. Ao todo, são 13,1 mil vagas disponíveis.

Novos exames mostram que câncer se espalhou pelo corpo de Covas

O câncer atingiu fígado e ossos, em 2019 foi descoberto um tumor no estômago, mas sofreu metástase e se espalhou

Ribeirão Preto já aplicou mais de 133 mil doses de vacina contra a Covid-19

Aproximadamente 47 mil munícipes, entre profissionais da saúde e idosos, já receberam a segunda dose da imunização

Fase Doria: Nem laranja, nem vermelha. Medo de sair do armário

A fase Doria é aquela que não sai do armário, não é vermelha e não é laranja, mas como quarentena só aumentou os casos, eles decidiram voltar voltar atrás, mas não muito
- PUBLICIDADE -