InícioRegiãoSertãozinhoMostra Nacional de Teatro de Sertãozinho começa amanhã, dia 11

Mostra Nacional de Teatro de Sertãozinho começa amanhã, dia 11

- continua após a publicidade -

A 31ª edição da Mostra de Teatro de Sertãozinho começa amanhã, quinta-feira, dia 11, com organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A cerimônia de abertura será às 20h30, no Teatro Municipal “Olympia Faria de Aguiar Adami”, com a apresentação do espetáculo “Danação”, da cidade de Belo Horizonte/MG.

Em cena, Eduardo Moreira (que em breve comemorará trinta e cinco anos de trajetória de teatro de grupo junto ao Galpão) experimenta, pela primeira vez, uma atuação solo: é ele o responsável por dar voz e forma às figuras que surgem ao longo da narrativa, compartilhada com o público por um narrador que tem urgência de partilhar recordações, silêncios e algumas histórias que abordam questões sobre a vida, a morte, o amor e a memória.

Ao se deparar com homens e mulheres reunidos em uma sala, à espera de algo ou de alguém, ele se põe, então, a contar sobre uma mãe que engabelou a morte para retardar o encontro da “danada-sem-jeito” com sua filha. E no empenho de narrar essa façanha com riqueza de detalhes, o homem envereda por descaminhos que o levam a passear por memórias do tempo vivido, por ele, dentro do coração de uma mulher, depois de ter despencado naquele lugar, onde uma menina com um poço de não no meio do peito se escondia da morte.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“Danação” aposta no ato narrativo (palavra e ação). O jogo do ator está alicerçado principalmente na construção e desconstrução das imagens, atmosferas e metáforas evocadas pelo texto escrito pelo dramaturgo belorizontino Raysner de Paula. A presença do público é ressaltada diversas vezes ao longo da peça nesse jogo, já que a plateia se torna personagem essencial na situação estabelecida pelo narrador.

Escrito ao longo de 2014, “Danação” foi apresentado pela primeira vez ao público no formato de leitura dramática, realizada pelo próprio Eduardo, a convite de Raysner, em setembro daquele ano, no projeto “Janela de Dramaturgia”, importante mostra de dramaturgia contemporânea que ocorre em Belo Horizonte. A linguagem adotada na peça flerta com a obra de João Guimarães Rosa, numa espécie de homenagem a esse grande e importante autor mineiro. Mas sua construção bebe também das poéticas de autores como Manoel de Barros, Valter Hugo Mãe e Mia Couto.

Vivemos tempos bastante sombrios e por isso é importante ressaltar que “Danação” milita, em resistência, apostando na potência existente no exercício de imaginar outras formas de realidade, outras (e insuspeitadas) formas de habitar a vida (e a morte).
Os ingressos já estão à venda, na Bilheteria do Teatro, que fica à rua Washington Luís, 1.131 – Centro, pelo preço unitário de R$ 5,00. Outras informações: 3942-4115.
A programação completa da 31ª Mostra de Teatro pode ser conferida no site: www.sertaozinho.sp.gov.br.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -