InícioRegiãoTaquaritingaMinistério Público de Taquaritinga exige a volta da jornada de 8 horas...

Ministério Público de Taquaritinga exige a volta da jornada de 8 horas para os servidores municipais

- continua após a publicidade -

Recentemente, a 3.ª Promotoria de Justiça recomendou, por meio do Ofício 3ª PJ 326/18, que todos os servidores do município cumprissem o regime legal mínimo de horas, sob pena de responsabilização por improbidade administrativa, nos termos da Lei n.º 8.429/92.

Assim, o prefeito Vanderlei Marsico assinou, segunda-feira (10/12), o Decreto Municipal que determina o retorno da jornada de trabalho de 8 horas diárias e 40 horas semanais, que valerá a partir de 1.º de janeiro de 2019. O decreto atende à recomendação do Ministério Público local, que abriu o Inquérito Civil Público n.º 14.0456.0000786/2018-1, com o fim de apurar a ilegalidade da redução da jornada de trabalho dos servidores municipais, estabelecida em 2008.

“Entendemos que a medida causará transtornos aos funcionários públicos, mas não havia o que fazer, a não ser atender à recomendação da Dra. Marília Bononi Francisco, promotora que preside o inquérito civil”, explicou o prefeito Vanderlei.

Para a secretária Municipal de Gestão, Patrícia Mársico, a medida é uma correção da ilegalidade herdada das gestões anteriores. “Tentamos, de todas as formas, encontrar uma solução que não afetasse os servidores, dialogamos com o Sindicato da classe e co  m os vereadores, mas o fato é que o Ministério Público entendeu que a jornada de 6 horas é ilegal”, disse a secretária.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A jornada de 6 horas foi estabelecida pelo Decreto Municipal n.º 3.462, de 02 de janeiro de 2008, sob o argumento de que a redução do expediente seria para que fossem compensados os saldos existentes no sistema de banco de horas dos servidores que estavam em regime de sobrejornada. Acontece que o Decreto teria eficácia até o dia 31 de dezembro de 2008, mas sua vigência foi prorrogada até 30 de setembro de 2014, por meio de sucessivos decretos municipais.

“Agora, o Ministério Público entende que não há previsão legal para que os servidores públicos municipais tenham jornada inferior às 8 horas diárias e 40 horas semanais”, disse a secretária Municipal de Negócios Jurídicos, Camila Takao.

A jornada de 8 horas é a regra nas outras prefeituras da região com o mesmo porte de Taquaritinga. Segundo o MP, a volta do horário normal “atende às necessidades da população” e reestabelece a norma jurídica.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow 2024: Impulsionando o Comércio Varejista de Ribeirão Preto

Prepare-se para uma onda de oportunidades! 🌟 A Agrishow 2024 está chegando e com ela vem a promessa de impulsionar o comércio varejista de Ribeirão Preto.

COPA DO BRASIL: PALMEIRAS ENCARA O BOTAFOGO-SP NA 3ª

Ao todo, são 32 times nesta etapa da principal competição de mata-mata do país, com os vencedores dos 16 confrontos avançando às oitavas de final.

Especialistas da área da saúde realizam evento gratuito no Parque das Artes sobre tontura em idosos

A iniciativa oferecerá atendimento profissional com mini triagem do equilíbrio, orientações e distribuição de brindes no domingo, dia 21/04, das 8h às 12h @ParquedasArtesrp

 Anhanguera Ribeirão realiza aulas de ginástica artística e funcional gratuitas 

A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino.

De Ribeirão Preto para o Brasil, Grupo Passalacqua comemora 100 anos de atividade

O Grupo, que iniciou suas atividades em 1924 como uma casa de distribuição de couro na cidade de Ribeirão Preto, atualmente adota novos pilares estratégicos e ampliasse o catálogo de produtos oferecidos
- PUBLICIDADE -