InícioSaúdeAcidentes com escorpiões aumentam em Ribeirão Preto

Acidentes com escorpiões aumentam em Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

O número de pessoas picadas por escorpiões em Ribeirão Preto aumentou e, com o início das chuvas, a atenção deve ser redobrada. O alerta é da Secretaria Municipal da Saúde.

Levantamento da Divisão de Vigilância Ambiental aponta que, em 2017, foram registradas 150 pessoas picadas pelo animal na cidade. Em 2018, o número disparou para 814 casos e, em 2019, já foram contabilizados 499 casos de acidentes com escorpiões na cidade.

Os bairros onde a incidência dos registros de acidentes com escorpiões é maior são o Simioni, com 139 casos, e Sumarezinho, que registrou 114 ocorrências com escorpiões em 2019.

De acordo com Lúcia Taveira, coordenadora do Controle de Vetores da Secretaria da Saúde, a limpeza das residências é fundamental para evitar a proliferação do animal.

“Escorpião gosta de lugar quente e escuro, tanto na área interna como externa, e tem hábitos noturnos. Ele sai à noite para procurar alimento, barata, grilo, cupim, animais vivos”, orienta a coordenadora.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Lucia Taveira explica ainda que o escorpião pode ficar até seis meses sem se alimentar, mas água é fundamental para sua sobrevivência. Por isso, com o início das chuvas o alerta deve ser ainda maior.

“Ele procura ficar em lugares úmidos e, quando começam as chuvas, aumenta muito a proliferação de escorpiões e a incidência de acidentes escorpiônicos”, explica.

Somente no mês de abril foram mais de 30 ocorrências de pessoas que encontraram escorpiões, explica a coordenadora do Controle de Vetores.

Ela orienta que quando forem encontrados escorpiões, as pessoas não devem levar as mãos diretamente nos objetos onde estão.

“A maior incidência de acidentes acontece nas mãos e nos pés, justamente porque vão com as mãos nesses objetos e acabam sendo picados. Ao calçar os sapatos é preciso ter muito cuidado, verificar antes se não há escorpião alojado dentro, lugar quente, propício para eles”, orienta.

Os escorpiões podem subir nas camas também, alerta Lúcia Taveira.

“Eles sobem em qualquer superfície, inclusive nas camas, e acabam se escondendo embaixo de algum objeto, por isso, é necessário que todos fiquem atentos”.

No caso de picada, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -