InícioRegiãoSertãozinhoSertãozinho: Inscrições para eleição de novos conselheiros tutelares encerra-se dia 15 de...

Sertãozinho: Inscrições para eleição de novos conselheiros tutelares encerra-se dia 15 de maio

- continua após a publicidade -

Você é maior de 21 anos, mora há mais de dois anos em Sertãozinho, é eleitor desse município, possui ensino médio completo e conhecimento de informática? Além disso, está engajado na defesa dos direitos humanos e na proteção à vida de crianças e adolescentes, zela pelas garantias constitucionais e pelo cumprimento dos direitos dos menores definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente? Então, você tem os requisitos necessários para ser um candidato na eleição de novos conselheiros tutelares!

O processo de eleição dos membros do Conselho Tutelar é realizado em quatro etapas:

  1. Inscrição dos candidatos, a partir da análise dos critérios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como da lei municipal que trata do Conselho Tutelar;
  2. prova de conhecimentos específicos acerca dos instrumentos normativos (Estatuto da Criança e do Adolescente), organização e funcionamento do sistema de garantia de direitos humanos e de conhecimentos de informática;
  3. avaliação psicológica;
  4. eleição dos candidatos por meio de voto direto dos eleitores do município.

Edilaine Angelino, assistente social do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), conta que as inscrições estão abertas até dia 15 de maio, e deverão ser realizadas na sede do CMDCA de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30. E ela pontua: “caso o candidato já tiver exercido a função de conselheiro tutelar, ele não pode ter sofrido penalidade de perda do mandato no Conselho”.

O Conselho Tutelar é um órgão colegiado, autônomo em suas decisões no que tange ao atendimento à criança e ao adolescente, pertencente à administração pública municipal e sem função jurisdicional. “O conselheiro tutelar trabalhará em regime de dedicação exclusiva”, diz Edilaine. “Por isso, esse trabalho é incompatível com o exercício de outra função pública ou privada, sendo a mesma regida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, ela explica. A assistente social afirma ainda que, o conselheiro tutelar tem suas competências e atribuições fixadas no artigo 136 do Estatuto da Criança e do adolescente, sendo que suas decisões podem ser revistas pelo Poder Judiciário, mediante provocação do Ministério Público, dos próprios conselheiros, da sociedade civil ou mediante ação popular de qualquer cidadão”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A eleição acontecerá no dia 6 de outubro. “Serão eleitos cinco membros titulares e cinco membros suplentes, sendo respeitada a quantidade de votos de cada candidato. Ou seja, os cinco primeiros mais votados serão os titulares e os cinco demais, os suplentes”, relata Edilaine.

O processo eleitoral para a escolha de conselheiros tutelares é unificado em todo o país e ocorre a cada quatro anos, sempre no ano imediatamente seguinte à eleição presidencial. “O processo de votação ocorrerá em prédios públicos a serem definidos. Buscaremos abranger todo o território municipal colocando um ponto de votação em cada região da cidade”, informa Edilaine. E poderá votar todo munícipe com idade igual ou superior a 16 anos, que possua título de eleitor em situação regular. Lembrando que a pessoa deve ser eleitora do município de Sertãozinho-SP. “A votação não é obrigatória. Porém, é de grande importância a participação da população, pois é a oportunidade de escolha daqueles que atuarão na defesa de nossas crianças e adolescentes, assim como na garantia de seus direitos”. Finaliza a assistente social.

Os interessados em se inscrever para a função de conselheiro tutelar, devem comparecer pessoalmente no CMDCA até o dia 15 de maio, das 8h30 às 12h30, levando a documentação necessária:

  • documento de identidade (cópia);
  • título de eleitor e comprovante da última eleição ou justificativa (cópias);
  • comprovante de residência acompanhada de declaração de que reside no município há pelo menos dois anos, na data da apresentação da candidatura (cópia);
  • certificado de quitação militar, para candidatos do sexo masculino (cópia);
  • certificado de conclusão do Ensino Médio (cópia);
  • comprovante de idoneidade moral;
  • comprovante de trabalho e engajamento social na defesa dos direitos humanos e na proteção à vida de crianças e adolescentes, no zelo pelas garantias constitucionais e pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no ECA;
  • declaração de dedicação exclusiva no exercício da função de conselheiro tutelar.

 

O CMDCA fica na rua Epitácio Pessoa, 2575 – Jardim Alvorada. O telefone é 3945-3610. O edital completo sobre as inscrições para a eleição de conselheiros tutelares pode ser conferido no site da prefeitura www.sertaozinho.sp.gov.br, na aba “Seleção Simplificada”.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -