InícioRegiãoSertãozinhoSertãozinho passa a contar com soro antiescorpiônico

Sertãozinho passa a contar com soro antiescorpiônico

Antídoto está disponível na UPA do município e será utilizado em acidentes graves e/ou moderados de picadas de escorpião

- continua após a publicidade -

Nesta segunda-feira, dia 20, Sertãozinho deu mais um importante passo na atenção em saúde ao formalizar a disponibilização do soro antiescorpiônico em sua UPA (Unidade de Pronto Atendimento “Dr. Pedro Thomé Francisco dos Reis”).

De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica do município, seguindo protocolos médicos, o antídoto será utilizado em casos graves e/ou moderados de acidentes com escorpiões.

Ainda conforme o setor, a grande maioria dos casos se apresenta no grau leve, com dor local de intensidade variável e parestesia, que pode ser alguma dormência ou queimação na área da picada. Nesses casos, além de monitorar o paciente no serviço de saúde, o tratamento é feito com analgésicos para diminuir a dor, além de compressas com água morna. Os casos moderados e graves têm menor ocorrência na cidade. No ano passado, por exemplo, foram registradas 89 ocorrências de acidentes com escorpiões; dessas, 6 se apresentaram como moderadas e outras 6 como graves.

Além de realizar o atendimento aos pacientes de Sertãozinho e Cruz das Posses, a UPA do município também se tornou referência para os acidentes graves e moderados com escorpiões registrados nas cidades de Barrinha, Pitangueiras e Pontal. A Vigilância Epidemiológica aponta que a média de acidentes graves/moderados no município é de 1 acidente por mês; porém, como a UPA absorverá a demanda dessas outras três cidades, estima-se que a média de atendimentos mensais desses tipos de acidentes será de 3 casos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Nas últimas semanas, antes que o soro fosse efetivamente disponibilizado na UPA, a Vigilância Epidemiológica realizou um treinamento para capacitar profissionais médicos e enfermeiros das redes pública e privada.

É importante destacar que, mesmo com a disponibilização do soro em Sertãozinho, o HC continuará com atendimento de portas abertas a todos os municípios da região, quando ocorrer a necessidade.

Acidente com escorpião: como proceder?

Quem reside em Sertãozinho ou Cruz das Posses e necessitar de atendimento por acidente com escorpião, deve saber que:

– Casos leves (quando o paciente apresentar apenas dor local, dormência ou queimação da área afetada): pacientes SUS devem procurar o plantão da UBS mais próxima ou a UPA para tratamento. Os pacientes de convênios podem procurar os pronto atendimentos de seus serviços de saúde.

– Casos moderados (além da dor local, há ocorrência de vômitos, e pode ocorrer sudorese, hipersalivação, aumento da pressão arterial, aumento ou diminuição da frequência cardíaca, aceleração do ritmo respiratório e/ou agitação): independente de ser paciente SUS ou convênio, o primeiro atendimento deve ser realizado preferencialmente na UPA, para verificação da necessidade de aplicação do soro antiescorpiônico.

– Casos graves (apresentação de náuseas e vômitos em abundância, hipersalivação, sudorese intensa, diminuição da temperatura corporal, alteração nos ritmos cardíaco ou respiratório, aumento ou queda da pressão arterial, agitação intensa, sonolência e/ou torpor): independente de ser paciente SUS ou convênio, o atendimento imediato deve ser realizado na UPA, para verificação do estado geral do paciente e aplicação do soro antiescorpiônico.

Os casos graves podem ser fatais, pois podem evoluir para insuficiência cardíaca, edema pulmonar, choque cardiogênico e óbito.

IMPORTANTE: crianças até 10 anos devem ser encaminhadas diretamente para a UPA, independente dos sintomas, tendo em vista a possibilidade de agravamento do quadro nessa faixa etária.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agora sem o que fazer camara de Ribeirão Preto oferece titulo de cidadão Ribeirão-pretano a melancia

Homenagem a oficial do Exército teve desfile de blindados e banda militar, mas a pergunta é o que o senhor General Amin Naves fez de efetivo para nossa cidade a não ser trair a confiança daqueles que adimiravam a instituição?

Finalistas do Concurso de Bandas do João Rock se apresentam neste sábado em novo local

Evento será na Arthouse em Ribeirão Preto e, além da grande final, terá shows da Banda Chavala e do coletivo Tutu Djs

Eisenbahn monta megaoperação de chope para o João Rock 2024

Patrocinadora master do festival, a marca premium do Grupo HEINEKEN levará 50 mil litros de chope para o evento

Ouro, prata e bronze: 3.483 estudantes da região de Ribeirão Preto são medalhistas da primeira edição da Olimpíada de Matemática de SP

Mais de 127 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram premiados em todo Estado

Centro universitário promove mutirão gratuito no próximo domingo para declaração do imposto de renda da população

Realizado no Parque Über Sul no dia 26, das 9h às 12h, evento realizado pela Estácio também vai oferecer orientações de carreira, elaboração de currículos, atividades pedagógicas, nutricionais, físicas, entre outras
- PUBLICIDADE -