InícioSaúde5 dicas importantes sobre amamentação para mães de primeira viagem

5 dicas importantes sobre amamentação para mães de primeira viagem

Especialista seleciona dicas de ouro para facilitar o processo de aleitamento

- continua após a publicidade -

O leite materno pode ser considerado um fluido biológico dinâmico que atende todas as necessidades dos bebês até o sexto mês de vida e continua tendo um papel nutritivo e imunoprotetor até o desmame.

Ele proporciona proteção contra infecções e alergias, estimula o desenvolvimento do sistema imunológico e auxilia no processo de evolução do sistema digestório e neurológico¹. 

Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros tanto para mães quanto para os bebês. A amamentação faz com que o sangramento pós-parto da mãe diminua, acelera sua perda de peso, reduz riscos de câncer de mama, ovário e endométrio, e protege contra doenças cardiovasculares.

O bebê amamentado tem menor risco de desenvolver doenças alérgicas na infância, como asma e dermatite atópica e reduz as chances de doenças como otite e pneumonia. Além de prevenir a criança contra doenças futuras como obesidade e diabetes².

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para auxiliar as mamães nessa nova prática e garantir um aleitamento materno bem-sucedido, a pediatra Denise Katz – CRMSP 63.548 reuniu dicas importantes:

  1. O momento da amamentação deve ser tranquilo e calmo para que os bebês não fiquem agitados. Sente em um lugar confortável, apoiando braços e costas, e posicione a almofada de amamentação de forma adequada.
  1. A posição mais comum e assertiva é o bebê de frente para a mãe, com a cabeça na altura do mamilo, encostando barriga com barriga. A criança já nasce com reflexos que facilitam a mamada, a mãe deve usar o bico do seio para abrir a boca e afastar a língua do bebê.
  2. Para a primeira amamentação, aproxime o bebê do seu corpo assim que possível, posicione-o, coloque o polegar logo acima da aréola e os outros dedos e toda a palma da mão debaixo da mama; o polegar e o indicador devem formar a letra C, permitindo que o bebê abocanhe o mamilo e boa parte da aréola.
  1. Se a pega do peito está doendo, algo pode estar errado, os lábios da criança devem estar voltados para fora, o nariz livre, o queixo tocando o seio e os olhos voltados para a mãe. Quando a pega não está correta pode machucar o seio              e provocar rachaduras e sangramentos.
  1.  Para que o bebê consiga mamar bem é importante que suas vias aéreas estejam livres de mucos e secreções, assim, não é exagero dizer que a higienização nasal é recomendada a desde o nascimento.
  1. Apesar de ser um momento de conexão entre a mãe e o bebê, a amamentação pode ser um grande desafio, por isso não evite em pedir ajuda de um especialista e de buscar apoio em pessoas queridas.

“A alimentação saudável possibilita o crescimento e desenvolvimento ideal para a criança, garantindo o funcionamento dos órgãos, sistemas e aparelhos que atuam na prevenção de doenças futuras. Por falta de informação, diversas mulheres não amamentam seus filhos o tempo que gostariam, e isso causa grande desconforto em um dos momentos mais importantes na maternidade. Complicações potencialmente evitáveis no aleitamento materno podem ocorrer com frequência, e isso não deve afetar o vínculo poderoso que existe entre a mãe e o filho”, sinaliza a especialista.

Referências consultadas:

1. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. 4. ed. São Paulo: SBP, 2018.

2. Gianni ML, et al. Human Milk and Lactation. Nutrients. 2020;12(4):899.

3. Thelancet [Internet]. Series from the Lancet journals: Breastfeeding. January 29, 2016. Disponível em: <https://www.thelancet.com/series/breastfeeding

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -