InícioRegiãoSertãozinhoTransporte e Logística corresponde a 30% do custo de produção da cana-de-açúcar

Transporte e Logística corresponde a 30% do custo de produção da cana-de-açúcar

- continua após a publicidade -

Muito além dos caminhões que transportam a cana-de-açúcar das plantações para as usinas, o processo de transporte e logística é foco de atenção constante na cadeia sucroenergética. Entre os diversos motivos para isso estão a busca por redução de custos, a necessidade de controle dos processos e o aumento de competitividade no segmento.

Para diminuir custos e estarem atualizadas, as usinas e empresas ligadas ao setor investem em estratégias de coordenação dos sistemas de corte e aprimoramento dos sistemas logísticos que gerenciam o transporte, dessa forma melhoram a eficiência operacional integrando a área logística à industrial. Atualmente os custos de corte, carregamento e transporte representam cerca de 30% do custo total da produção de cana-de-açúcar, sendo que somente os gastos com transporte equivalem a 12% desse total, é o que aponta um estudo da Embrapa.

Para auxiliar de forma efetiva o setor sucroenergético, a FENASUCRO & AGROCANA – que acontece de 23 a 26 de agosto, em Sertãozinho/SP – traz, desde a edição de 2014, um setor com novidades e soluções para o Transporte e Logística da cadeia canavieira, com expositores que apresentam, por exemplo, equipamentos para transporte de produtos e subprodutos nos meios rodoviário, ferroviário, dutoviário e aquaviário, veículos utilitários, acessórios, autopeças, lubrificantes automotivos, equipamentos de elevação, pontes rolantes, embalagens, entre outros itens para o público da feira atualizar seus equipamentos e aumentar a eficiência nos negócios.

Eventos para aumentar o conhecimento

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para este ano, a FENASUCRO & AGROCANA terá uma grade de eventos de conteúdo com mais de 200 horas de programação, mais que o dobro da edição passada. O objetivo é oferecer oportunidade de qualificação, com informações, soluções e novidades em diversas frentes que envolvem a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Um destes eventos aborda exatamente o setor de

Transporte e Logística.

O ESALQ-LOG (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da ESALQ/USP) em conjunto com a Abralog (Associação Brasileira de Logística) realizará o 4º Seminário de Transporte e Logística no dia 26 de agosto. O evento vai discutir os temas “Custos da Logística no Sistema de Produção Agroindustrial Sucroenergético e Planejamento da Produção da Cana-de-Açúcar: Ferramentas de Previsão”. “A feira se consolidou como um ambiente muito bem frequentado por diversos agentes (tomadores de decisão, em sua grande maioria) do setor sucroenergético, o que certamente tem viabilizado não somente o desenvolvimento de novos projetos, mas também a realização de negócios extremamente importantes para a economia brasileira como um todo. De outro lado, tem-se o ESALQ-LOG que tem sido reconhecido e notabilizado pelas suas contribuições aos mais diversos agronegócios, com destaque para o setor sucroenergético. Nesse sentido, entende-se que essa conjunção de esforços agrega valor ao conjunto de políticas – públicas e privadas – que possam vir a ser desenhadas para incrementar a eficiência das atividades logísticas para este setor”, explica José Vicente Caixeta Filho, coordenador do Grupo ESALQ-LOG.

Já o presidente da Abralog, Pedro Francisco Moreira, a entidade se norteia por quatro linhas de ação que se fundem aos principais objetivos da FENASUCRO & AGROCANA. “Entre nossos pilares estão a busca por ampliar e fortalecer o relacionamento com entidades afins de modo a unir forças na condução de ações de interesse comum e a participação ativa das grandes questões nacionais como valorização do profissional de logística, infraestrutura, regulamentações, marcos regulatórios, entre outros. A feira é a maior da cadeia produtiva da cana-de-açúcar do mundo e por esse motivo precisamos pensar no transporte e logística como parte do todo também nessa atividade”, afirma.

O Gerente Geral da FENASUCRO & AGROCANA, Paulo Montabone também reforça a importância de se encontrar soluções e melhorias para o setor de Transporte e Logística dentro da cultura da cana-de-açúcar. “O setor sucroenergético terá um custo estimado de R$ 8 bilhões para movimentação de insumos, matérias primas, etanol e açúcar, custos de estocagem, atrasos nos cronogramas de moagem, além dos riscos naturais da produção, esse é um custo muito alto e por isso trazemos nos corredores da feira equipamentos, tecnologias e conteúdos para reduzir esse custo e proporcionar ao empresário maior ganho de eficiência”, aponta. Para contribuir com este cenário, a ESALQ-LOG não descarta o desenvolvimento de pesquisas para diversos níveis de planejamento do setor (estratégico, tático e operacional, por exemplo), envolvendo tomadas de decisão relacionadas à otimização das atividades de corte, carregamento e transporte; gestão das despesas com fretes e tarifas de armazenamento; localização de novas facilidades (silos, armazéns, centros de distribuição, plantas industriais); gerenciamento de frotas (próprias e/ou terceirizadas); identificação de diferenciais/riscos logísticos, entre outros pontos.

A Fenasucro & Agrocana é realizada pelo Ceise Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. A feira acontece de 23 a 26 de agosto, no Centro de Eventos Zanini. A grade de eventos de conteúdo tem funcionamento das 8h às 18h e a área de exposição das 13h às 20h.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Bolsonaro confirma general Braga Netto como candidato a vice-presidente

O reservista Braga Netto atuou como chefe da administração civil de Jair Bolsonaro de fevereiro de 2020 a março de 2021

Cursos pré-vestibular e ENEM da USP estão com inscrições abertas

Os cursos populares relacionados à Universidade de São Paulo (USP) estão abertos para turmas no segundo semestre.

As UPAs continuam lotadas mesmo com varias doses, mas quem quer tem mais agendamento aberto

E a festa continua com a picada que não protege nada, mas pode ser motivo de muitos problemas que estão por ai.

6º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto tem inscrições abertas

Podem se inscrever grupos e companhias teatrais de todo o país, até o dia 17 de julho, no Portal da Prefeitura

Aniversário de Ribeirão Preto: Minczuk rege a Sinfônica de RP no Theatro Pedro II

A Série Concertos Especiais da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto traz o maestro Roberto Minczuk como regente neste sábado, dia 25 de junho, às 19h, no Theatro Pedro II.
- PUBLICIDADE -