InícioRegiãoTaquaritingaFatec Taquaritinga Cria Jogo para Auxiliar Pessoas com Autismo

Fatec Taquaritinga Cria Jogo para Auxiliar Pessoas com Autismo

A Fatec Taquaritinga, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), está prestes a apresentar uma tecnologia assistiva inovadora em um evento comemorativo ao Mês de Conscientização sobre o Autismo

- continua após a publicidade -

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

Resumo: A Fatec Taquaritinga, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), está prestes a apresentar uma tecnologia assistiva inovadora em um evento comemorativo ao Mês de Conscientização sobre o Autismo. O pré-lançamento do jogo VIDAUT visa aprimorar o aprendizado de atividades da vida diária para indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA), oferecendo desafios inspirados nas rotinas das crianças da Apae Taquaritinga. Essa iniciativa inovadora demonstra a interseção entre tecnologia e inclusão, prometendo impactar significativamente a vida daqueles com TEA.

arquivo pessoal
Matéria Completa: A Fatec Taquaritinga, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), está liderando uma iniciativa pioneira destinada a apoiar pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Agendado como parte das atividades do Mês de Conscientização sobre o Autismo, o evento que ocorrerá na terça (3) e quarta-feira (4) marcará o pré-lançamento de uma tecnologia assistiva revolucionária desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software (GPES) da Fatec.
O próximo evento apresentará o jogo VIDAUT, elaborado para reforçar o aprendizado de atividades da vida diária entre pessoas com TEA. Desenvolvido pela equipe do GPES, liderada pela professora Daniela Gilbertoni, o jogo apresenta desafios inspirados nas rotinas cotidianas das crianças da Apae Taquaritinga. Tarefas como escovar os dentes servem como elementos interativos, proporcionando uma plataforma para que indivíduos com TEA pratiquem habilidades essenciais da vida em um ambiente envolvente e de apoio.
O desenvolvimento do VIDAUT envolve a colaboração de nove estudantes dos cursos de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, refletindo um esforço conjunto para aproveitar a tecnologia para o bem social. O jogo, que ainda está em progresso, está previsto para ser disponibilizado em breve para dispositivos móveis, oferecendo acessibilidade e conveniência a um amplo público.
O evento, aberto ao público e gratuito, convida as pessoas a participarem de diversas atividades destinadas a aumentar a conscientização sobre o autismo. Ao lado do pré-lançamento do VIDAUT, os participantes podem esperar palestras esclarecedoras sobre temas como práticas inclusivas, bullying e cyberbullying, destacando o compromisso da Fatec Taquaritinga em promover uma sociedade mais informada e inclusiva.

A diretora Luciana Aparecida Ferrarezi enfatiza o compromisso da instituição em promover entendimento e apoio ao autismo dentro de sua comunidade. O evento serve como uma plataforma para que alunos diagnosticados com transtorno do espectro autista e seus familiares compartilhem experiências, recebam apoio mútuo e explorem os recursos disponíveis na Fatec Taquaritinga.
À medida que o jogo VIDAUT entra em suas etapas finais de refinamento, seu iminente lançamento marca um novo capítulo na tecnologia assistiva, prometendo capacitar pessoas com TEA e contribuir para uma sociedade mais inclusiva.

“A tecnologia, quando utilizada para o bem social, tem o poder de transformar vidas e criar um mundo mais inclusivo para todos.” 🌟
 ‌Foto: DivulgaçãoJogo VIDAUT está em fase de aperfeiçoamento e será disponibilizado em breve para celulares e tablets
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🏘️ Venda de Imóveis Usados em São Paulo Dispara em Fevereiro 📈

Houve um crescimento geral de 18,11% nas vendas de casas e apartamentos em fevereiro em comparação com janeiro. Este aumento foi observado em todas as regiões do estado

🎁 ShoppingSantaÚrsula Sorteia Citroën C3 Aircross e Oferece Colar na Campanha do Dia das Mães 🚗

Promoção acontece entre 1º e 12 de maio, com sorteio de carro e colares de presente para clientes. @shoppingsantaursula

🏁 Exposição de Réplicas de Carros de Corrida é Prorrogada no RibeirãoShopping 🏎️

A exposição Fórmula Design & Best of The Best agora pode ser visitada até 5 de maio Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

🎸 Titãs Trazem “Titãs Microfonado” a Ribeirão Preto 🎤

Os Titãs, uma das maiores bandas de rock do Brasil, trazem seu novo show "Titãs Microfonado" para Ribeirão Preto. A apresentação acontecerá no Multiplan Hall

Bolsonaro e Caiado lideram carreata em Ribeirão Preto antes da Agrishow

Neste domingo movimentado em Ribeirão Preto (SP), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), participaram de uma...
- PUBLICIDADE -