Início Região Tudo pronto para a procissão de Corpus Christi em Matão

Tudo pronto para a procissão de Corpus Christi em Matão

- continua após a publicidade -

Tudo pronto para a procissão de Corpus Christi em MatãoPrefeitura realiza 68ª Festa de Corpus Christi
A Prefeitura de Matão está organizando todos os preparativos da 68ª Festa de Corpus Christi, que este ano acontecerá no dia 26 de maio. Artistas, estudantes e voluntários farão a ornamentação em doze quadras na área central, por onde passará a procissão que reúne milhares de fiéis. Toda a estrutura da festa é montada pela Prefeitura, com fornecimento e transporte dos materiais, pessoal de apoio, sanitários químicos, divulgação, entre outros.

A organização da festa fica a cargo da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, mas toda a estrutura da municipalidade é colocada à disposição do evento.
Os desenhos serão confeccionados manualmente por voluntários, a partir das 4h00, em um trajeto em formato de cruz, partindo da igreja matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro. Cerca de 70 toneladas de dolomita, areia e vidro moído serão utilizados na confecção dos tapetes.

“Nossa festa vem crescendo cada vez mais, graças à dedicação dos moradores, artistas, servidores municipais, religiosos e demais participantes, pois praticamente toda a cidade fica envolvida para o maior evento de Matão. Apesar das dificuldades, o prefeito Chico Dumont manteve praticamente toda a estrutura para que nada interfira na qualidade e beleza desta tradição.”,

explicou o diretor do departamento de Turismo, Wilson Cardoso.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O trajeto decorado por onde passará a procissão, começa defronte a igreja matriz, na rua José Bonifácio, segue pela avenida 28 de Agosto, rua Rui Barbosa, avenida 15 de Novembro, rua Prudente de Moraes, avenida 7 de Setembro e, novamente, pela rua Rui Barbosa, avenida Siqueira Campos e rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida, na igreja matriz.

“Há 68 anos, Matão orgulhosamente é cede de uma das mais importantes celebrações religiosas. Ao longo desses anos, muitas coisas aconteceram, muitas pessoas passaram e enfeitaram com suas mãos nossas ruas, muitos trabalhadores desenvolveram técnicas para facilitar a confecção e desenhos dos tapetes, inúmeros moldes foram confeccionados, toneladas de matérias foram preparadas, a igreja recebeu seus fies e passou por nossos tapetes, enfim, nossa história é grandiosa. Estamos novamente aqui, emocionados e felizes por mais um ano, preparando tudo com muita dedicação a espera da quinta-feira. Agradeço a todos os envolvidos em nome da população e convido nossas famílias para que apreciem e participem ao máximo de tudo o que preparamos,”

frisou o prefeito Chico Dumont.

Projeto “Artista na Rua”
Como em todas as edições da celebração de Corpus Christi, um artista é escolhido para receber homenagens através do projeto “Artista na Rua”. Nesta edição a artista homenageada será Katia Almeida.
Natural de São Paulo, Katia Almeida nasceu no ano de 1965. Atuou por muitos anos no mundo da moda, mas em 2004 despertou um interesse pela arte, foi quando iniciou no artesanato e, em seguida, adentrou a pintura em telas e hoje são mais de 1500 obras produzidas.

“Desde então, nunca mais parei! Tenho prazer pelas cores, adoro brincar e mostrar que através delas podemos expressar a paz, alegria, tristeza, paixão, esperança, elegância, equilíbrio, movimento, estática, enfim, infinitos sentimentos”,

revelou a artista.

Tudo pronto para a procissão de Corpus Christi em Matão1Katia expôs seus trabalhos em diversas cidades através de exposições nos seguintes locais: XXIV Salão de artes plásticas de Arceburgo em Minas Gerais; Salão Cultural de artes plásticas Museu do Exército e Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro; Exposição de artes, obras e poemas dos co-autores de Cristal de Talentos, em São Paulo, ocasião em que foi premiada com Medalha Mérito Cultural Anita Garibaldi; Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, também premiada com medalha de ouro pela obra Metrópole e Bicicleta; Acervo da Santa Casa de Goiânia, com a obra Sagrada Família; Exposição Internacional Uruguai, Argentina de Brasil , no cruzeiro temático Artmar; Acervo da Santa Casa de Goiânia; entre outras.

“Ao receber este convite da Casa de Cultura de Matão, fiquei surpresa e feliz! É muito gratificante ser escolhida, entre tantos artistas talentosos que temos na atualidade, para uma homenagem tão especial como esta, onde as obras são apresentadas de modo tão artístico, através de uma releitura feita por mãos tão habilidosas pelas ruas de Matão”,

disse.

Exposição
No dia 25 de maio, véspera de Corpus Christi, a Casa da Cultura realizará uma solenidade de abertura da exposição da artista plástica homenageada. O evento será às 20h00. No local a artista apresentará alguns dos seus trabalhos que estarão disponíveis para a visita durante a festa de Corpus Christi.

