InícioRegiãoSertãozinhoProjeto de estudantes de Sertãozinho é finalista na FEBRACE 2021

Projeto de estudantes de Sertãozinho é finalista na FEBRACE 2021

Eles desenvolveram um dispositivo que avisa cuidadores e enfermeiros quando é hora de trocar a fralda do paciente. Projeto estará em exposição na Plataforma FEBRACE Virtual, a partir desta segunda-feira (15/3).

- continua após a publicidade -

Pessoas enfermas e acamadas, que usam fraldas, não raro têm assaduras e dermatites causadas pelo contato prolongado da urina com a pele. Uma forma de resolver esse problema é fazer a fralda ‘avisar’ que está na hora da troca. Foi o que fizeram três estudantes da Escola SESI, da cidade de Sertãozinho (SP), ao criarem um dispositivo com esta finalidade. O projeto é um dos finalistas da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2021), que acontece entre 15 de 26 de março pela Plataforma FEBRACE Virtual.

Movido a bateria, o sensor do dispositivo, uma vez inserido dentro da fralda, aciona um apito e uma luz para alertar enfermeiros e cuidadores da necessidade de fazer a troca. A invenção, cujo custo está em torno de R$ 150,00, teve sua eficácia comprovada em testes com pacientes da APAE da cidade de Batatais.

“Pretendemos acoplar ao sistema um painel onde ficariam informações sobre os horários das trocas de fraldas, de forma a ajudar ainda mais o trabalho dos profissionais”, explica a estudante Isabelle Aparecida Andrade, que desenvolveu o projeto com mais dois colegas: Ana Luiza Oliveira Melo e João Pedro Borges Martins.

Na FEBRACE, esse projeto é um dos 345 finalistas, desenvolvidos por 716 estudantes de 295 escolas do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País, com a participação de 482 professores. Os projetos serão julgados e premiados pela criatividade e rigor científico. A cerimônia de premiação será no dia 27/3 com transmissão pelo Youtube.

Serviço:
Conheça os finalistas no site da FEBRACE
Visite a FEBRACE pela Plataforma Virtual (15 a 26/3)
Acompanhe a cerimônia de premiação pelo Youtube da FEBRACE (27/3, a partir das 15h)

Sobre a FEBRACE:
Promovida anualmente pela Escola Poliécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Samsung, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Oficinas e cursos gratuitos em Ribeirão Preto

Há oportunidades para atividades de música, dança, teatro, artes plásticas e circenses. Confira vagas por unidade e saiba como fazer a inscrição.

240 oportunidades de emprego em Ribeirão e Sertãozinho

Entre as vagas há opções como ajudante de produção, auxiliar administrativo, motorista, vendedor, cuidador de idosos, padeiro, cabeleireiro e manicure.

A economia a “gente vê depois” leva mais de 2 milhões a extrema pobreza

Pelo menos 2 milhões de famílias brasileiras tiveram a renda reduzida e caíram para a extrema pobreza entre janeiro de 2019 e junho deste...

Quem foi vacinado com coronavac continua proibido de entrar em países que aceitam turistas

A santa medicação do Doria, continua proibida em vários países que já abriram suas fronteiras. E como ficam os imunizados que precisam viajar?

‘Sofrimento global’ faz buscas por ajuda emocional e prevenção ao suicídio aumentarem

Psicológicos relatam aumento de transtornos alimentares e psicológicos na pandemia e falam em ‘crises potencializadas’; Centro de Valorização da Vida registrou 147 mil atendimentos a mais apenas em 2020
- PUBLICIDADE -