Um concerto no alto da Mantiqueira, em Caconde (SP), abre as comemorações de 10 anos do Ilumina

De 5 a 9 de janeiro, moradores e visitantes poderão assistir gratuitamente ao Festival Ilumina de música de câmara, um evento sem precedentes no cenário internacional de festivais do gênero

0
217

De 5 a 9 de janeiro, moradores e visitantes poderão assistir gratuitamente ao Festival Ilumina de música de câmara, um evento sem precedentes no cenário internacional de festivais do gênero

Um coletivo de 28 jovens músicos selecionados e 13 solistas renomados, em convívio com a comunidade local, participam de uma intensa imersão artística, seguida de concertos e performances. Dia 5 de janeiro, às 17h, será a apresentação em Caconde/SP, no alto da Mantiqueira; e dia 8 de janeiro, às 19h, será no Teatro Municipal de Mococa.

A americana Jennifer Stumm, violista premiada, fundadora e diretora Artística do Ilumina, explica:

 “No topo de uma montanha com vista para o horizonte da espetacular Serra da Mantiqueira, esse concerto une as comunidades de cafeicultores ao redor de Caconde em uma mistura de música popular e clássica brasileira e, por meio de palestras e degustação de cafés especiais, explora o poderoso trabalho de nossos parceiros da Fazenda Ambiental Fortaleza, para construir um mundo mais sustentável e comunidades mais saudáveis”.

Com o tema “Horizontes”, esse concerto de abertura (5/1, às 17h) faz parte da iniciativa ECO, um compromisso do Ilumina de conversar com as comunidades agrícolas e democratizar o acesso à música de excelência. Outras atividades interativas completam a programação: 

Para a comunidade de Mococa, está reservada uma noite de música brasileira com o famoso pianista Cristian Budu, “será uma jornada de raízes do choro até Baden Powel”, diz Jennifer. No palco, o grande trio do lendário percussionista Edmundo Carneiro, o baixista de longa data do Ilumina, Pedro Gadelha, e o violoncelista em ascensão Bruno Lima.

Entre os solistas, destacam-se nomes de forte presença no cenário internacional, como Adrian Brendel (violoncelo, Reino Unido), Clarice Assad (compositora, Brasil), Cristian Budu (piano, Brasil), Edmundo Carneiro (percussão, Brasil), Florian Donderer (violino, Alemanha), Gareth Lubbe (viola e voz, África do Sul), Jennifer Stumm (viola, EUA), Matthew Hunt (clarineta, Reino Unido), Rachell Ellen Wong (violino, EUA), Seth Parker Woods (violoncelo, EUA), e Tai Murray (violino, EUA). Sobre os solistas e Fotos dos músicos

Apresentações gratuitas da 10ª edição do Festival Ilumina

5 de janeiro, às 17h – Caconde-SP
HORIZONTES
Sobre este concerto, Jennifer Stumm afirma, “No topo de uma montanha com vista para o horizonte da espetacular Serra da Mantiqueira, esse concerto une as comunidades de cafeicultores ao redor de Caconde em uma mistura de música popular e clássica brasileira e, por meio de palestras e degustação de cafés especiais, explora o poderoso trabalho de nossos parceiros do café FAF para construir um mundo mais sustentável e comunidades mais saudáveis. Esse concerto faz parte da iniciativa ECO, um compromisso do Ilumina de conversar com as comunidades agrícolas e democratizar o acesso à música de excelência”.

8 de janeiro, às 16h – Caconde-SP
Concerto para trabalhadores de FAF (Mococa-SP)
O Ilumina mantém um forte compromisso de oferecer à comunidade agrícola acesso à excelente música.

8 de janeiro, às 19h – Mococa

Teatro Municipal de Mococa – Praça Marechal Deodoro, 22

Ingressos gratuitos por meio da prefeitura de Mococa

EU: VOCÊ: NÓS
“Para a comunidade de Mococa, apresentaremos uma noite de música brasileira com o famoso pianista Cristian Budu. Em colaboração com o grande trio do lendário percussionista Edmundo Carneiro, o baixista de longa data do Ilumina, Pedro Gadelha, e o violoncelista em ascensão Bruno Lima, será uma jornada das raízes do choro até Baden Powell”, afirma Jennifer.

Sobre o Ilumina

O Ilumina foi fundado em 2015 pela violista americana Jennifer Stumm, na cidade de São Paulo. Começou com um pequeno projeto de desenvolvimento de talentos musicais em uma fazenda e, ao decorrer de nove anos, conectou centenas de jovens músicos da América do Sul aos principais artistas internacionais. O festival conquistou renome internacional por proporcionar acesso à música ao vivo para milhares de pessoas todos os anos, gerando iniciativas de grande impacto social, além de lançar um modelo inovador de desenvolvimento que gera oportunidades poderosas. Mais de 60% dos jovens artistas da Ilumina passaram a estudar em universidades e conservatórios de alto nível por todo o mundo e, desses, 98% foram aceitos na instituição em que mais queriam estudar. O Ilumina se apresenta com seu diverso coletivo de artistas nos principais palcos ao redor do mundo, lidera residências educacionais e continua a lutar por equidade e representação nas lideranças, tanto dentro quanto fora dos palcos. Mais informações sobre o Ilumina

Informações: https://iluminamusic.com/br/festival-top – Telefone: +55 11 91989-1198