Sapateado de Rua
Integrando as atividades no dia de Corpus Christi, o Departamento de Cultura sempre prepara uma atração especial para a celebração. Na quinta-feira (26), a Cia. Papapumpá, apresentará o espetáculo “Profeta Gentileza: O Chacrinha das Calçadas”. A atração será a partir das 14h00, em frente à Casa da Cultura.

igreja matrizCom 10 anos de existência, a Cia de Sapateado Papapumpá foi contemplada em 2015 com o edital Proac para a produção de espetáculo inédito e temporada de dança da Secretaria de Cultura do Estado. Para celebrar este ano de aniversário a companhia se dedica a criar um espetáculo de sapateado para ser apresentado em praça pública.
A proposta deste projeto visa ocupar o espaço público por meio da dança, reapresentando para o cidadão a praça pública como espaço de reunião. A Cia de Sapateado Papapumpá acredita que a figura de Gentileza representa esta possibilidade de ocupação da cidade por meio da arte tendo o próprio espaço urbano como suporte para a performance.

Feira de Artesanato
O Departamento de Cultura também organizará a Feira de Artesanato, com a participação de artesãos de Matão e região, das 8h00 às 17h00, na Praça “Dr. Leônidas Calígola Bastia”, no Centro. A feira é montada em frente à Igreja Matriz.

Segurança e Saúde
Toda a estrutura da Prefeitura se envolve na organização do evento, colocando à disposição da população ambulâncias, enfermeiros, pessoal de apoio, monitores, guias, e banheiros químicos.
A segurança e o controle do trânsito serão feitos pela Guarda Municipal, Agentes de trânsito e polícias Civil e Militar.

Trajeto
O trajeto decorado, por onde passará a procissão, começa defronte a igreja matriz, na Rua José Bonifácio, segue pela Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida 15 de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e, novamente, pela Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos e Rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida, na igreja matriz.

Produtos Oficiais
Uma barraca com produtos oficiais da festa será montada ao lado da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, com a venda de camisetas e DVDs com a história da festa em Matão. A renda será revertida para o Fundo Social de Solidariedade.

Trânsito
Para melhorar o trânsito nas proximidades onde fica instalado o comércio ambulante o estacionamento do Conjunto poliesportivo “Laert José Tarallo Mendes”, funcionará gratuitamente no dia 19, das 6h00 às 23h30.
As vias que compõem o trajeto das ornamentações estarão com o estacionamento proibido no horário comercial e, a partir das 18h30, serão fechadas totalmente para a preparação dos enfeites.
O trânsito voltará a funcionar normalmente na própria quinta-feira, após a limpeza das ruas, por volta das 23h00. A avenida Daniel Antonio de Brito, onde estarão os vendedores ambulantes, também será interdita na quarta-feira, a partir das 7h00.

Programação Paróquia Senhor Bom Jesus

Corpus Christi na cidade de Matao/SP-Está em andamento a 3ª Semana Eucarística, com missas diárias às 19h00, até o dia 25 de maio. Durante a festa de Corpus Christi, na Igreja Matriz, as missas serão realizadas às 7h00, às 9h00, às 11h00 e às 13h00. O encerramento das celebrações acontecerá a partir das 15h00, com a última missa. Em seguida, centenas de fiéis e párocos da cidade seguirão a procissão sobre os tapetes decorados.

 

Na sequência, após a passagem dos fiéis, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, já iniciarão a retirada dos materiais, e a limpeza das ruas para que o trânsito seja liberado.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Mãe de atriz de Glee se ajoelha e chora em lago onde filha sumiu

Segundo informações da CBS Los Angeles, o garoto foi encontrado por um velejador, que estranhou ao ver a criança dormindo sozinha, sem qualquer adulto por perto.

Odebrecht fez pagamentos a Toffoli, denuncia Marcelo Odebrecht à PGR

Marcelo Odebrecht e os demais diretores da empresa sempre se referiam a Toffoli como “amigo de Adriano” ou “amigo de AM (Adriano Maia)”

Gol de Bolsonaro: SBT acerta transmissão da final do carioca, Flamengo e Fluminense

O SBT alcançou a sua maior audiência na história da emissora até então com a transmissão da final da Copa do Brasil, decidida por Corinthians e Grêmio

Divirta-se com os melhores tweets do MBL tratando Ayan como um guru

Com a prisão de Luciano Ayan por suspeita de lavagem de dinheiro, separamos os melhores do tweets em que mblistas idolatram o prisioneiro.

Ribeirão Preto tem leitos sobrando na rede privada e deveria contratar com urgência

Presidente da entidade diz que hospitais de campanha são um erro estratégico e que Ribeirão Preto vive o cenário já experimentado por Manaus
- PUBLICIDADE -