InícioSaúde🚨 Novas Diretrizes Consideram Pressão 12x8 Alta – Saiba Como Se Cuidar!...

🚨 Novas Diretrizes Consideram Pressão 12×8 Alta – Saiba Como Se Cuidar! 🚨

As novas diretrizes médicas divulgadas no Congresso Europeu de Cardiologia agora consideram a pressão arterial de 12/8 (120 por 80 mmHg) como elevada, com a meta ideal sendo 12/7 ou menos.

- continua após a publicidade -

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

Resumo

As novas diretrizes médicas divulgadas no Congresso Europeu de Cardiologia agora consideram a pressão arterial de 12/8 (120 por 80 mmHg) como elevada, com a meta ideal sendo 12/7 ou menos. Isso representa uma mudança significativa no diagnóstico e tratamento da hipertensão, especialmente visando pessoas de alto risco. Além disso, recomenda-se o início imediato de tratamento medicamentoso para a maioria dos pacientes, com exceção dos idosos mais frágeis. Métodos como MRPA e MAPA são sugeridos para um diagnóstico mais preciso, e estratégias não farmacológicas, como dieta e exercícios, continuam fundamentais para o controle da pressão arterial.


Mudança Nas Diretrizes Médicas: 12/8 Agora É Pressão Elevada

A pressão arterial de 12/8, considerada normal por muito tempo, agora é classificada como elevada. Segundo as novas diretrizes apresentadas no Congresso Europeu de Cardiologia, em Londres, a pressão ideal deve ser 12/7 ou menos. O objetivo é reduzir ao máximo os níveis de pressão arterial, especialmente em indivíduos de alto risco, para prevenir complicações cardiovasculares graves.

As diretrizes continuam a considerar a hipertensão a partir de 14/9 (140 por 90 mmHg) ou mais, conforme explicou o cardiologista Carlos Alberto Machado, assessor científico da SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo). Isso significa que o diagnóstico de hipertensão ainda se baseia na presença de leituras consistentemente altas em diferentes momentos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Tratamento Imediato Para Maioria Dos Pacientes

Uma das principais mudanças é a recomendação de início imediato do tratamento com medicamentos para a maioria dos pacientes diagnosticados com pressão elevada. Isso contrasta com as práticas anteriores, onde os pacientes de baixo risco tinham até três meses para tentar controlar a pressão com mudanças no estilo de vida, antes de recorrer aos remédios.

A nova abordagem visa alcançar a meta de pressão arterial em um período de três a seis meses, utilizando, desde o início, uma combinação de dois medicamentos de classes diferentes para maximizar a eficácia e minimizar os efeitos colaterais. Para casos mais resistentes ao tratamento, pode ser necessário o uso de uma combinação de três fármacos, o que aumenta as chances de controle em até 90% dos pacientes.

Para os idosos acima de 80 anos ou pessoas com risco de quedas, a abordagem de tratamento é mais gradual, evitando reduções bruscas na pressão que possam comprometer a qualidade de vida.

Diagnóstico: Medição Fora Do Consultório É Essencial

Para um diagnóstico mais preciso de hipertensão, as novas diretrizes recomendam métodos como MRPA (Medida Residencial da Pressão Arterial) e MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), além das medições tradicionais feitas no consultório.

  • MRPA: Medições feitas em casa, durante o dia, usando aparelhos automáticos. Isso ajuda a evitar leituras equivocadas devido ao “efeito jaleco branco” – o aumento da pressão causado pelo estresse de estar no consultório.
  • MAPA: Monitora a pressão continuamente por 24 a 48 horas, incluindo períodos noturnos, fornecendo uma visão completa das variações ao longo do dia e noite.

Essas técnicas são essenciais, pois a pressão tende a cair durante o sono. Caso contrário, isso pode ser um indicativo de maior risco cardiovascular.

Estratégias Não Farmacológicas: Exercícios E Dieta São Fundamentais

Para complementar o tratamento medicamentoso, medidas como prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada continuam a ser recomendadas.

  • Atividades físicas: A combinação de exercícios aeróbicos (corrida, natação, ciclismo) e de resistência (musculação, exercícios com peso) é ideal. Isso ajuda a fortalecer o coração, melhorar a circulação sanguínea e reduzir a pressão arterial.
  • Alimentação: Uma dieta rica em potássio, magnésio e fibras e com baixo teor de sódio é fundamental para controlar a hipertensão. Frutas como banana e abacate, vegetais como espinafre, e alimentos integrais como quinoa são excelentes escolhas. O consumo de sódio deve ser mantido em até 2g por dia, o equivalente a 5g de sal.

Tratamento Personalizado Para Idosos E Pessoas De Baixo Risco

Para os idosos, o ajuste gradual da pressão é vital para evitar riscos de quedas, garantindo uma boa circulação sanguínea e priorizando a qualidade de vida. Já para pessoas com pressão ligeiramente elevada, mudanças no estilo de vida podem ser suficientes para o controle, evitando o uso precoce de medicamentos.

Conclusão

Com as novas diretrizes, fica claro que a hipertensão deve ser tratada com uma abordagem individualizada, levando em consideração os riscos e necessidades de cada paciente. O diagnóstico precoce e o tratamento eficaz são as chaves para prevenir complicações.


Frase de Motivação

“Cuide de sua saúde hoje para evitar preocupações amanhã.”


ASSINATURA: JORNALISTA AIELLO

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎪 Temporal Destrói Estruturas e Rodeio em Cruz das Posses é Remarcado para 31 de Outubro! 🎤

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas. Um forte temporal que atingiu...

Eleições: RICARDO SILVA com coligação preoucupante e MARCO AURELIO (Novo) jogam as ultimas carta em debate

Ricardo Silva e Marco Aurélio Jogam Cartas Finais no Debate pela Prefeitura de Ribeirão Preto ⚔️🤔 Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão,...

Eleição em Ribeirão Preto (SP): Marco Aurélio tem 44,8%; e Ricardo Silva, 43,6%, diz Veritá

A mais recente pesquisa eleitoral do Instituto Veritá, realizada entre 18 e 23 de outubro, mostra Marco Aurélio (Novo) com 44,8% das intenções de...

O temporal que atingiu Jaborandi na noite de 24 de outubro deixou pelo menos 100 pessoas desalojadas

O temporal que atingiu Jaborandi (SP) na noite de 24 de outubro deixou pelo menos 100 pessoas desalojadas, com aproximadamente 45 casas sendo invadidas...

Nas comemorações do Bicentenário de São Simão, Turismo de São Paulo inaugura obra de Revitalização da Praça da República

Uma das principais praças da cidade ganhou melhorias através de convênio que contou com recursos de R$ 615.073,96 do Estado  Conhecida por suas paisagens naturais...
- PUBLICIDADE -