InícioSaúdeAcidentes com escorpiões aumentam em Ribeirão Preto

Acidentes com escorpiões aumentam em Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

O número de pessoas picadas por escorpiões em Ribeirão Preto aumentou e, com o início das chuvas, a atenção deve ser redobrada. O alerta é da Secretaria Municipal da Saúde.

Levantamento da Divisão de Vigilância Ambiental aponta que, em 2017, foram registradas 150 pessoas picadas pelo animal na cidade. Em 2018, o número disparou para 814 casos e, em 2019, já foram contabilizados 499 casos de acidentes com escorpiões na cidade.

Os bairros onde a incidência dos registros de acidentes com escorpiões é maior são o Simioni, com 139 casos, e Sumarezinho, que registrou 114 ocorrências com escorpiões em 2019.

De acordo com Lúcia Taveira, coordenadora do Controle de Vetores da Secretaria da Saúde, a limpeza das residências é fundamental para evitar a proliferação do animal.

“Escorpião gosta de lugar quente e escuro, tanto na área interna como externa, e tem hábitos noturnos. Ele sai à noite para procurar alimento, barata, grilo, cupim, animais vivos”, orienta a coordenadora.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Lucia Taveira explica ainda que o escorpião pode ficar até seis meses sem se alimentar, mas água é fundamental para sua sobrevivência. Por isso, com o início das chuvas o alerta deve ser ainda maior.

“Ele procura ficar em lugares úmidos e, quando começam as chuvas, aumenta muito a proliferação de escorpiões e a incidência de acidentes escorpiônicos”, explica.

Somente no mês de abril foram mais de 30 ocorrências de pessoas que encontraram escorpiões, explica a coordenadora do Controle de Vetores.

Ela orienta que quando forem encontrados escorpiões, as pessoas não devem levar as mãos diretamente nos objetos onde estão.

“A maior incidência de acidentes acontece nas mãos e nos pés, justamente porque vão com as mãos nesses objetos e acabam sendo picados. Ao calçar os sapatos é preciso ter muito cuidado, verificar antes se não há escorpião alojado dentro, lugar quente, propício para eles”, orienta.

Os escorpiões podem subir nas camas também, alerta Lúcia Taveira.

“Eles sobem em qualquer superfície, inclusive nas camas, e acabam se escondendo embaixo de algum objeto, por isso, é necessário que todos fiquem atentos”.

No caso de picada, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -