InícioRegiãoSertãozinhoEm sinergia total, Departamento de Licitação e Patrimônio é tema de reportagem...

Em sinergia total, Departamento de Licitação e Patrimônio é tema de reportagem especial sobre a Câmara de Sertãozinho

- continua após a publicidade -

Se você pesquisar no Google a palavra “licitação”, uma das explicações que terá acesso será esta: “é o processo administrativo responsável pela escolha da empresa apta a ser contratada pela administração pública para o fornecimento de seus produtos e/ou serviços. As licitações visam principalmente à escolha de opções mais vantajosas para os órgãos públicos, ou seja, a contratação de serviços ou compra de produtos com o menor preço”.

Na Câmara Municipal de Sertãozinho quem conhece essa explicação de “cor e salteado” é Rita de Cássia Pavan Castro, que é coordenadora do Departamento que engloba: Licitações, Contratos e Patrimônio. “A nossa principal atividade é adquirir, através das licitações os bens e materiais para a Câmara: computadores, móveis, locações dos serviços legislativos via webline, gestão pública dos serviços, telefonia e serviços de terceirizações, além da gestão dos contratos já existentes”, explicou ela.

Rita está nesse setor desde maio de 2016, mas sua relação com a Câmara de Sertãozinho é antiga: desde 1991. Sim, são 28 anos, afinal, a gente imagina que você tenha feito aí a conta mentalmente.

“Nosso setor é dinâmico, somos acionados o tempo todo, quer seja para adquirir um bem, rever a situação de outro. Somos uma parte deste grande todo que é nosso Legislativo Municipal e nos esforçamos para torná-lo cada vez melhor no que nos compete”, comentou Rita.

E o esforço mencionado por Rita está valendo a pena. Para ajudar nessa caminhada, ela conta com um importante colega de trabalho: Jonathan.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Muito discreto e calmo, Jonathan Lima é o gestor de Patrimônio da Casa de Leis. “De forma resumida, minhas atribuições consistem em cadastrar todos os bens da Câmara em nosso inventário, zelar para que todos esses bens sejam identificados e localizados sempre que preciso. Além disso, é necessário que haja todo o histórico de cada bem, desde a compra até a devolução para a prefeitura em forma de material inservível. Também como equipe de apoio das licitações, faço toda a parte sistemática de cadastramento de itens, montagem de lotes e solicitação de empenho junto à contabilidade, entre outras ações”, ponderou o gestor.

“Hoje, somos dois funcionários. Estamos aguardando o concurso ser homologado, para contarmos com mais dois funcionários. O nosso departamento é um local constante, quer seja para receber um item do patrimônio, ou verificar algum problema, fazer a devida devolução à Prefeitura; quer seja para elaborar um contrato com alguma empresa ou ainda, para comprar itens que são necessários ao dia a dia da Câmara”, ponderou Rita.

Vale lembrar que, as atividades do Departamento de Licitações e Contratos podem ser acompanhadas pelo Portal da Transparência. “Tudo o que compramos, alugamos, locamos, é colocado no Portal da Transparência, além das publicações no Jornal Oficial da cidade”, finalizou Rita.

 

Um resuminho sobre a formação de ambos

 

Apesar de estar envolvida com números, Rita de Cássia Pavan Castro é “amiga” das palavras. Ela é formada em Letras. Antes de trabalhar na “Licitação”, fazia parte do quadro de funcionários da Coordenadoria Legislativa.

Já Jonathan Lima está na Câmara desde novembro de 2015. É formado em Técnico em Administração e possui graduação em Gestão Empresarial pela FATEC de Sertãozinho. É escriturário e está como Gestor de Patrimônio desde abril de 2018.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Finalistas do Concurso de Bandas do João Rock se apresentam neste sábado em novo local

Evento será na Arthouse em Ribeirão Preto e, além da grande final, terá shows da Banda Chavala e do coletivo Tutu Djs

Eisenbahn monta megaoperação de chope para o João Rock 2024

Patrocinadora master do festival, a marca premium do Grupo HEINEKEN levará 50 mil litros de chope para o evento

Ouro, prata e bronze: 3.483 estudantes da região de Ribeirão Preto são medalhistas da primeira edição da Olimpíada de Matemática de SP

Mais de 127 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram premiados em todo Estado

Centro universitário promove mutirão gratuito no próximo domingo para declaração do imposto de renda da população

Realizado no Parque Über Sul no dia 26, das 9h às 12h, evento realizado pela Estácio também vai oferecer orientações de carreira, elaboração de currículos, atividades pedagógicas, nutricionais, físicas, entre outras

 João Rock: o que pode e o que é proibido levar ao festival?

Evento será realizado no dia 08 de junho, em Ribeirão Preto/SP, e conta com mais de 30 atrações em quatro diferentes palcos
- PUBLICIDADE -