Início Região Sertãozinho Mostra Nacional de Teatro de Sertãozinho começa amanhã, dia 11

Mostra Nacional de Teatro de Sertãozinho começa amanhã, dia 11

- continua após a publicidade -

A 31ª edição da Mostra de Teatro de Sertãozinho começa amanhã, quinta-feira, dia 11, com organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A cerimônia de abertura será às 20h30, no Teatro Municipal “Olympia Faria de Aguiar Adami”, com a apresentação do espetáculo “Danação”, da cidade de Belo Horizonte/MG.

Em cena, Eduardo Moreira (que em breve comemorará trinta e cinco anos de trajetória de teatro de grupo junto ao Galpão) experimenta, pela primeira vez, uma atuação solo: é ele o responsável por dar voz e forma às figuras que surgem ao longo da narrativa, compartilhada com o público por um narrador que tem urgência de partilhar recordações, silêncios e algumas histórias que abordam questões sobre a vida, a morte, o amor e a memória.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Ao se deparar com homens e mulheres reunidos em uma sala, à espera de algo ou de alguém, ele se põe, então, a contar sobre uma mãe que engabelou a morte para retardar o encontro da “danada-sem-jeito” com sua filha. E no empenho de narrar essa façanha com riqueza de detalhes, o homem envereda por descaminhos que o levam a passear por memórias do tempo vivido, por ele, dentro do coração de uma mulher, depois de ter despencado naquele lugar, onde uma menina com um poço de não no meio do peito se escondia da morte.

“Danação” aposta no ato narrativo (palavra e ação). O jogo do ator está alicerçado principalmente na construção e desconstrução das imagens, atmosferas e metáforas evocadas pelo texto escrito pelo dramaturgo belorizontino Raysner de Paula. A presença do público é ressaltada diversas vezes ao longo da peça nesse jogo, já que a plateia se torna personagem essencial na situação estabelecida pelo narrador.

Escrito ao longo de 2014, “Danação” foi apresentado pela primeira vez ao público no formato de leitura dramática, realizada pelo próprio Eduardo, a convite de Raysner, em setembro daquele ano, no projeto “Janela de Dramaturgia”, importante mostra de dramaturgia contemporânea que ocorre em Belo Horizonte. A linguagem adotada na peça flerta com a obra de João Guimarães Rosa, numa espécie de homenagem a esse grande e importante autor mineiro. Mas sua construção bebe também das poéticas de autores como Manoel de Barros, Valter Hugo Mãe e Mia Couto.

Vivemos tempos bastante sombrios e por isso é importante ressaltar que “Danação” milita, em resistência, apostando na potência existente no exercício de imaginar outras formas de realidade, outras (e insuspeitadas) formas de habitar a vida (e a morte).
Os ingressos já estão à venda, na Bilheteria do Teatro, que fica à rua Washington Luís, 1.131 – Centro, pelo preço unitário de R$ 5,00. Outras informações: 3942-4115.
A programação completa da 31ª Mostra de Teatro pode ser conferida no site: www.sertaozinho.sp.gov.br.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

#Fiqueemcasa: 42% dos brasileiros estão com menos dinheiro no bolso

E a narrativa voltara logo após as eleições, enquanto políticos, funcionários públicos tem o salário garantido, mesmo sem trabalhar.

Não falta quase nada para 2020. Fãs fazem episódio com final para ‘Caverna do Dragão’

2020 não é um ano qualquer, até isso rolou. Fãs do desenho animado adaptaram um final para trama e agora o mundo passa a ter um sentido.

Novo: “Quem não tomar vacina não deve frequentar espaços públicos”

João Amoedo, fundador do partido NOVO, defende obrigatoriedade de vacina ou impedimento de frequentar hospitais, ruas. NOVO só no nome.

O disco rígido de Hunter Biden revelou ‘Obsessões por menores’ e drogas

Grave: No Brasil muitos políticos estão presos aos chineses que através destes governam estados e cidades. Esta semana o mundo estremecera com informações vindo dos EU

Globo cancela humorísticos ‘Zorra’, ‘Fora de Hora’ e ‘Escolinha’

Com o fim dos programas, cerca de 180 funcionários deverão ser demitidos, a maioria das áreas de cenografia e equipe técnica