InícioRegiãoTaquaritingaProjeto de lei visa declarar Taquaritinga a “Capital Estadual da Goiaba”

Projeto de lei visa declarar Taquaritinga a “Capital Estadual da Goiaba”

- continua após a publicidade -

A pedido do prefeito Vanderlei Mársico, a deputada estadual Beth Sahão apresentou, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei n.º 357/2018, que declara, ao Município de Taquaritinga, o título de “Capital Estadual da Goiaba”.

Na justificativa do projeto consta que “com a decadência da cafeicultura no Estado de São Paulo na década de 1950, o plantio do algodão avançou na região de Taquaritinga; depois disso, veio a época das roças de tomate, vendido para a indústrias como Cica, Etti e Peixe, quando Taquaritinga ficou conhecida como a “Capital Mundial do Tomate”; o auge da laranja ocorreu nos anos 1980, com as fortes geadas nos pomares da Flórida (EUA), que puxavam os preços do suco e valorizando o produto dos citricultores locais. Atualmente, destacam-se as culturas da cana-de-açúcar, da goiaba, da manga e do limão”.

O Estado de São Paulo produz 80 mil toneladas de goiaba, quase toda produção do país. A nossa região possui 400 mil pés de goiaba para atender a indústria, com produção anual de 45 mil toneladas, cujo valor da produção alcançou, em 2016, cerca de R$ 14 milhões, o Instituto de Economia Agrícola (IEA). Taquaritinga produz anualmente cerca de 15 mil toneladas da fruta, podendo ser considerada a capital nacional da goiaba, para a indústria, sendo que a secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA) estuda conceder a Taquaritinga o título de “Terra da Goiaba”.

“O prefeito Vanderlei me convenceu de que Taquaritinga merece esse título, por isso apresentei o projeto na Assembleia Legislativa”, explicou a deputada Beth Sahão.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para o prefeito, a medida é importante para divulgar o nome de Taquaritinga: “Declarar nosso município como a Capital Estadual da Goiaba trará visibilidade tanto para a atração de investidores industriais, como para o turismo, assim como aconteceu em décadas passadas, quando fomos a Capital do Tomate, e tínhamos grandes indústrias, com o a Peixe e a Etti e, também, festas temáticas, que atraiam muitos visitantes”, conclui Vanderlei Mársico.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação

A Anvisa informa que os Estados Unidos (EUA) relataram a ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação

Campeonato Esportivo movimenta mais de mil alunos das escolas municipais

Cirem será realizado até a 2a quinzena de dezembro

Assistência Social realizará “V Caminhada Mulher Maravilha” neste domingo

Evento promovido pelo NAEM acontece em referência aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Projeto Guri está com inscrições abertas

Crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem aprender a tocar um instrumento musical, sem a necessidade de conhecimento prévio

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger os animais durante as comemorações

Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões
- PUBLICIDADE -