InícioRegiãoTaquaritingaAlckmin entrega novo AME Mais de Taquaritinga

Alckmin entrega novo AME Mais de Taquaritinga

- continua após a publicidade -

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta terça-feira, 14, o novo AME Mais (Ambulatório Médico de Especialidades) de Taquaritinga. A unidade será referência no atendimento ambulatorial em 31 especialidades médicas e não médicas para 10 municípios da região de Araraquara.

O governador Alckmin explicou detalhes do novo equipamento. “O AME de Taquaritinga é um AME Mais. Além de oferecer toda a parte clínica, também tem a parte cirúrgica, com anestesista, centro cirúrgico e hospital dia, podendo realizar pequenas cirurgias. A pessoa opera de manhã e tem alta no mesmo dia”, afirmou. Alckmin lembrou, ainda, que a região já dispõe de AMEs nas cidades de Américo Brasiliense e Catanduva e, em breve, será inaugurado o de São Carlos.

Para implantação deste serviço, foram investidos R$ 11 milhões na compra de equipamentos e mobiliários. A unidade é gerenciada pela Irmandade Santa Casa de Franca e, como todo serviço de saúde, será implantada gradativamente. Quando estiver plenamente ativa, a produção mensal estimada é de 8,7 mil consultas médicas, 985 consultas não médicas, 6,8 mil exames diagnósticos e cerca de 370 procedimentos cirúrgicos de maior e menor complexidade. O custeio será de R$ 1,5 milhão por mês, com recursos do tesouro estadual.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O novo serviço vai proporcionar à população da região atendimento médico ambulatorial especializado, voltado para a investigação diagnóstica, orientação terapêutica e resolutividade cirúrgica para casos de pequena e média complexidade.

A unidade possui área física de 2.686,92 m² e 20 consultórios, 19 salas para exames, duas salas para curativos, espaços específicos para medicação, enfermagem, repouso/observação, coletas e laudos, além de uma sala de centro cirúrgico com modernos equipamentos médico-hospitalares e capacidade de realizar procedimentos como cirurgias de catarata, biópsia, colonoscopia e outros.

O AME Mais de Taquaritinga contará com 23 especialidades médicas, como Cardiologia, Dermatologia, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Urologia, entre outras, além de especialidades não médicas, como Nutrição, Psicologia e Fisioterapia (confira abaixo a relação completa de especialidades). Também oferecerá exames diagnósticos e terapêuticas, como raio-x, mamografia, ecocardiograma e colposcopia, para citar alguns exemplos.

“Com esse AME Mais, ampliamos o acesso da população a cuidados especializados, num serviço altamente resolutivo, capaz de ofertar diagnóstico e o início do tratamento no mesmo local, por sua capacidade de fazer pequenas cirurgias ambulatoriais”, destaca o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

O novo AME atenderá uma população de referência de aproximadamente 300 mil pessoas da região central do Estado, distribuídas entre dez cidades: Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Ibitinga, Itápolis, Matão, Nova Europa, Santa Ernestina, Tabatinga e Taquaritinga. A unidade receberá os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

O agendamento das consultas é feito pelos próprios postos de saúde municipais, mediante sistema informatizado da Secretaria. A região já conta com o AME de Américo Brasiliense, em funcionamento, e estão em fase de finalização as obras do AME São Carlos.

O AME Taquaritinga fica localizado na Avenida João de Jorge, nº 221, Vila Rosa, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A organização social responsável pelo gerenciamento é a Santa Casa de Franca.

AMEs

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. O novo modelo começou a ser implantado em 2014 no Estado de São Paulo. Atualmente, o Estado conta com 57 AMEs, incluindo o novo de Taquaritinga.

A instalação dos AMEs é definida após avaliação técnica da demanda por atendimentos ambulatoriais na rede pública de saúde de cada região. Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados.

O objetivo da unidade é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

Especialidades

– Médicas (23): Acupuntura, Alergologia; Anestesia, Cardiologia, Cirurgia geral, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia infantil, Ginecologia, Gastroenterologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologia infantil, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia, Cirurgia vascular e Pneumologia infantil.

– Não médicas (8): Serviço Social, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia e Fonoaudiologia.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação

A Anvisa informa que os Estados Unidos (EUA) relataram a ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação

Campeonato Esportivo movimenta mais de mil alunos das escolas municipais

Cirem será realizado até a 2a quinzena de dezembro

Assistência Social realizará “V Caminhada Mulher Maravilha” neste domingo

Evento promovido pelo NAEM acontece em referência aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Projeto Guri está com inscrições abertas

Crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem aprender a tocar um instrumento musical, sem a necessidade de conhecimento prévio

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger os animais durante as comemorações

Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões
- PUBLICIDADE -